CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

POLÍTICA

Emanuel se reúne com Pivetta e garante inclusão no Alfabetiza MT

Publicados

POLÍTICA

Em um encontro histórico com o governador em exercício do Estado, Otaviano Pivetta (sem partido), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), garantiu a adesão do município ao programa Alfabetiza MT. A reunião durou cerca de 20 minutos e ocorreu na sede da Secretária de Estado de Educação (Seduc), na tarde desta segunda-feira (29).

A reunião foi articulada pelos deputados estaduais Paulo Araújo (PP) e Carlos Avallone (PSDB). A agenda contou ainda com a participação do deputado Elizeu Nascimento (PSL), o presidente da Câmara Municipal da Capital, vereador Juca do Guaraná (MDB), a secretária municipal de Educação, Edilene Machado, e o chefe da Seduc, o secretário Alan Porto.

Emanuel se dispôs a assinar, imediatamente, o termo de adesão ao programa e enfatizou que fará tudo em prol de Cuiabá – inclusive, manter o diálogo com o Governo do Estado. O tópico exclusivo da reunião foi o programa estadual, que prevê um incentivo para alfabetizar crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, prefeito e governador não discutiram sobre política.

O encontro histórico marca uma aproximação do prefeito Emanuel Pinheiro com o Palácio Paiaguás, após o seu retorno à prefeitura de Cuiabá. Emanuel estava afastado desde o dia 19 de outubro e foi reintegrado à prefeitura na última sexta-feira (26), por decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva.

Leia Também:  Emanuel 'intima' Mauro a uma conversa sobre saúde de Cuiabá

Devido a rusga política com o governador Mauro Mendes (DEM), o emedebista não se reunia com o staff do Executivo Estadual há muitos anos e se recusava a realizar uma aproximação com o Paiaguás. A rixa, que já foi palco de diversas manchetes, já dura há anos.

Entretanto, com o afastamento de Emanuel, o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), que estava à frente do Palácio Alencastro, abriu uma brecha e realizou uma aproximação com o Executivo Estadual. Primeiro, Stopa se reuniu com Pivetta e, posteriormente, cumpriu agenda com Mendes.

Ao que tudo indica, Emanuel deve manter a aproximação com o Governo do Estado em prol da população cuiabana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

POLÍTICA

Mauro prevê embate esquerda x direita na pauta das eleições

Mendes crê que a divisão ideológica que ganhou força em 2018, reforçada em 2022, inevitavelmente estará na mesa de debates

Publicados

em

Mauro ainda vai além e acredita que a luta entre lulistas e bolsonaristas deve novamente ditar o ritmo em 2026

O governador Mauro Mendes (União), diferentemente do que avaliam outras lideranças como o senador, Jayme Campos (União), e o ex-deputado federal, Carlos Bezerra (MDB), afirmou, neste início de semana, que a polarização entre direita e esquerda será “determinante” nas eleições a prefeito deste ano.

Mendes crê que a divisão ideológica que ganhou força em 2018, reforçada em 2022, inevitavelmente estará na mesa de debates do pleito que se avizinha e, mesmo não sendo o principal elemento, deve ser decisiva.

“As eleições municipais tendem a ser uma discussão mais local, sobre o problema do lixo, do bairro, da escola, da qualidade urbana. Porém, acredito que essa polarização entre direita e esquerda vai ser um componente importante e determinante no resultado das eleições de 2024”, afirmou em entrevista à Revista Exame.

A fala do governador não ajuda muito o projeto do União Brasil, partido liderado pelo próprio Mendes, em Cuiabá, que apostará as fichas no deputado estadual, Eduardo Botelho, que se coloca fora da polarização.

Caso a projeção vigore, os protagonistas podem se tornar Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), que devem vir às urnas apoiados, respectivamente, pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o atual, Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Mauro ainda foi além e acredita que a luta entre lulistas e bolsonaristas deve novamente ditar o ritmo em 2026, quando o Brasil escolherá novo presidente da República e o governador provavelmente buscará o Senado Federal.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mauro prevê embate esquerda x direita na pauta das eleições
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA