CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

AGRO

STOXX 600 oscila em torno da estabilidade, com ações de defesa perdendo força e pressão dos rendimentos de títulos

Publicados

AGRO

O principal índice de ações da Europa, o STOXX 600, operava próximo à estabilidade nesta terça-feira, com a perda de força das ações de defesa e a pressão crescente sobre o mercado devido ao aumento dos rendimentos dos títulos. A Capgemini, por sua vez, liderava a queda no setor de tecnologia da informação, enquanto o recente desempenho positivo das ações de defesa começava a desacelerar.

O índice STOXX 600 registrava uma leve queda de 0,02%, atingindo 555,3 pontos.

O setor aeroespacial e de defesa avançava 1,3%, impulsionado pela italiana Leonardo, que subia 2,3%, e pela sueca Saab AB, com alta de 2,5%. A britânica BAE Systems também apresentou valorização de 0,6%. Este crescimento ocorre após uma valorização de 4,6% no dia anterior, o maior aumento diário desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022. O avanço foi alimentado pela declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que afirmou que proporia a isenção dos gastos com defesa dos limites fiscais da União Europeia.

Enquanto isso, autoridades dos Estados Unidos e da Rússia se encontravam em Riad para as mais altas negociações entre os dois países sobre o fim da guerra na Ucrânia.

Leia Também:  Dólar inicia o dia em alta com expectativa por novos dados econômicos no Brasil e nos EUA

Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com, comentou que, após um impulso significativo, é natural que ocorra uma estabilização. “Pode haver uma realização de lucros”, afirmou.

Por outro lado, a Capgemini registrou uma queda de 9% após relatar uma redução de 2% nas vendas anuais, embora tenha superado as previsões do mercado. Esse desempenho pressionou o setor de tecnologia, que perdeu 1,1%.

Além disso, os rendimentos elevados dos títulos continuavam a pesar sobre o mercado, com os investidores prevendo um aumento na emissão de títulos europeus para financiar os gastos com defesa. Os rendimentos mais altos beneficiaram o setor bancário, que subia 0,7%.

Em Londres, o índice Financial Times subia 0,03%, alcançando 8.770 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caía 0,18%, registrando 22.757 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 recuava 0,09%, somando 8.181 pontos. O índice Ftse/Mib de Milão valorizava-se 0,42%, a 38.488 pontos, enquanto o Ibex-35 de Madri avançava 0,39%, alcançando 1.067 pontos. Já em Lisboa, o índice PSI20 apresentava uma leve alta de 0,08%, aos 6.628 pontos.

Leia Também:  Choques nos Preços do Café Têm Repercussões Prolongadas, Aponta Relatório da FAO

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRO

Cooperativa Vinícola Garibaldi Conclui Safra 2025 com Mais de 28 Milhões de Quilos de Uva

Publicados

em

A Cooperativa Vinícola Garibaldi concluiu o recebimento da safra de uvas de 2025, totalizando 28,2 milhões de quilos entregues por seus 470 cooperados. Este resultado marca a normalização da produção, especialmente após a quebra de 35% observada na safra de 2024. Além do volume expressivo, a qualidade das uvas também se destacou, consolidando ainda mais a posição da cooperativa como uma das principais no setor vitivinícola nacional.

A safra deste ano foi beneficiada por condições climáticas favoráveis, o que resultou em uvas com um excelente padrão de maturidade e sanidade. O enólogo Ricardo Morari afirma: “Foi uma safra de excelente qualidade, desde as variedades precoces até as últimas”. As condições climáticas, caracterizadas por pouca chuva e noites de temperatura baixa, proporcionaram uma boa amplitude térmica, o que favoreceu a maturação lenta das uvas, especialmente das variedades brancas, utilizadas na produção de espumantes. Este processo preservou a acidez e o frescor da fruta. Já as variedades tintas se beneficiaram do tempo seco e das temperaturas mais altas, que promoveram a maturação tanto dos açúcares quanto a maturação fenólica, fundamentais para a elaboração de vinhos e espumantes de alta qualidade.

Leia Também:  Prazo para Cadastro de Propriedades de Algodão em Mato Grosso Termina no Sábado

Outro ponto relevante da safra de 2025 foi a antecipação da colheita, que ocorreu cerca de 10 a 15 dias antes do período habitual. As condições climáticas favoreceram a concentração da maturação das uvas em um intervalo mais curto, o que exigiu uma colheita acelerada. “Foi uma vindima bastante desafiadora, exigindo que se colhessem grandes volumes de uva em pouco tempo”, comenta Morari.

Safra em Números

Na safra de 2025, 38% das uvas entregues pelos cooperados foram destinadas à produção de espumantes, 5% para vinhos e 57% para sucos e vinhos de mesa. Do total recebido, 48% foram uvas brancas e 52% tintas. Nos 1,2 mil hectares cultivados pelos cooperados da cooperativa, predominam as variedades Isabel, Moscato e Prosecco, que, somadas, representaram 46% do total de uvas recebidas. Outras variedades, como Trebbiano e Chardonnay, também tiveram uma presença significativa. Ao todo, a cooperativa recebeu uvas de 64 castas diferentes.

Além das variedades tradicionais, a Cooperativa Vinícola Garibaldi vem se destacando por seu pioneirismo no trabalho com uvas menos convencionais e até exóticas, com foco em microvinificações. Na safra de 2025, as variedades Irsai Oliver e Ribuele, que foram testadas nos vinhedos experimentais da cooperativa, estrearam em escala industrial, ampliando ainda mais o portfólio da cooperativa.

Leia Também:  Choques nos Preços do Café Têm Repercussões Prolongadas, Aponta Relatório da FAO

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA