AGRO
Proposta cria incentivos para agricultura orgânica
AGRO
O Projeto de Lei 1123/19 que cria incentivos para produtores rurais que desenvolvam agricultura orgânica ou protejam o ecossistema natural de suas propriedades está em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília.
A proposta, do deputado Rubens Otoni (PT-GO), entre os incentivos estão, priorizar esses produtores nas compras governamentais, adotar medidas fiscais e tributárias diferenciadas e implementar política de preços mínimos.
Atualmente, a Lei Agrícola (8.171/91) já estabelece cinco tipos de incentivos para esses produtores, como o fornecimento de mudas de espécies nativas ou adaptadas e a prioridade para crédito rural e cobertura do seguro agrícola.
Segundo Otoni, a proposta vai ajudar a combater o custo do processo de produção de orgânicos que gera preços mais altos nas gôndolas. Para ele, a proposta também prestigia a vida no campo ao elevar os ganhos dos agricultores, assegurando uma vida mais digna.
O texto é semelhante à proposta (PL 3579/15) do ex-deputado Marco Maia, arquivada ao final da legislatura. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Da Redação

AGRO
MT aumenta área plantada de soja, mas deve produzir menos
Por fim, a produção total para a próxima colheita ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

A área aguardada de soja para a próxima temporada no estado de Mato Grosso (safra 2022/23) ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 2021/22.
A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o momento de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — Nordeste, Noroeste e Norte.
A informação foi divulgada, nos últimos dias, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja. Sobre a produtividade, a estimativa foi estipulada em 58,62 saca/hectare, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 2021/22.
Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas,
devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.
Por fim, a produção total ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
-
POLÍTICA6 dias atrás
Prefeito decide investir quase meio milhão pra contratar shows em MT
-
POLÍTICA5 dias atrás
Polícia Civil encontra corpos que podem ser de primos desaparecidos
-
ESPIA AÍ6 dias atrás
Proposta indecorosa a Neri
-
POLÍCIA5 dias atrás
Policiais da banda da PM de MT são acusados de fazer orgia no interior
Você precisa estar logado para postar um comentário Login