AGRO
Mato Grosso deve prorrogar período proibitivo de queimadas
AGRO
O Corpo de Bombeiros e as agências ambientais do Mato Grosso finalizaram esta semana um parecer técnico que recomenda a prorrogação do período proibitivo de queimadas em zona rural de 15 de setembro para 1º de outubro.
Monitoramento do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais – mostra que até 12 de setembro o estado registrou o maior número de focos de incêndio do país. Foram quase 13.671 mil focos contabilizados este ano – 20% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
O coronel bombeiro militar Ricardo Costa afirma que as condições climáticas na região contribuem para que a situação continue preocupante e pede ajuda da população.
O parecer técnico de prorrogação do período proibitivo de queimadas em zona rural no Mato Grosso está sob análise do governo do estadual, mas a expectativa das autoridades ambientais e do Corpo de Bombeiros é que ele seja acatado.
Esta semana, um incêndio atingiu uma área de proteção ambiental próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Cerca de 3.700 hectares foram destruídos, mas os bombeiros e brigadistas conseguiram impedir que as chamas avançassem na área do parque.
A principal suspeita é de que o fogo começou a partir de queimada em área agrícola.

AGRO
MT aumenta área plantada de soja, mas deve produzir menos
Por fim, a produção total para a próxima colheita ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

A área aguardada de soja para a próxima temporada no estado de Mato Grosso (safra 2022/23) ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 2021/22.
A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o momento de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — Nordeste, Noroeste e Norte.
A informação foi divulgada, nos últimos dias, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja. Sobre a produtividade, a estimativa foi estipulada em 58,62 saca/hectare, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 2021/22.
Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas,
devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.
Por fim, a produção total ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
-
Famosos6 dias atrás
Zezé Di Camargo surge em bar de MT e leva fãs ao delírio
-
POLÍTICA3 dias atrás
Com vídeo íntimo vazado, vereadora em MT pensou em suicídio
-
POLÍTICA6 dias atrás
Pesquisa mostra Emanuelzinho e Medeiros na frente em Cuiabá e VG
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Mauro dá chilique e chama decisão do TCU sobre BRT de “presepada”
Você precisa estar logado para postar um comentário Login