Os preços dessa raiz estão em alta há oito semanas consecutivas. Na semana passada, o valor da mandioca atingiu o maior patamar em 12 meses. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, esse cenário é resultado da baixa oferta do produto na maior parte das regiões levantadas pela Equipe.
Motivo
Assim, a restrição da oferta se deve à menor disponibilidade de lavouras a serem colhidas e ao pouco interesse do produtor pela comercialização.
Nas propriedades que ainda detêm volume a ser colhido, as condições climáticas desfavoráveis reforçam, então, a restrição na oferta.
Sobre a mandioca
Segundo a FAO, em 2008, foram produzidas aproximadamente 25,9 milhões de toneladas de mandioca no Brasil. Em 2010, o rendimento médio foi de 12,5 toneladas por hectare de cultura da mandioca em todo o mundo.
Assim, os maiores produtores da raiz no Brasil são os estados do Pará, Paraná, Bahia e Maranhão. Deste modo, a mandioca desempenha um papel vital na segurança alimentar das economias rurais dos países da África subsariana devido à sua resistência à seca, baixa fertilidade do solo e pragas.