CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cuiabá

Primeira-dama destaca que mais de 1,2 mil idosos são atendidos com ações de bem-estar, saúde e educação nos Centros de Convivência em Cuiabá

Publicados

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, mantém quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI’s): Padre Firmo, localizado na região central; Maria Ignês, no CPA; Aidee Pereira, no Novo Horizonte e João Guerreiro, no Coxipó. Atualmente, essas unidades atendem 1.217 idosos cadastrados.

Ao longo de 2024, os CCI’s realizaram 4.832 atendimentos e ofereceram mais de 9 mil serviços e atividades continuadas. Entre as atividades disponíveis estão hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficinas de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais e passeios culturais. Além disso, os CCI’s orientam sobre benefícios sociais, promovendo a inclusão e o exercício da cidadania.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado nas unidades, busca também aproximar as famílias dos idosos, prevenindo situações de exclusão social e quadros depressivos.

Jorge de Oliveira, de 81 anos, do CCI Maria Ignês, expressou gratidão pelas mudanças que o programa trouxe à sua vida. “Comecei a frequentar há pouco tempo, mas já vejo como me sinto mais saudável e animado. Deveria ter vindo há dez anos! Hoje, tenho mais disposição até para ajudar nos afazeres de casa. Sou muito grato à equipe da Prefeitura e aos CCI’s por nos proporcionarem essa oportunidade. Vou fazer o possível para continuar frequentando no ano que vem,” afirmou Jorge.

Leia Também:  Prefeito reúne representantes da Abrasel para tratar da Lei do Silêncio

Dona Sofia Aparecida, é uma das frequentadoras assíduas do Centro de Convivência Padre Firmo. Ela diz que já perdeu a conta de quanto tempo participa das atividades. “Tenho certeza de que, um dos fatores de eu estar hoje, com 76 anos, disposta e saudável, é graças ao empenho dispensado pela equipe, que cuida da gente como se fosse alguém da família. Sou muita grata”, disse Sofia.

“A melhoria da qualidade de vida da população idosa foi desde o início, uma das principais bandeiras da nossa gestão. Isso demonstra o respeito e a valorização que dedicamos a quem tanto contribuiu com a história de Cuiabá. Trabalhamos para que os idosos recebessem um atendimento de excelência, promovendo saúde e bem estar. Prova disso, são os filtros de barro que entregamos aos idosos cadastrados nos CCI’s. 400 deles foram beneficiados e hoje têm acesso a água pura e de qualidade. Água potável é um direito fundamental e, com esses filtros, queremos garantir que essas famílias tenham acesso a um recurso essencial para sua saúde e bem-estar. Estou feliz por poder contribuir com essa entrega e por fazer parte de uma gestão que sempre priorizou o social”, lembrou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Desde 2017, quando Emanuel Pinheiro assumiu a gestão do município, as políticas voltadas para a população idosa foram ampliadas, com parcerias estratégicas, como as firmadas com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e convênios que ajudam a incluir mais idosos nos programas, retirando-os de situações de vulnerabilidade.

Leia Também:  Moradores ressaltam ações da prefeitura para recomeço no bairro São Mateus

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, destacou o compromisso da gestão com a inclusão: “As ações voltadas para a pessoa idosa foram embasadas num atendimento humanizado e eficiente, em conformidade com a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que trouxe a inclusão como diretriz para transformar Cuiabá em uma cidade melhor para todos.”

Os 1.217 idosos atendidos pelos CCI’s estão distribuídos entre as unidades da seguinte forma: CCI Aidee Pereira: 302 idosos; CCI Maria Ignês: 310 idosos; CCI Padre Firmo: 318 idosos; CCI João Guerreiro: 309 idosos

Os CCI’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o objetivo de promover o envelhecimento saudável e fortalecer os vínculos sociais por meio de atividades coletivas.

“Desde que assumi a Prefeitura, firmei um compromisso com os idosos de nossa cidade. Retribuímos o que eles fizeram por Cuiabá ao longo de suas vidas com políticas públicas eficientes e serviços de excelência. Esse foi o nosso objetivo: oferecer qualidade de vida, inclusão e respeito para essa parcela tão importante da população”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Ordem Pública: operação fecha bar e interdita hotel por falta de higiene

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Ordem Pública deflagrou na tarde desta sexta-feira (17) a segunda fase da Operação Retomada, feita para fiscalizar estabelecimentos comerciais que não cumprem regras sanitárias, normas de segurança e não possuem alvará de funcionamento.

No Calçadão da Galdino Pimentel, um hotel foi interditado parcialmente pela Vigilância Sanitária por conta da visível insalubridade, que são condições prejudiciais à saúde dos frequentadores.

No local, os colchões estavam mofados, havia pontos com goteiras de água e preservativos usados espalhados no chão dos quartos.

O proprietário foi notificado a cumprir melhorias no prazo de 30 dias sob pena de sofrer medidas mais drásticas como o fechamento em definitivo do estabelecimento comercial.

Já dois bares, localizados nas proximidades do Beco do Candeeiro, foram notificados pela Vigilância Sanitária para cumprir medidas urgentes de limpeza. No local, foram encontradas fezes de ratos e baratas. A regularização deverá ser feita no prazo de 30 dias.

Na Rua Antônio Maria Coelho, um bar foi interditado porque funcionava sem alvará.

Outro bar teve a atividade comercial suspensa porque estava sem o devido registro no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas da Receita Federal.

Leia Também:  Sine Municipal oferece seis vagas para ajudante de obras; veja salário e outras oportunidades

Um hotel inspecionado na Rua Joaquim Murtinho foi notificado pelo Corpo de Bombeiros para se adequar às normas de segurança, o que inclui indicação de saída emergencial e extintor de incêndio calibrado.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que as fiscalizações serão intensas com o intuito de exigir as normas legais dos estabelecimentos comerciais e, ainda, de garantir o pleno direito de ir e vir dos cidadãos.

“Será uma operação constante sem data para terminar. Estamos fiscalizando bares, hotéis e outros estabelecimentos com apoio das forças de segurança e da Vigilância Sanitária. A nossa missão é garantir a paz social e a segurança aos cidadãos que moram e trabalham no Centro de Cuiabá”.

Palhares ainda reforçou a existência de canais de comunicação ao cidadão para encaminhar denúncias de irregularidades.

“A secretaria de ordem pública disponibiliza o 3616-9614, com WhatsApp, e também pode ser acionada a Polícia Militar e a Polícia Civil pelos números 190 e 197″.

A futura secretária municipal de segurança pública, Coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, destacou que a fiscalização na região do patrimônio histórico de Cuiabá será intenso na gestão do prefeito Abilio Brunini.

Leia Também:  Moradores ressaltam ações da prefeitura para recomeço no bairro São Mateus

“É um compromisso de garantir a paz social. Com ações de fiscalização e prevenção sempre nas conformidades da lei”.

Normas para bares e restaurantes

O fiscal da Vigilância Sanitária Fiscal, Alex Sandro Henrique, fez um alerta aos proprietários de bares, restaurantes e hotéis.

Para não enfrentar transtornos como fechamentos provisórios, é necessário intensificar a limpeza, ainda mais em um período chuvoso.

“O que a vigilância sanitária faz é exigir regras de higiene, conservação e segurança alimentar. É recomendável a dedetização para controle de pragas. Estamos em um período crítico de chuva que é favorável à disseminação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Robson Rodrigues dos Santos, ressaltaq que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública.

“É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA