CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

BRASIL & MUNDO

Brasil registra queda de 9,9% nas mortes por Covid-19 na última semana

Publicados

BRASIL & MUNDO

Nos últimos sete dias, de 13 a 19 de agosto, o Brasil registrou 209.145 casos novos de Covid-19 e 5.746 mortes em decorrência da doença.

Isso significa que, em comparação com a primeira semana de agosto, do dia 1 ao 7, o país registrou queda de 10,5% nas novas infecções e de 9,9% nas mortes pelo coronavírus.

Análise é da CNN Brasil com base no acompanhamento das divulgações diárias dos dados da Covid-19 pelo Ministério da Saúde.

De 13 a 19 de agosto, o país registrou a média 29.878 novos casos e de 821 novas mortes por dia. Os dados são menores do que os registrados na primeira semana do mês, por exemplo.

De 01 a 07 de agosto, o Brasil contabilizou 233.925 novas infecções e 6.382 novos óbitos, com a média de 33.418 novos casos e de 912 novas mortes por dia.

O registrado na última semana também é menor, por exemplo, do que o registrado na primeira semana de julho.

De acordo com os dados das notificações da Covid-19, o Brasil registrou 351.896 casos e 10.474 mortes em decorrência da doença. Em comparação com a semana de 13 a 19 de agosto, a queda é de 40,5% no número de casos e de 45,1% nas mortes.

Leia Também:  Piruinha será julgado por assassinato nesta quinta-feira

Segundo a última atualização, o país contabiliza  20.494.212 casos confirmados e 572.641 mortes por complicações do coronavírus.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

BRASIL & MUNDO

Seis corpos são encontrados no Guarujá durante buscas por PM

Publicados

em

Os corpos de seis pessoas foram encontrados no Guarujá (SP), neste mês, durante buscas por um soldado da Polícia Militar (PM) que está desaparecido desde o último dia 14. O primeiro cadáver foi localizado no dia 16, outras duas ossadas no dia 22 e outros três corpos na tarde de quarta-feira (24).

As informações foram confirmadas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O desaparecimento do policial militar segue em investigação pela Polícia Civil. As ações conjuntas para localização incluem também o Corpo de Bombeiros.

Na tarde de ontem (24), policiais da 3ª Delegacia de Homicídios (Deinter 6) localizaram um barraco na rua Argentina, no Guarujá, onde o soldado teria sido mantido. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), diligências prosseguem para esclarecer os fatos e localizar o policial.

Na ocasião do desaparecimento do soldado Luca Romano, a PM deflagrou uma operação na região para identificar e prender os envolvidos. “Cerca de 250 policiais foram deslocados para reforçar o policiamento, restabelecer a segurança e auxiliar nas buscas pelo soldado. Um homem de 36 anos foi preso, suspeito de participação no desaparecimento”, informou a SSP na época.

Leia Também:  Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Operações policiais

O município de Guarujá, na Baixada Santista, foi um dos alvos das Operações Escudo, no ano passado, e Verão, no início deste ano, realizadas pela PM. Com a justificativa de combate ao crime organizado, o governo do estado deflagrou essas grandes operações após policiais militares serem mortos na região.

A Operação Escudo – deflagrada após a morte do policial militar Patrick Bastos Reis, baleado e morto no Guarujá, no dia 27 de julho de 2023 – matou 28 pessoas no período de 40 dias, na Baixada Santista. Uma segunda Operação Escudo foi decretada em São Vicente, em 8 de setembro, resultando em mais oito mortes, segundo divulgação do Instituto Sou da Paz.

Neste ano, quando as ações passaram a ser nomeadas de Operação Verão, 56 pessoas foram mortas por policiais militares na região, segundo nota da SSP. As mortes ocorreram em supostos confrontos com a polícia desde o dia 2 de fevereiro, quando o policial militar Samuel Wesley Cosmo foi morto em Santos, durante patrulhamento. Na ocasião, SSP informou que as polícias civil e militar se mobilizaram para localizar e prender os envolvidos na morte de Cosmo.

Leia Também:  Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil pela primeira vez

Resultados

Levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz, a partir da análise de dados da SSP, mostrou que as operações deflagradas pela Polícia Militar na Baixada Santista, no ano passado, não resultaram em avanços na redução da criminalidade violenta e colocaram a vida de policiais em risco, além de violar direitos das populações periféricas da região.

Com base nos indicadores criminais da região em agosto e setembro de 2023, os dados demonstraram que as operações foram marcadas pela baixa eficiência, alta letalidade policial, crescimento de infrações ligadas ao crime organizado, como roubo de cargas, e a incapacidade do policiamento nas ruas para evitar crimes como furtos, roubos e agressões.

*Colaborou Márcio Garoni, da TV Brasil

Fonte: EBC GERAL

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA