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São Paulo recebe o 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
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São Paulo vai sediar, nos próximos dias 23 e 24, a 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). O evento promete reunir produtoras, empresárias, pesquisadoras e lideranças femininas do agro de todo o Brasil, além de centenas de profissionais do setor, para discutir ideias que seguem contribuindo para transformar o campo e valorizar ainda mais a participação da mulher no agronegócio brasileiro.
Entre os destaques da programação, estão os debates sobre inovação na produção agropecuária, rastreabilidade de produtos, gestão sustentável e impacto das mudanças climáticas, além de painéis sobre o protagonismo feminino nas cadeias da soja, proteína animal, óleo de palma e práticas de bem-estar na pecuária. O encontro ainda abre espaço para a troca de experiências em mecanização agrícola, adoção de novas tecnologias de pesagem e valorização dos projetos de formação, como a tradicional “Universidade do Agro”, voltada para qualificação profissional.
O CNMA, reconhecido como foro de liderança e negócios femininos do campo, chega à décima edição assumindo o compromisso de impulsionar o protagonismo e ampliar o debate sobre diversidade, sustentabilidade e competitividade, temas fundamentais diante do cenário internacional cada vez mais exigente, sobretudo às vésperas da COP30.
Serviço
- Data: 23 e 24 de outubro de 2025
- Local: Transamerica Expo Center, São Paulo (SP)
- Programação completa: [email protected]
Fonte: Pensar Agro

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Abertura de novos mercados para o Brasil no Japão, Singapura, Coreia do Sul, Egito e Índia

O governo brasileiro informa a abertura de mercados para a exportação de castanha-do-Brasil para o Japão, de ovos processados para Singapura, de heparina purificada suína para a Coreia do Sul, de carne de patos e outras aves e carne de coelho para o Egito e de derivados de ossos bovinos para produção de gelatina, chifres e cascos para uso industrial à Índia.
O Japão, com cerca de 124 milhões de habitantes, importou mais de US$3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, em 2024, e demanda ingredientes de alta qualidade para panificação, confeitaria e aperitivos, nicho em que a castanha-do-Brasil se destaca pelo teor de selênio. A abertura gera ganhos para produtores e processadores brasileiros, além de ampliar o leque de fornecedores para a indústria japonesa.
Já para Singapura, as autoridades sanitárias do país autorizaram a exportação de ovos processados do Brasil. O país asiático, com mais de 6 milhões de habitantes, importa mais de 90% dos alimentos que consome. Nesse contexto, o consumo do setor de hotéis e restaurantes demanda insumos padronizados, como ovos processados, que oferecem maior vida-de-prateleira e estabilidade operacional.
A Coreia do Sul autorizou a exportação de heparina purifica suína do Brasil, utilizada como insumo farmacêutico ativo em medicamentos anticoagulantes. O país, com mais de 51 milhões de habitantes, importou quase US$3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros no último ano, com destaque para complexo soja, complexo sucroalcooleiro, cereais, farinhas e preparações.
Vale destacar que, de janeiro a setembro deste ano, as aberturas de mercado para o continente asiático corresponderam a 37% do acumulado de 2025.
Para o Egito, parceiro relevante do Brasil em proteínas animais, as autoridades sanitárias do país autorizaram a exportação de carne de patos e outras aves, bem como de carne de coelho. O país tem ampliado compras de aves brasileiras em diversos ciclos, em razão de reconhecimento da certificação halal e da previsibilidade do abastecimento.
Em missão do vice-presidente da República à Índia, ficou acordada a exportação de derivados de ossos bovinos, de chifres e de cascos, o que deve contribuir para a economia circular e para a agregação de valor ao complexo pecuário brasileiro. Esses subprodutos têm usos industriais múltiplos, tais como matéria-prima para gelatina, além de insumos para a indústria têxtil.
Com os anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 460 novas oportunidades desde o início de 2023.
Os resultados reforçam a estratégia de diversificação de destinos e de produtos, incluindo itens de maior valor agregado e são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Informação à imprensa
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