Diamantino
Prefeitura de Diamantino realiza premiação do Projeto de Educação Ambiental Campo Limpo
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (CEARPA) de Diamantino, realizou, na segunda-feira (31.08), na Biblioteca Parque, a premiação do Projeto de Educação Ambiental Campo Limpo. A iniciativa envolveu estudantes do 4º e 5º anos das escolas municipais em atividades de desenho e redação.
Nesta edição, o projeto trabalhou a temática: “Trajeto de Casa Até a Escola”, propondo aos estudantes a observarem os resíduos encontrados durante o percurso. Os alunos do 4º ano participaram por meio da produção de desenhos, enquanto os estudantes do 5º ano desenvolveram redações.
O prefeito Chico Mendes destacou a importância das ações desenvolvidas pelo município voltadas à limpeza urbana, à preservação ambiental e, principalmente, à conscientização das novas gerações.
“Ações como o Campo Limpo, que já fazem parte do município há 14 anos, são muito importantes porque vão além da questão do descarte correto das embalagens. Elas também contribuem para a educação e a conscientização dos nossos alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.”
A secretária municipal de Educação, Valéria Neves, falou sobre a participação dos estudantes e a proposta trabalhada nesta edição do projeto.
“É um trabalho que envolve os alunos a partir da realidade que eles vivenciam. Neste ano, eles observaram o trajeto de casa até a escola e transformaram essas percepções em desenhos e redações. Dessa forma, conseguimos trabalhar o tema dentro da escola e despertar nas crianças um olhar mais atento para os espaços por onde passam diariamente.”
A assessora pedagógica de Projetos da Educação, Carla Adriana, explicou como as atividades são desenvolvidas nas escolas.
“O projeto começa a ser desenvolvido por volta do mês de julho, com uma formação on-line para os professores. Em agosto, as atividades são trabalhadas com os estudantes. Depois, recolhemos os trabalhos e formamos uma comissão, com o auxílio de professores de Língua Portuguesa e de Artes, para a escolha dos três primeiros lugares de cada categoria.”
O gestor da CEARPA de Diamantino, Erick Garcia, falou sobre a iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação nas escolas municipais.
“Há aproximadamente 14 anos realizamos esse trabalho em parceria com a Secretaria de Educação. É uma forma de aproximar a comunidade da Central, desenvolver esse trabalho social e também mostrar o serviço que realizamos.”
Entre os estudantes premiados está Letícia de Souza de Oliveira, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz de Oliveira, que conquistou o primeiro lugar na categoria Redação. Para construir o texto, a estudante utilizou como inspiração situações que observa há anos durante o próprio percurso até a escola.
“Faço esse percurso há seis anos e fui prestando atenção nas mudanças. A gente percebe muito lixo e pessoas que não respeitam a natureza. No texto, coloquei aquilo que venho observando durante esses anos.”
Ela completou: “As pessoas precisam prestar atenção porque, quando jogam lixo ou colocam fogo, não estão prejudicando somente elas mesmas, mas o meio ambiente e outras pessoas também.”
Os estudantes premiados receberam kits escolares. Na categoria Redação, o 1º lugar ficou com Letícia de Souza Oliveira, da Escola Municipal Elza M. Q. de Oliveira; o 2º lugar com Allana de Souza Lamaison, da Escola Municipal Castro Alves; e o 3º lugar com Vinícius Pereira Arruda, da Escola Municipal José Francisco Kröhling.
Na categoria Desenho, o 1º lugar foi conquistado por Helena Martins Lube, da Escola Municipal José Francisco Kröhling; o 2º lugar por Monik Alves Ewald, da Escola Municipal Castro Alves; e o 3º lugar por João Gabriel Martins Sousa, da Escola Municipal Décio Furigo.
Além dos estudantes, as escolas que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria também foram premiadas. A Escola Municipal Elza Martins de Queiroz de Oliveira, vencedora na categoria Redação, escolheu uma impressora, enquanto a Escola Municipal José Francisco Kröhling, que conquistou o primeiro lugar em Desenho, optou por uma televisão.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
Diamantino
Marcha para Jesus reúne comunidade e integra programação do segundo dia de comemorações dos 298 anos de Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a APIMED (Associação dos Pastores de Diamantino), realizou na tarde desta sexta-feira (18.09) a Marcha para Jesus, como parte da programação dos 298 anos de emancipação do município. A concentração teve início na United Box, de onde os participantes seguiram em carreata pelas principais vias da cidade até a Praça do Bairro Buriti.
A programação reuniu mais de 3 mil moradores que acompanharam a carreata e participaram do momento de celebração. Durante o percurso, a comunidade acompanhou músicas e manifestações de fé.
Na chegada à Praça do Bairro Buriti, a Marcha para Jesus deu continuidade à programação do segundo dia de comemorações do aniversário de Diamantino. O local recebeu a comunidade para uma programação musical que contou com a participação de ministério de música local e, na sequência, com o show nacional do cantor Davi Sacer.
A programação integrou a Marcha para Jesus às festividades dos 298 anos de Diamantino, reunindo a comunidade em uma atividade gratuita e aberta ao público.
Para o prefeito Chico Mendes, a Marcha para Jesus faz parte da programação do aniversário do município e reúne a comunidade em um momento de fé.
“A Marcha para Jesus faz parte da programação dos 298 anos de Diamantino e reúne famílias, igrejas e toda a comunidade em um momento de fé. Nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas possam participar das comemorações do aniversário da nossa cidade, respeitando as diferentes formas de celebrar essa data tão importante para Diamantino.”
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Anna Clara Capistrano, destacou a participação da comunidade e a parceria com a APIMED.
“A Marcha para Jesus é um momento que reúne muitas pessoas e faz parte da programação do aniversário de Diamantino. Toda a programação foi pensada e preparada para que a comunidade pudesse participar das comemorações dos 298 anos do município, com momentos de fé, música e confraternização”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
-
ESPIA AÍ4 dias atrásMax, Lúdio, Bortolin e Paulo puxam top 10 para deputado estadual
-
ESPIA AÍ4 dias atrásFábio, Assis e Juarez lideram para federal em pesquisa Percent
-
ESPIA AÍ5 dias atrásFolha de SP atrela suplente de Janaína a roubo de idosos
-
ESPIA AÍ4 dias atrásComissão aprova política sobre fissura labiopalatina em Cuiabá



