CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

COVID-19 | Neste sábado (18), o Brasil tem 36.599 casos confirmados, MT 171 e Rondonópolis 43 com 18 curados

Publicados

CIDADES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (18.04), 171 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados cinco óbitos em decorrência do coronavírus.

De acordo com a SES – MT, os casos confirmados estão em Cuiabá (91), Rondonópolis (24), Sinop (13), Várzea Grande (8), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (4), Primavera do Leste (4), Cáceres (3), Aripuanã (2), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Mirassol D’Oeste (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Barra do Garças (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (4).

Nas últimas 24 horas, surgiram 9 novas confirmações nos municípios de Cuiabá (3), Sinop (1), Várzea Grande (1), Cáceres (1), Mirassol D’Oeste (1), Ipiranga do Norte (1) e Barra do Garças (1). Dos 171 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 77 estão em isolamento domiciliar, 78 estão recuperados e 11 estão hospitalizados – sendo oito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermaria.

Considerando o número de casos confirmados em Mato Grosso, 60% dos diagnosticados são do sexo feminino e 40% masculino; além disso, 93 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 1.469 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 36 amostras em análise laboratorial.

Leia Também:  Brasil vai ampliar uso da bactéria wolbachia no combate à dengue

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES (disponível neste link), a partir das 17h.

Cenário nacional

Neste sábado (18), o Governo Federal confirmou através do Ministério da Saúde divulgou novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 36.599 casos confirmados da doença e 2.352 mortes foram registradas. A taxa de letalidade é de 6,4%.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Rondonópolis (MT)

De acordo com o Boletim Diário da secretaria de saúde de Rondonópolis divulgado neste sábado (18), um total de 43 casos confirmados, destes 18 estão curados e mais 89 suspeitos que estão em monitoramento.

Além disso, 125 casos foram descartados.

 

FONTE: Redação MinutoMT com informações da SES – MT e agência EBC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cuiabá

Prefeito entrega ao bairro Cidade Verde o Complexo Esportivo Adair Firmiano de Souza na celebração dos 56 anos da comunidade

Publicados

em

A reforma e ampliação das atividades ofertadas no Complexo Esportivo Adair Firmiano de Souza, instalado no bairro Cidade Verde, representam a valorização daqueles que integram a história de Cuiabá. A obra entregue pela Prefeitura de Cuiabá e executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) foi entregue no dia 1º de Maio, data em que o bairro completa 56 anos, pelo prefeito da capital, Emanuel Pinheiro. O investimento, aproximadamente R$ 1 milhão, contemplou reforma do centro comunitário, biblioteca, quadra esportiva e espaços novos como a academia ao ar livre, espaço infantil com brinquedos, iluminação de LED, podas de árvores que atenderão diversos bairros da região. O espaço também ganhou 36 mudas de árvores de distintas variedades.

A solenidade integrou a programação festiva de aniversário do bairro que teve bênçãos do padre Beto, da comunidade, moções de aplausos a 23 moradores antigos por indicação do vereador Mário Nadaf e apresentações culturais ao longo do dia e início da noite.

“É um trabalho em equipe que estamos entregando. Vocês lembram como era essa área, como era esse espaço? Transformamos o espaço largado, sujo, exposto à insegurança, a marginalidade e transformamos em uma linda obra de lazer, de entretenimento, de melhoria de qualidade de vida da população, uma área para todas as idades, com iluminação LED, pista de caminhada, melhoria do campo de futebol, aparelhos de ginástica para melhor idade, parquinho para as crianças, além da biblioteca para pessoas investirem ainda mais na cultura e educação. Tudo isso é cuidado com a vida das pessoas. Uma área dessa não valoriza só o bairro, os imóveis e o espaço público. O ganho maior é na valorização da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para o prefeito, os idosos precisam envelhecer com dignidade, e envelhecer com dignidade é ter um espaço como o Complexo Esportivo entregue para que possam estar em família, passear com os netos, fazer caminhadas, conversar com os amigos, vizinhos. “E que a gurizada saia um pouco da internet e venha viver a vida, venha suar, venha brincar, correr, gastar sua energia também vivendo a sua infância, que os pais possam ir trabalhar sabendo que o seu bairro tem um espaço onde sua família possa confraternizar e viver em comunidade. Esse é o grande toque da gestão Emanuel Pinheiro para melhorar a qualidade de vida dos bairros de Cuiabá”, frisou o prefeito.

Leia Também:  Mortes por dengue somam 105 na cidade de SP e 465 em todo o estado

O bairro Cidade Verde é considerado um dos mais tradicionais de Cuiabá, com uma característica fortes da cuiabania, com famílias que residem a décadas na região, e as tradições desde o tempo da “Cohab Velha”, como era chamado antigamente o local. Na solenidade de entrega, o prefeito lembrou dos “tempos antigos” em que muito frequentou o local, frisando grande estima que nutre justamente pela história muito forte que tem com a comunidade. “Sinto a expressão da cuiabania aqui”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para o morador Antônio Assunção, que reside ali desde 1968, o novo complexo esportivo representa a chegada de grandes mudanças. “Chegou o progresso. São 56 anos de história e que hoje dá mais um passo importante. É o progresso, aqui era só mato. Esse complexo, nesse porte, é sinal que o progresso chegou. É ótimo para o bairro, temos aqui ao lado o posto de saúde (se referindo ao centro comunitário que foi cedido para a Secretaria Municipal de Saúde na época da Intervenção enquanto o real posto de saúde seria reformado, mas a Intervenção não executou a obra), agora com o complexo esportivo nós temos tudo no bairro. É muita alegria, como vemos, as crianças estão podendo se divertir. É uma valorização muito grande essa ação da gestão Emanuel Pinheiro”, pontuou o morador.

Leia Também:  Dengue: Minas inaugura biofábrica do método Wolbachia

Nelson Jerônimo da Silva, que nasceu e foi criado no bairro, é atualmente o presidente da comunidade. “Estamos recebendo pista de caminhada e tantas outras benfeitorias já elencadas. Era uma reivindicação antiga e com o apoio do vereador Mário Nadaf, do vice-prefeito José Roberto Stopa, do prefeito Emanuel Pinheiro se concretizou. Posso dizer que era um espaço abandonado e ganhou vida. Agora todos os moradores podem vir e usufruir do espaço com total segurança. Aqui toda a iluminação pública foi reformada”, destacou.

Até as árvores grandes do local foram podadas, dando maior visibilidade ao ambiente, dando maior segurança. E 36 novas mudas foram plantadas em parceria com o projeto Plantar, desenvolvido por uma escola do bairro.

“O Cidade Verde merece, mas o cobertor é curto, as demandas são enormes em Cuiabá e o vereador Mário Nadaf não me deixou em paz para que a execução dos serviços fosse atendida. Esse é o bom representante que se preocupa com a comunidade”, disse o prefeito.

Emanuel Pinheiro também destacou o trabalho de toda sua equipe liderada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa. “Stopa é uma máquina para trabalhar. E uma das coisas que eu mais gosto e admiro no Stopa é que ele tem prazer de fazer, de executar uma obra e melhorar a qualidade da obra. Várias vezes a gente começou a obra de um jeito e terminou de um jeito muito melhor, graças ao Stopa, ao jeito, à qualidade e ao perfil do Stopa de querer fazer e fazer melhor. Tenho prazer de ver realizado o fruto desse trabalho, em equipe que ele liderou, que ele comandou. Aí Stopa, mais um filho nosso, uma filha, esse complexo esportivo para o Cidade Verde”, elogiou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA