O inicio da segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa começou na última quinta-feira (31), em Mato Grosso. No estado a solenidade de abertura foi realizada em Cáceres (a 217 km de Cuiabá), especificamente na Fazenda Santo Antônio, a 10 km do município.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades públicas e privadas que fazem parte da cadeia produtiva. Durante a solenidade, ficou evidenciado a importância de garantir a sanidade do rebanho e o status sanitário de área livre de aftosa.
Bovinos e bubalinos
Nesta etapa, de 1º a 30 de novembro, devem ser imunizados todos os bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade.
De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT),Tadeu Mocelin, “o produtor já poderá adquirir a vacina nas revendas autorizadas, a partir desta quinta-feira (31.10)”.
Vacinação
A Expectativa de vacinação nesta etapa é de 14.000.000 de cabeças entre bovinos e bubalinos, contando com a atuação de 07 equipes de fiscalização na fronteira BR/BO e com vacinação mediante agulha oficial em reservas indígenas.
Contará também com vacinação oficial em 3% dos estabelecimentos rurais em todos os municípios; fiscalização da comercialização da vacina e todas as Unidades Locais de Execução estão mobilizadas em atividades de educação sanitária, comunicação da vacinação, fiscalização da vacinação e do comércio de vacinas.
FONTE: Redação MinutoMT / com assessoria