CUIABÁ

AGRO

Começa em Cuiabá o XIX Encontro Técnico Soja da FMT

Publicados

AGRO

Foi aberto na noite desta terça-feira (14) e segue até a próxima sexta-feira (17), no hotel Gran Odara, em Cuiabá (MT), o XIX Encontro Técnico Soja da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso – Fundação MT, que tem o objetivo difundir resultados de pesquisas e informações técnicas de várias áreas de conhecimento e discutir aspectos relacionados a última safra.

“Esse é o primeiro evento do ano em que a Fundação MT apresenta os resultados de pesquisa da última safra de soja. Essa é uma das formas que damos vidas aos resultados: partilhando conhecimento e divulgando para toda classe produtora. A Fundação MT tem 25 anos e contribui com o crescimento e a história de Mato Grosso que completou recentemente 271 anos”, afirmou o diretor de pesquisa da Fundação MT, Leandro Zancanaro.

A temática “Integração: a chave que abre novos horizontes” norteará as apresentações do evento que conta com palestrantes de renome nacional e especialistas em sojicultora. “Não fazemos esse evento sozinhos, contamos com pessoas que conhecem muito sobre produzir e comercializar soja, bem como entende sobre o papel do Brasil, principalmente o estado de Mato Grosso, em atender a demanda por alimento no mundo”, destacou Zancanaro.

Participam do XIX Encontro Técnico Soja, mais de 300 pessoas, grande parte são engenheiros agrônomos de diversos estados do Brasil. Além desses, pela primeira vez o evento está sendo transmitido ao vivo para pessoas que não puderam por um motivo ou outro estar presente.

“A procura pela inscrição presencial é muito alta. Há, inclusive, fila de espera. Como não conseguimos atender toda a demanda por inscrição presencial, abrimos mais essa possibilidade de difundir informação”, disse o gestor de Marketing da Fundação MT, Luis Carlos.

Outra novidade do Encontro Técnico é o aumento de mais um dia de evento. “Estamos atendendo pedido dos participantes que querem ter acesso há mais informações de qualidade que é difundida no evento, como também ter mais dias de interação da área técnica para debater e encontrar soluções para os desafios do dia a dia da agricultura”, explicou Luis Carlos.

A programação do evento contempla painéis sobre retrospectiva da safra, solos arenosos, plantas daninhas, nematologia, doenças e uso de biológicos na agricultura. Além desses, questões globais do agronegócio e cenário político econômico também serão discutidas na 19 edição do Encontro Técnico Soja da Fundação MT.

 

Fonte: Da Redação
COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

AGRO

MT aumenta área plantada de soja, mas deve produzir menos

Por fim, a produção total para a próxima colheita ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

Publicados

em

Sobre a produtividade, a estimativa foi estipulada em 58,62 saca/hectare, menos que 2021. FOTO - Exame/Alexis Prappas

A área aguardada de soja para a próxima temporada no estado de Mato Grosso (safra 2022/23) ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 2021/22.

A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o momento de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — Nordeste, Noroeste e Norte.

A informação foi divulgada, nos últimos dias, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja. Sobre a produtividade, a estimativa foi estipulada em 58,62 saca/hectare, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 2021/22.

Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas,
devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.

Por fim, a produção total ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA