Search
Close this search box.

AGRO

Na COP30, Mapa destaca ações das cooperativas pela agricultura de baixo carbono

Publicados

AGRO

Com o tema “Agricultura de Baixo Carbono: Caminhos para Sistemas Alimentares Sustentáveis e Resilientes”, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nesta quarta-feira (12), de um painel na AgriZone, durante a COP30, em Belém (PA). Promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o encontro reuniu representantes do governo, do setor produtivo e de instituições financeiras para debater soluções de baixo carbono e o papel das cooperativas na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes.

O coordenador de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável do Mapa, Carlos Venâncio, destacou o papel das cooperativas na implementação do Plano ABC+ e na difusão de práticas sustentáveis entre produtores rurais. “Foi um painel muito interessante, que mostrou a importância das cooperativas para a implantação do Plano ABC+ no Brasil, para o fortalecimento das práticas sustentáveis e para que a agricultura de baixo carbono avance cada vez mais em todo o território nacional”, afirmou.

O debate destacou como o cooperativismo contribui para acelerar a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e resilientes, ampliando o acesso dos produtores a créditos verdes, capacitação técnica e tecnologias de mitigação climática.

Leia Também:  Governo federal e ONU anunciam mutirão contra o calor extremo na COP30

A atividade integrou a programação da AgriZone, espaço promovido pela Embrapa, em parceria com o Mapa, dedicado à agricultura sustentável, à inovação e ao combate à fome durante a COP30.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRO

Brasil compartilha experiências em economia circular e sistemas integrados de produção durante a COP30

Publicados

em

As soluções que unem produtividade, conservação ambiental e inclusão dos pequenos produtores foram tema do painel internacional “Circularity in Integrated Production Systems: Case Studies from South America and Europe”, realizado nesta quarta-feira (12), na COP30, em Belém (PA). Promovido pelo James Hutton Institute (JHI), o encontro reuniu representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, Alemanha, Holanda, Itália e Reino Unido para discutir experiências em economia circular e sistemas integrados de produção.

Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Clecivaldo de Sousa Ribeiro, diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas, destacou as ações do Brasil voltadas à sustentabilidade e à valorização dos pequenos produtores rurais.

“O Mapa tem um protagonismo muito grande nesse tema, com o Plano ABC+, que orienta a agricultura de baixa emissão de carbono, e com a Plataforma Brasil Mais Sustentável, que fomenta o uso de práticas sustentáveis e a qualificação das propriedades rurais, com foco nas exportações de produtos de origem responsável”, afirmou Clecivaldo Ribeiro.

Durante o painel, foram comparadas as experiências brasileiras e escocesas em sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e os Sistemas Agroflorestais (SAFs). Esses modelos, além de promoverem eficiência produtiva, contribuem para a redução das emissões e a diversificação econômica no campo.

Leia Também:  Pepinos híbridos de alta produtividade elevam padrão das lavouras brasileiras

“Enquanto o grande produtor já tem estrutura para adotar a ILP e a ILPF, o pequeno produtor precisa de apoio técnico e financeiro para adaptar esses sistemas à sua realidade. É isso que temos buscado fomentar com políticas públicas e cooperação internacional”, explicou Ribeiro.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA