CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cuiabá

Ordem Pública: operação fecha bar e interdita hotel por falta de higiene

Publicados

Cuiabá

A Secretaria Municipal de Ordem Pública deflagrou na tarde desta sexta-feira (17) a segunda fase da Operação Retomada, feita para fiscalizar estabelecimentos comerciais que não cumprem regras sanitárias, normas de segurança e não possuem alvará de funcionamento.

No Calçadão da Galdino Pimentel, um hotel foi interditado parcialmente pela Vigilância Sanitária por conta da visível insalubridade, que são condições prejudiciais à saúde dos frequentadores.

No local, os colchões estavam mofados, havia pontos com goteiras de água e preservativos usados espalhados no chão dos quartos.

O proprietário foi notificado a cumprir melhorias no prazo de 30 dias sob pena de sofrer medidas mais drásticas como o fechamento em definitivo do estabelecimento comercial.

Já dois bares, localizados nas proximidades do Beco do Candeeiro, foram notificados pela Vigilância Sanitária para cumprir medidas urgentes de limpeza. No local, foram encontradas fezes de ratos e baratas. A regularização deverá ser feita no prazo de 30 dias.

Na Rua Antônio Maria Coelho, um bar foi interditado porque funcionava sem alvará.

Outro bar teve a atividade comercial suspensa porque estava sem o devido registro no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas da Receita Federal.

Leia Também:  Cuiabá intensifica combate ao aedes aegypti; veja dados

Um hotel inspecionado na Rua Joaquim Murtinho foi notificado pelo Corpo de Bombeiros para se adequar às normas de segurança, o que inclui indicação de saída emergencial e extintor de incêndio calibrado.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que as fiscalizações serão intensas com o intuito de exigir as normas legais dos estabelecimentos comerciais e, ainda, de garantir o pleno direito de ir e vir dos cidadãos.

“Será uma operação constante sem data para terminar. Estamos fiscalizando bares, hotéis e outros estabelecimentos com apoio das forças de segurança e da Vigilância Sanitária. A nossa missão é garantir a paz social e a segurança aos cidadãos que moram e trabalham no Centro de Cuiabá”.

Palhares ainda reforçou a existência de canais de comunicação ao cidadão para encaminhar denúncias de irregularidades.

“A secretaria de ordem pública disponibiliza o 3616-9614, com WhatsApp, e também pode ser acionada a Polícia Militar e a Polícia Civil pelos números 190 e 197″.

A futura secretária municipal de segurança pública, Coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, destacou que a fiscalização na região do patrimônio histórico de Cuiabá será intenso na gestão do prefeito Abilio Brunini.

Leia Também:  Secretária apresenta estratégias contra arboviroses na Comissão de Saúde da Câmara

“É um compromisso de garantir a paz social. Com ações de fiscalização e prevenção sempre nas conformidades da lei”.

Normas para bares e restaurantes

O fiscal da Vigilância Sanitária Fiscal, Alex Sandro Henrique, fez um alerta aos proprietários de bares, restaurantes e hotéis.

Para não enfrentar transtornos como fechamentos provisórios, é necessário intensificar a limpeza, ainda mais em um período chuvoso.

“O que a vigilância sanitária faz é exigir regras de higiene, conservação e segurança alimentar. É recomendável a dedetização para controle de pragas. Estamos em um período crítico de chuva que é favorável à disseminação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Robson Rodrigues dos Santos, ressaltaq que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública.

“É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca 88 candidatos aprovados para diversos cargos na Educação

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá publicou nesta terça-feira (18) novos editais de convocação para candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Nº 12/2024/GS/SME. O certame, destinado à contratação temporária e formação de cadastro de reserva, foi divulgado na Gazeta Municipal Nº 937, de 27 de agosto de 2024. Os profissionais convocados atuarão em unidades educacionais da rede municipal durante o ano letivo de 2025.

Nesta 11ª convocação, 88 candidatos foram chamados para ocupar funções como Pedagogo, Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Professores de Arte, Educação Física e Sala Multifuncional. As vagas estão distribuídas entre todas as regionais, incluindo unidades educacionais do campo.

Orientações aos convocados

Os candidatos devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no dia 17 de fevereiro de 2025, respeitando as datas e horários estabelecidos nos editais de convocação.

Leia Também:  Em evento para prefeitos, Abilio destaca troca de experiência entre gestores

O não comparecimento na data e horário previstos ou a ausência de documentos obrigatórios resultará na eliminação do candidato, sem possibilidade de nova chamada. Nesse caso, será convocado o próximo classificado.

Documentação exigida

Os convocados devem apresentar os seguintes documentos, conforme previsto nos editais:

– Documento de identidade (RG);

– Cadastro de Pessoa Física (CPF);

– Título de Eleitor;

– PIS ou PASEP;

– Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino);

– Comprovante de residência;

– Diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (Ensino Médio ou Superior, conforme exigência do cargo);

– Conta corrente no Banco do Brasil (se houver);

– Exame admissional;

– Certidões negativas.

O exame admissional pode ser realizado em local de preferência do candidato, desde que conste no laudo a indicação do cargo e a aptidão para a função.

Candidatos que chegarem atrasados serão realocados ao final da lista de chamada. Caso compareçam em horário diferente do estipulado no edital, serão desclassificados, conforme o item 13.3 do edital.

Leia Também:  Cuiabá intensifica combate ao aedes aegypti; veja dados

Sobre o Processo Seletivo

O certame, realizado em 2024, disponibilizou 2.015 vagas para contratação imediata e cadastro reserva nos níveis médio e superior. Os profissionais selecionados atuarão em substituição a servidores efetivos, atendendo a demandas temporárias da rede pública municipal de ensino.

Até o momento, 4.392 candidatos já foram convocados ao longo das 10 primeiras chamadas.

Confira os editais de convocação em anexo.

Serviço

Convocação do Processo Seletivo Simplificado Nº 12/2024/GS/SME
Data e horário: Conforme previsto nos editais
Local: Secretaria Municipal de Educação – Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, Bairro Bandeirantes

#PraCegoVer
A imagem exibe a fachada da Secretaria Municipal de Educação. A placa tem fundo verde com letras brancas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA