CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

AGRO

MT: coronavírus – Senar-MT disponibiliza dois novos treinamentos sobre carnes bovinas

Publicados

AGRO

A partir deste mês de março, produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso possuem à sua disposição duas novas capacitações. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) lançou dois produtos de Formação Profissional Rural (FPR): os cursos “Cortes especiais de carne bovina” e “Processamento de carne bovina e derivados”.

As capacitações já estão disponíveis e serão ofertadas de acordo com solicitação e demanda dos Sindicatos Rurais do estado. Os cursos possuem idade mínima de 18 anos como pré-requisito e carga horária entre 24 e 40 horas.

Sobre o treinamento de Cortes Especiais, o objetivo é ensinar técnicas de desossa e cortes nobres de carne bovina, dentre eles estão o Bife Ancho, o Flat Iron e o Short Rib. Além disso, os participantes irão aprender o melhor porcionamento de cortes comerciais como acém, paleta e músculo, para valorização da matéria prima.

Já no treinamento de processamento de carne bovina e derivados, o objetivo é aprender a preparar carne defumada, carne seca, carne serenada, hambúrguer, kafta, almôndega, dentre outros. Além disso, aprenderão a produzir linguiças bovinas do tipo calabresa, apimentada, cuiabana etc.

Leia Também:  Mudanças no Proagro excluem pequenos e médios produtores e geram incerteza no campo

A apresentação de ambos os treinamentos já está disponível no site do Senar-MT, por meio dos links a seguir. Clique aqui e aqui.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

AGRO

Colheita de soja no Brasil avança, mas fica atrás de 2022; milho enfrenta desafios climáticos

Publicados

em

A colheita de soja da temporada 2023/24 no Brasil prossegue em ritmo acelerado, atingindo 84% da área plantada até esta semana, conforme divulgado pela empresa AgRural nesta segunda-feira (15.04). Este percentual representa um avanço de 6 pontos em relação à semana anterior, porém ainda está 2 pontos percentuais abaixo dos 86% registrados no mesmo período do ano passado.

O impulso recente na colheita é liderado pelos produtores do Rio Grande do Sul e da região Norte/Nordeste, com destaque para Bahia e Piauí. No Rio Grande do Sul, os agricultores têm intensificado suas atividades para aproveitar ao máximo o período antes das chuvas intensas previstas para o estado. Até o momento, as produtividades reportadas são muito boas, segundo a consultoria.

Em relação ao milho, a situação é mais complicada. A AgRural reportou chuvas recentes em áreas críticas do Paraná, sul de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul, onde a segunda safra enfrenta problemas devido ao calor e à falta de chuvas regulares. Embora essas precipitações tenham sido bem-vindas, elas não foram suficientemente distribuídas, mantendo o alerta ativo, especialmente no oeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, regiões importantes para a produção da segunda safra de milho.

Leia Também:  Podcast Pensar Agro debate a importância da prevenção de acidentes no campo

No entanto, as perspectivas são mais positivas em outros estados chave para o cultivo de milho, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, onde as lavouras estão se desenvolvendo muito bem. Previsões de novas chuvas para a segunda quinzena de abril reforçam as expectativas de uma boa safra nesses estados.

A Rural Clima, uma empresa privada de meteorologia, informou que uma área de instabilidade climática já trouxe chuvas para a maior parte das áreas produtoras no Sul do país, incluindo o oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. Além disso, uma nova frente fria deverá trazer chuvas torrenciais para grande parte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina a partir desta segunda-feira.

A mesma frente fria avançará sobre o Sudeste durante a semana, organizando chuvas em estados como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A partir de quarta-feira, o tempo deverá abrir com a chegada de uma massa de ar polar, trazendo o primeiro frio mais intenso do ano para as regiões Sul e parte do Sudeste, conforme indicou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima.

Leia Também:  Crea-MG celebra 90 anos com homenagem na ALMG e programação especial ao longo do mês

Com informações do portal do agronegócio e assessorias

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA