CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

Híbrido de variante Delta e Gama é encontrado em paciente de MT

Publicados

CIDADES

A variante Gama (P1) da Covid-19, identificada pela primeira vez em Manaus (AM), agora possui uma versão ‘turbinada’ e, possivelmente mais transmissível. A descoberta foi feita por cientistas do Genov, um dos maiores projetos de vigilância genômica da América Latina, após análise de cinco amostras, sendo uma delas de um paciente de Mato Grosso. A informação foi divulgada no Blog da Lúcia Helena, no UOL.

Batizada de Gama-Plus, ela conta com uma alteração genética em uma região nobre (a posição 681), no chamado sítio de furina, que condiciona a velocidade com que o vírus entra nas nossas células, mutação que é encontrada também na Delta.

Em resumo, de forma simplificada, pode-se dizer que que a variante identificada pelo Genov seria um mestiço de Gama com Delta. Os cientistas descobriram a Gama-Plus ao analisar 502 amostras colhidas em maio de brasileiros infectados pelo Sars-CoV-2.

Em 11 delas, na posição 681 da sequência de 30 mil letras que escrevem a receita genética do vírus da covid-19, um “P” tinha sido substituído por um “H”. Já na 12ª amostra havia um “R” no lugar do velho “P”, que é a mesma alteração da Delta.

Essas alterações foram encontradas em cinco amostras de Goiás; em duas do Tocantins; em uma de Mato Grosso, uma do Ceará, uma de Santa Catarina, uma do Paraná e uma do Rio de Janeiro.

Já existem por aí diversas variantes de gama, cepas com alterações em relação à sua versão original. “Mas são chamadas gama-plus apenas aquelas que têm algo a mais no sentido de aumentar o seu perigo”, ensina o biólogo molecular e virologista José Eduardo Levi, que lidera a área de desenvolvimento e pesquisa da Dasa, rede de saúde integrada que criou o Genov.

Com o vírus entrando mais depressa nas células, pode aumentar a carga viral da cepa gama, que já era impressionante. Assim, devem se multiplicar as oportunidades de ela criar mutações diariamente. E gama-plus poderá então aproveitar o organismo dos semi-imunizados para testar aquelas que a ajudariam a lidar com anticorpos.

Por conta disto, é reforçada a importância de se acelerar a vacinação da população. “Em suma, quem não tomou a segunda dose dá mais chance ao vírus para aprender a escapar das defesas do quem quem ainda não foi vacinado”, informa Levi. Portanto, as pessoas que estão no meio do caminho da imunização precisam ser ainda mais cuidadosas, em nome do coletivo.

No final do mês, devem sair os resultados da análise aprofundada de mais 1.500 amostras coletadas em junho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Publicados

em

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, parceiros e instituições lançaram, nesta sexta-feira (14), a Campanha do Agasalho 2024 “Aqueça um coração”. O objetivo é coletar o maior número possível de mantas, cobertores, agasalhos, roupas e afins, para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes cadastradas nos serviços do Centro de Referência de Assistência Social.

Demais empresas e instituições que quiserem ser um ponto de coleta podem manifestar o interesse na secretaria pelos telefones (65) 3549-8333 ou (65) 3549-8380.

“Para participar da campanha, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social e Habitação para adquirir uma caixa, que estamos disponibilizando para a coleta das roupas. Igual ao ano passado, lançamos a campanha antes do inverno para quando realmente o frio bater em nossa porta, a gente possa estar mais preparada para ajudar as pessoas que mais precisam”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Os vários pontos de coleta são uma estratégia para facilitar o acesso das doações a quem tiver condições de disponibilizar peças de proteção ao frio.

Confira os pontos de coleta:

Prefeitura de Lucas do Rio Verde – Av. América do Sul, 2500 S – bairro Parque dos Buritis
Cras Território I – Av. Bahia, 908-1004 – bairro Jardim das Palmeiras
Cras Território II – Rua João Goulart, n° 3.470-S, Quadra 33, Lote 26, Setor 42, bairro Jaime Seiti Fujii
Acilve – Av. São Paulo, 199 – Cidade Nova
CDL – Av. Pará, 434s – Alvorada
Câmara de Vereadores – Av. Pará, 359 – Cidade Nova
OAB Lucas do Rio Verde – R. Corbelia, 1835 – Jardim das Palmeiras
Senai – Rua Umuarama, 675 S, quadra 88, lote 01C
Corpo de Bombeiros – MT 449, 2 – Tessele Junior
Guarda Municipal – R. Sarandi, n°2201E – Rio Verde
Seciteci – Avenida Santa Catarina, nº 61 e – Cidade Nova
BDR – Av. Rio Grande do Sul, 1338 – Menino Deus
Sicredi – Av. Brasil, 199S
Sicoob – Av. Brasil, 459S
Unilasalle – Av. Universitária, 1000 W – Parque das Emas
Loja Oba Oba Center – Av. Mato Grosso, 1597 – Cidade Nova
Loja Globo Magazine – Av. Mato Grosso, 1397 – Cidade Nova
Posto Ciriema – Rodovia BR-163 Km 173 s/n Industrial
Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher – Av. Pará, 219-e – Cidade Nova

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA