Esportes
Vasco vence Bahia de virada e emenda quarto jogo de invencibilidade no Brasileirão
Esportes

Em uma partida eletrizante pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama superou o Bahia por 3 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira (24), em São Januário. O triunfo, que contou com a vantagem numérica de um jogador a mais para o time carioca, marcou o quarto jogo consecutivo do Gigante da Colina sem derrotas na competição.
Os gols vascaínos foram anotados por Philippe Coutinho, Puma Rodríguez e um gol contra de Luciano Juba, enquanto Mateo Sanabria balançou as redes para a equipe baiana. O resultado impulsiona o Vasco para a 13ª colocação na tabela, somando agora 27 pontos, e o afasta da zona de rebaixamento, que tem o Vitória como primeiro time com 22 pontos. O Bahia, apesar da derrota, mantém-se na sexta posição, com 37 pontos.
Primeiro tempo
O início do confronto mostrou um Vasco buscando a iniciativa, mas foi o Bahia quem assustou primeiro, com Sanabria exigindo uma intervenção decisiva de Puma Rodríguez na linha do gol. A resposta cruzmaltina veio em uma cabeçada de Nuno Moreira que carimbou a trave.
Aos 30 minutos, o Bahia abriu o placar em um lance de oportunismo: Sanabria aproveitou uma falha na saída de bola vascaína, dividiu com Hugo Moura e encobriu o goleiro Léo Jardim. No entanto, a vantagem baiana durou pouco. Seis minutos depois, o jogo teve um ponto de virada crucial quando Jean Lucas, do Bahia, foi expulso após revisão do VAR por uma cotovelada em Barros, deixando os visitantes com um jogador a menos.
Com a superioridade numérica, o Vasco intensificou a pressão e conseguiu o empate nos acréscimos da primeira etapa. Cuesta fez o cruzamento preciso para Philippe Coutinho, que subiu de cabeça para mandar a bola para o fundo das redes, levando o placar de 1 a 1 para o intervalo.
Vasco vira na etapa final
Na volta para o segundo tempo, o time da casa manteve a postura ofensiva e não demorou a conquistar a virada. Aos 14 minutos, Puma Rodríguez aproveitou um escanteio e, de cabeça, colocou o Vasco à frente no marcador.
Mesmo com a desvantagem no placar e no número de jogadores, o Bahia mostrou valentia e tentou reagir, com Rodrigo Nestor assustando em um chute aos 24 minutos. Contudo, a tarde era mesmo do Vasco. Aos 31 minutos, em um lance infeliz, Luciano Juba tentou cortar um passe e acabou desviando a bola para o próprio gol, ampliando a vantagem vascaína para 3 a 1 e selando a vitória.
Nos minutos finais, o Vasco ainda criou oportunidades para golear, com David parando em defesas importantes do goleiro Ronaldo. O Bahia tentou uma última pressão, mas os cariocas souberam administrar o resultado, garantindo três pontos importantes em seus domínios.
Próximos desafios
O Vasco da Gama terá pela frente o Cruzeiro no próximo sábado (27), às 16h (de Brasília), novamente em São Januário, pela 25ª rodada do Brasileirão. Já o Bahia receberá o Palmeiras no domingo (28), também às 16h, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Vasco 3 x 1 Bahia
Competição: Campeonato Brasileiro
Data: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário:19h30 (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro
Gols:
- Bahia: Mateo Sanabria, aos 31 minutos do 1º Tempo
- Vasco: Philippe Coutinho, aos 46 minutos do 1º Tempo
- Vasco: Puma Rodríguez, aos 15 minutos do 2º Tempo
- Vasco: Luciano Juba (contra), aos 32 minutos do 2º Tempo
Cartões Amarelos:
- Vasco: David
- Bahia: Gilberto, Sanabria
Cartão Vermelho:
- Bahia: Jean Lucas
Arbitragem:
- Árbitro: João Vitor Gobi
- Assistentes: Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Escalações:
Vasco:
- Léo Jardim
- Paulo Henrique
- Carlos Cuesta
- Lucas Freitas (David)
- Puma Rodríguez
- Hugo Moura (Mateus Carvalho)
- Cauan Barros
- Philippe Coutinho (Matheus França)
- Nuno Moreira (Lucas Oliveira)
- Andrés Gómez (Garré)
- Vegetti
- Técnico: Fernando Diniz
Bahia:
- Ronaldo
- Gilberto (Arias)
- Santiago Mingo
- Gabriel Xavier
- Luciano Juba
- Rezende
- Jean Lucas
- Michel Araújo (Tiago)
- Éverton Ribeiro (Rodrigo Nestor)
- Sanabria (Iago)
- Willian José (Acevedo)
- Técnico: Rogério Ceni
Fonte: Esportes

Esportes
Palmeiras atropela River e garante Vaga na Semifinal da Libertadores

O Allianz Parque foi palco de uma noite inesquecível nesta quarta-feira, onde o Palmeiras carimbou sua passagem para a semifinal da Copa Libertadores da América. Em uma partida eletrizante, o Verdão reverteu a desvantagem e venceu o River Plate por 3 a 1, totalizando um placar agregado de 5 a 2, já que havia vencido o jogo de ida por 2 a 1. Salas abriu o placar para os argentinos, mas Vitor Roque e, por duas vezes, Flaco López garantiram a festa alviverde.
Com esta vitória, o Palmeiras retorna à fase semifinal do torneio continental, consolidando uma hegemonia sob o comando do técnico Abel Ferreira. Esta será a quinta semifinal consecutiva do clube com o treinador português, que já havia levado a equipe a esta etapa nas edições de 2020, 2021, 2022 e 2023.
O jogo
O confronto começou intenso, com o Palmeiras buscando o ataque desde os primeiros segundos. Logo aos dois minutos, Piquerez e Vitor Roque já testavam o goleiro Armani. No entanto, a primeira oportunidade clara foi do River Plate, que soube aproveitar. Aos sete minutos, Salas subiu mais alto que a zaga palmeirense após cobrança de falta de Quinteros e cabeceou firme para abrir o placar, calando a torcida alviverde.
A resposta palmeirense veio com chances de Murilo e Flaco López, mas Armani se mostrava intransponível. Nos acréscimos da primeira etapa, o River quase ampliou com Castaño, que parou em uma grande defesa de Weverton.
O segundo tempo, contudo, trouxe um Palmeiras com outra atitude. Aos seis minutos, em um escanteio cobrado por Andreas Pereira, a bola sobrou para Piquerez, que cruzou na medida para Vitor Roque. O jovem atacante cabeceou, Armani defendeu, mas no rebote, o próprio “Tigrinho” empurrou para o fundo das redes, empatando o jogo e incendiando o Allianz Parque. A partida ficou ainda mais quente, com um desentendimento entre Vitor Roque e Acuña que gerou uma pequena confusão.
O River Plate ainda assustou com um chute de Salas e uma defesa crucial de Weverton em finalização de Borja. Mas a reviravolta palmeirense estava prestes a se concretizar. Aos 41 minutos, Facundo Torres foi lançado em profundidade, invadiu a área e sofreu um pênalti, que resultou na expulsão de Acuña, que recebeu o segundo cartão amarelo. Aos 46, Flaco López, com frieza, converteu a penalidade e colocou o Palmeiras em vantagem. A noite ainda reservava mais um gol do atacante argentino, que, aos 48 minutos, marcou um golaço por cobertura, encobrindo Armani e selando a classificação histórica.
Próximos desafios
Agora, o Palmeiras aguarda o vencedor do confronto entre LDU e São Paulo, que se enfrentam nesta quinta-feira no Morumbis. A equipe equatoriana tem a vantagem após vencer o jogo de ida por 2 a 0. As semifinais da Libertadores estão agendadas para ocorrer entre os dias 22 e 29 de outubro.
Antes de pensar na próxima fase da Libertadores, o Verdão vira a chave para o Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o Bahia no dia 28 de setembro, às 16 horas (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Já o River Plate terá pela frente o Deportivo Riestra, no mesmo dia, às 18 horas (de Brasília), pelo Campeonato Argentino, no Estádio Mâs Monumental.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras 3 x 1 River Plate
Competição: Copa Libertadores da América – Quartas de Final (Jogo de Volta)
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Público: 40.893 torcedores
Renda: R$ 4.244.260,40
Arbitragem:
- Árbitro: Andres Matonte (URU)
- Assistentes: Nicolas Taran e Andres Nievas (URU)
- VAR: Christian Ferreyra (URU)
Gols:
- River Plate: Salas, aos 7′ do 1ºT
- Palmeiras: Vitor Roque, aos 6′ do 2ºT
- Palmeiras: Flaco López, aos 46′ e 48′ do 2ºT
Cartões Amarelos:
- Palmeiras: Weverton, Vitor Roque, Bruno Fuchs
- River Plate: Portillo, Galoppo, Acuña, Salas, Pérez
Cartões Vermelhos:
- Palmeiras: João Martins
- River Plate: Acuña
Escalações:
Palmeiras: Weverton; Khellven, Gustavo Gómez (Bruno Fuchs), Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Emiliano Martínez), Lucas Evangelista, Andreas Pereira (Facundo Torres) e Felipe Anderson (Allan); Flaco López e Vitor Roque (Raphael Veiga). Técnico: Abel Ferreira
River Plate: Armani; Martínez Quarta, Juan Portillo (Pérez), Lautaro Rivero e Gonzalo Montiel; Kevin Castaño, Acuña, Ignacio Fernández (Lencina) e Giuliano Galoppo (Borja); Juanfer Quintero (Colidio) e Maximiliano Salas. Técnico: Marcelo Gallardo
Fonte: Esportes
-
POLÍCIA6 dias atrás
Mulher é assassinada pelo ex-companheiro dentro de casa
-
POLÍTICA6 dias atrás
ALMT descarta uso de duodécimo e cobra solução definitiva
-
POLÍCIA6 dias atrás
Motorista de aplicativo é preso por suspeita de estupro
-
POLÍTICA7 dias atrás
Prefeitura decreta emergência para reconstrução de ponte