a_ponte
Escola Municipal de Teatro/Sistema Faces de Ensino foi selecionada para se apresentar na mostra nacional a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural na cidade de São Paulo.
BRASIL & MUNDO
O teatro desenvolvido em Primavera do Leste é modelo em todo Brasil, seja na representação dos seus grupos profissionais: Teatro Faces, Faces Jovem e Grupo Primitivos; seja no campo da formação com os incríveis 400 alunos atendidos por semestre a Escola Municipal de Teatro com o sistema Faces de Ensino. Abrindo as ações de 2024 o Espetáculo Sobre o Velho Novo Costume que tem direção de Ana Paula Dorst e foi selecionado para compor a programação do a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural, na cidade de São Paulo. O evento, que ocorre entre os dias 23 e 27 de janeiro, destaca-se como uma vitrine para a renovação da cena teatral, reunindo estudantes de artes cênicas de todo o país.
A Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult). A escola trabalha com oficinas de teatro de maneira gratuita em diversos espaços do município somando 12 polos, atingindo, inclusive, a zona rural em dos mais bonitos projetos de garantia de acesso. Trabalhando de forma integrada com a sociedade, atuando dentro das escolas municipais, estaduais e projetos sociais, agregando parcerias de ações de teatro para o desenvolvimento de crianças (a partir de 5 anos de idade) e de adolescentes, fomentando conscientização cidadã e formação cultural. Fundada em 2010, a Escola completa 14 anos em 2024 e desde sua fundação trabalha pedagogicamente através da montagem de espetáculos (prática) e na importância de todos participarem de todas as etapas da montagem. Traz situações interessantes como direção compartilhada em todas as turmas e, principalmente, os professores que atuam hoje na escola, surgiram nos próprios polos da escola.
A turma responsável por levar a produção teatral de Primavera do Leste/MT para o palco do Itaú Cultural é composta por alunos e alunas do Núcleo de Experimentação Artística, uma das 24 turmas da Escola Municipal de Teatro. Sob a condução da Professora Ana Paula Dorst, esses jovens atuantes têm se dedicado a criação cênica do espetáculo desde o ano de 2022, resultando em uma montagem no formato híbrido, na qual o fazer teatral presencial e online se entrecruzam, a qual é fundamentado na atual pesquisa de doutorado da professora.
A apresentação da Escola Municipal de Teatro está marcada para o dia 24 de janeiro, às 20h00, na Sala Itaú Cultural. O espetáculo, intitulado ‘Sobre o Velho Novo Costume’, traz questões que promete emocionar e surpreender o público, levando consigo a essência e a expressividade das artes cênicas de Primavera do Leste para o coração cultural de São Paulo.
Ficha Técnica
Encenação: Ana Paula Dorst
Concepção e execução de Iluminação: Kiko Sontak
Figurino: Ana Paula Dorst
Sonoplastia: Marcione Neves
Texto: Livre adaptação da obra Aquele que diz sim/Aquele que diz não de Bertolt Brecht.
Atuantes: Carla Oliveira, Antonio Junior, Allan Bottega, Michael Douglas, Giovanna Frota, Marcione Neves, Raquel Elias, Camila Wandscheer.
Fotografia: Fred Gustavos
Fonte: Cultura
BRASIL & MUNDO
Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?
Por Rui Denardin – Grupo Mônaco: À medida que nos aproximamos do final do ano é natural começarmos a refletir sobre as projeções para 2025. No mercado automotivo não seria diferente. Grandes expectativas já surgem, especialmente diante dos resultados positivos de 2024, marcados pelo aumento das vendas e pela recuperação total do setor no cenário pós-pandemia.
Analisando os fatores que impactam esse mercado, 2025 promete ser um ano dinâmico, repleto de avanços tecnológicos e alinhado às novas demandas do consumidor. Conforme nos preparamos para esse futuro promissor, algumas tendências-chave já estão moldando o setor, e, como um player estratégico, precisamos estar atentos para liderar e inovar.
E uma dessas principais tendências que seguirá em alta é a busca por veículos sustentáveis. A eletrificação continuará sendo o principal motor de mudança, com uma previsão de aumento significativo na participação dos veículos elétricos, não apenas no Brasil, mas em mercados globais.
Isso ocorre devido à redução nos custos de produção de baterias e ao avanço da infraestrutura de carregamento. No Brasil, o crescimento do segmento tem sido impulsionado por incentivos fiscais e subsídios que tornam as soluções híbridas e elétricas mais acessíveis ao consumidor.
Além disso, a busca por sustentabilidade permeia todos os aspectos da vida moderna, inclusive a mobilidade urbana. A produção de veículos elétricos tornou-se mais limpa, com o uso de materiais recicláveis, consolidando a responsabilidade ambiental como um diferencial competitivo.
Apesar das transformações tecnológicas, uma coisa não mudará em 2025: o foco na experiência do cliente. As empresas que conseguem oferecer atendimento excepcional, simplificar processos e garantir um suporte eficiente sairão na frente, conquistando a fidelidade de seus consumidores.
No Grupo Mônaco, valorizamos essa conexão desde a nossa fundação, na década de 1970. Meu pai, Armindo Denardin, ao inaugurar nossa primeira concessionária em Altamira, no Pará, chamava seu empreendimento de “Casa de Amigos”. Esse espírito de proximidade e atenção personalizada, seja para fechar um negócio ou apenas para receber bem quem nos procura, é um legado que mantemos até hoje.
O futuro do mercado automotivo não é apenas sobre tecnologia; é sobre como utilizamos essa tecnologia para melhorar vidas e gerar um impacto positivo no planeta. No Grupo Mônaco, estamos comprometidos em liderar essa transformação, com inovação, excelência e uma visão estratégica que priorize nossos clientes, colaboradores e parceiros.
2025 será um ano para acelerar. Estou confiante de que estamos prontos para essa jornada, que promete grandes conquistas e novas possibilidades para montadoras, concessionárias e, principalmente, para nossos clientes. Que venha o novo!
Rui Denardin é CEO do Grupo Mônaco
Fonte: Auto
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Abílio quer auditoria no Rotativo e fala em escândalo no Aquário
-
ESPIA AÍ4 dias atrás
Consórcio cita BRT atrasado por alterações, erros e briga política
-
POLÍTICA4 dias atrás
Janaína adia data, mas reitera que MDB espera filiações de ‘medalhões’
-
ESPIA AÍ3 dias atrás
PL de MT vive ‘inflação’ de pré-candidatos a federal para 2026