O Dia do Pantanal, comemorado nesta terça-feira (12/11) reuniu em Brasília (DF) 29 instituições para comemorar a data e falar sobre as oportunidades e ameaças ao bioma.

A programação incluiu seminários, falas em plenária, lançamento de revistas, filmes e livros, entre eles o do Sesc Pantanal, “No pulso das águas”.
Gastronomia
No restaurante Senac Gastronomia, do Congresso Nacional, foi servido um cardápio pantaneiro com a colaboração no preparo do chef Bruno Kimura, o cozinheiro Manuel Dias e o atendente de copa e cozinha Elias Gomes.
“Hoje é dia de celebrar e também lutar pela conservação da biodiversidade deste bioma que é único no mundo. Este evento é memorável pela data e pela a união de diversas instituições no centro das decisões do nosso país.”, diz a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano.
O BIOMA PANTANAL
O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
A sua flora é composta por mais de 1500 tipos de vegetação distintos. Como já dissemos, sua cobertura vegetal apresenta diversos tipos de fisionomias que lembram diversas outras paisagens brasileiras.