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FONAC: 83ª edição debate os desafios da gestão patrimonial na administração pública e almoxarifado virtual pode servir como solução

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Cuiabá

Reunidos em Cuiabá, onde participam da 83ª edição do FONAC – Fórum Nacional de Secretários Municipais de Administração, gestores da área têm a oportunidade de conhecer experiências que têm feito a diferença na gestão pública. O evento aborda temas atuais e inovadores com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Entre os destaques está a possibilidade de implementação do almoxarifado virtual, uma solução capaz de reduzir os desafios relacionados ao controle de materiais adquiridos. O tema foi abordado por Luciano Ribeiro, professor da ESAFI, durante a palestra “Os desafios da gestão patrimonial na administração pública”, realizada na manhã desta sexta-feira (13), no Hotel Deville, onde acontece a programação do FONAC.

Segundo Luciano, o controle dos bens adquiridos é, sem dúvida, um grande desafio, e a contabilidade é uma importante aliada nesse processo. “É fundamental atuar com base na contabilidade, no registro físico e no registro contábil. O grande problema do descontrole está relacionado aos bens materiais, tanto no dia a dia quanto nas transições de gestão. Controlar esses materiais é essencial”, destacou.

A gestão patrimonial refere-se ao controle tangível do que está registrado na contabilidade, ou seja, à administração eficiente dos gastos. A contabilidade realiza um registro detalhado de tudo o que é necessário para alimentar a administração pública no que diz respeito aos bens patrimoniais, permitindo ao gestor realizar um controle mais eficaz. O principal desafio está no recebimento, na movimentação e no desfazimento desses materiais. Ao trabalhar eficientemente esses três aspectos, a gestão patrimonial se torna mais eficaz.

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O almoxarifado virtual surge como uma alternativa moderna para enfrentar esses desafios. Esse sistema possibilita que todo o processo de aquisição, controle e entrega de materiais seja realizado de forma digital. Além disso, as solicitações precisam ser aprovadas por gestores, que podem ajustar quantidades ou solicitar justificativas antes de validar as compras.

Entre os benefícios citados estão:

  • Redução de custos com armazenamento físico, uma vez que os itens são entregues diretamente aos solicitantes;
  • Maior controle nas aquisições, com a possibilidade de contratos licitatórios de longo prazo, reduzindo a necessidade de processos de compra frequentes;
  • Agilidade e transparência, com a contabilização automática das entregas no final de cada mês.

No sistema, a entrega é feita diretamente ao solicitante, que realiza a conferência e finaliza a aquisição para a contabilização e pagamento no fechamento do mês.

Na capital paulista, por exemplo, a secretária de Gestão da cidade, Marcela Arruda, relatou que existe uma loja virtual que gerencia materiais de uso comum entre secretarias, cumprindo função semelhante ao almoxarifado virtual.

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A secretária municipal de Gestão de Cuiabá, Ellaine Mendes, esclareceu dúvidas sobre o processo de contratação para o almoxarifado virtual, que pode ser realizado por meio de licitação ou pregão e é destinado ao fornecimento de materiais de uso comum entre todas as secretarias.

Para o secretário Naldo Alves, esses e outros temas abordados no FONAC são de grande importância. “Os temas tratados aqui são extremamente relevantes. Ontem (12), no primeiro dia do evento, já tivemos debates de altíssimo nível, e hoje não será diferente. O principal diferencial do FONAC é a troca de experiências e informações atualizadas entre os secretários. Aqui podemos tirar dúvidas, dar opiniões, apresentar os projetos que estamos desenvolvendo e debater os principais temas da atualidade. Participar deste fórum é um privilégio e uma oportunidade de levar inovação para a gestão municipal”, pontuou Naldo Alves, secretário de Administração de João Pessoa (PB).

As propostas apresentadas no evento são acessíveis a todos os secretários, permitindo que sejam implementadas nas capitais e contribuam para o aprimoramento da gestão pública e dos serviços oferecidos aos cidadãos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Ordem Pública: operação fecha bar e interdita hotel por falta de higiene

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública deflagrou na tarde desta sexta-feira (17) a segunda fase da Operação Retomada, feita para fiscalizar estabelecimentos comerciais que não cumprem regras sanitárias, normas de segurança e não possuem alvará de funcionamento.

No Calçadão da Galdino Pimentel, um hotel foi interditado parcialmente pela Vigilância Sanitária por conta da visível insalubridade, que são condições prejudiciais à saúde dos frequentadores.

No local, os colchões estavam mofados, havia pontos com goteiras de água e preservativos usados espalhados no chão dos quartos.

O proprietário foi notificado a cumprir melhorias no prazo de 30 dias sob pena de sofrer medidas mais drásticas como o fechamento em definitivo do estabelecimento comercial.

Já dois bares, localizados nas proximidades do Beco do Candeeiro, foram notificados pela Vigilância Sanitária para cumprir medidas urgentes de limpeza. No local, foram encontradas fezes de ratos e baratas. A regularização deverá ser feita no prazo de 30 dias.

Na Rua Antônio Maria Coelho, um bar foi interditado porque funcionava sem alvará.

Outro bar teve a atividade comercial suspensa porque estava sem o devido registro no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas da Receita Federal.

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Um hotel inspecionado na Rua Joaquim Murtinho foi notificado pelo Corpo de Bombeiros para se adequar às normas de segurança, o que inclui indicação de saída emergencial e extintor de incêndio calibrado.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que as fiscalizações serão intensas com o intuito de exigir as normas legais dos estabelecimentos comerciais e, ainda, de garantir o pleno direito de ir e vir dos cidadãos.

“Será uma operação constante sem data para terminar. Estamos fiscalizando bares, hotéis e outros estabelecimentos com apoio das forças de segurança e da Vigilância Sanitária. A nossa missão é garantir a paz social e a segurança aos cidadãos que moram e trabalham no Centro de Cuiabá”.

Palhares ainda reforçou a existência de canais de comunicação ao cidadão para encaminhar denúncias de irregularidades.

“A secretaria de ordem pública disponibiliza o 3616-9614, com WhatsApp, e também pode ser acionada a Polícia Militar e a Polícia Civil pelos números 190 e 197″.

A futura secretária municipal de segurança pública, Coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, destacou que a fiscalização na região do patrimônio histórico de Cuiabá será intenso na gestão do prefeito Abilio Brunini.

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“É um compromisso de garantir a paz social. Com ações de fiscalização e prevenção sempre nas conformidades da lei”.

Normas para bares e restaurantes

O fiscal da Vigilância Sanitária Fiscal, Alex Sandro Henrique, fez um alerta aos proprietários de bares, restaurantes e hotéis.

Para não enfrentar transtornos como fechamentos provisórios, é necessário intensificar a limpeza, ainda mais em um período chuvoso.

“O que a vigilância sanitária faz é exigir regras de higiene, conservação e segurança alimentar. É recomendável a dedetização para controle de pragas. Estamos em um período crítico de chuva que é favorável à disseminação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Robson Rodrigues dos Santos, ressaltaq que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública.

“É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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