Lucas do Rio Verde
Miguel Vaz participa de missão internacional e Joci Piccini assume
Lucas do Rio Verde
 
																								
												
												
											O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado (25), o comando da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Ele permanecerá à frente do Executivo Municipal até o dia 4 de novembro, durante o período de licença do prefeito Miguel Vaz, que participa de uma missão internacional em Estocolmo, na Suécia.
A missão tem caráter estratégico e tem como foco uma das cidades mais inovadoras e sustentáveis do mundo. Em Estocolmo, a comitiva luverdense, que também contará com a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto e de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, conhecerá na prática como a capital sueca transformou desafios ambientais em oportunidades de inovação e qualidade de vida — com destaque para bairros inteligentes, mobilidade limpa, governança digital e soluções urbanas sustentáveis. As experiências servirão como referência para o planejamento e o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde nos próximos anos.
Durante a assinatura da ata de transmissão do cargo, o prefeito Miguel Vaz destacou a parceria e desejou sucesso ao vice-prefeito no período à frente da administração. “Essa missão representa uma oportunidade de conhecer soluções inovadoras que podem inspirar o futuro de Lucas do Rio Verde. Tenho total confiança no vice-prefeito Joci Piccini e em toda a equipe de gestão para dar continuidade ao nosso trabalho e manter o bom andamento das ações enquanto estivermos fora”, enfatizou o prefeito.
Essa é a terceira vez que Joci Piccini assume o comando do Executivo Municipal na atual gestão (2025–2028). Em sua fala, ele reafirmou o compromisso com a continuidade dos trabalhos e o andamento dos projetos em execução.
“Assumo a Prefeitura com o compromisso, sempre, de garantir a continuidade das políticas e projetos que estão transformando nossa cidade. Seguimos com responsabilidade e dedicação, fortalecendo o propósito de fazer de Lucas do Rio Verde uma cidade cada vez mais moderna e sustentável”, ressaltou o vice-prefeito.
 
																	
																															Lucas do Rio Verde
Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde
 
														A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde reuniu, nesta sexta-feira (31), representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica para apresentar resultados das ações realizadas até o mês de agosto e discutir novas estratégias de prevenção e proteção às mulheres. O encontro ocorreu em um momento de forte comoção, após o registro de mais um caso de feminicídio no município, ocorrido na última quarta-feira (29).
Participaram representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, do Comitê Mulher Sicredi, da Escola Técnica Estadual (CETT), além de entidades como a Associação de Mulheres em Busca de Cidadania e demais lideranças comunitárias e civis engajadas na causa.
Durante o encontro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, reiterou que o Município tem investido em políticas públicas voltadas à prevenção e acolhimento das vítimas. Ela lembrou a criação do Núcleo de Atendimento às Mulheres, o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha e a atuação conjunta com a Guarda Municipal e demais forças de segurança. “A Prefeitura está 24 horas pensando em políticas que façam a diferença. É um processo contínuo, que exige tempo e engajamento de toda a sociedade. Com a união de esforços conseguiremos reduzir esse problema tão grave que é a violência no nosso país”, afirmou.
      								 
  								
(Foto: Ascom Prefeitura/Maiza Santos)
A secretária também destacou a importância da denúncia e do uso dos mecanismos de proteção disponíveis. “As mulheres precisam buscar ajuda e utilizar os instrumentos que temos, como a medida protetiva e o botão do pânico, que já ajudaram a salvar vidas em nosso município”, reforçou.
Além disso, Janice enfatizou que a independência financeira é um passo essencial para romper ciclos de violência. “No CRAM estamos oferecendo cursos profissionalizantes e pensando em novas qualificações para que as mulheres possam cuidar de suas vidas sem depender de seus agressores. Queremos que homens e mulheres andem juntos, mas com respeito e autonomia”, completou.
A coordenadora de Desenvolvimento Social da Escola Técnica Estadual, Adriana Camargo, destacou a importância de trabalhar a conscientização desde cedo, dentro das escolas. “Temos o programa Mulheres Mil para fortalecer as mulheres, mas entendemos que é muito importante trabalhar os jovens, principalmente os meninos, para que se tornem homens que respeitam as mulheres. Estamos levando essa discussão para dentro das disciplinas e ampliando os cursos em todas as escolas de ensino médio”, explicou.
Representando o Legislativo, a vereadora Débora Carneiro, presidente da Procuradoria da Mulher, reforçou a necessidade de atuação conjunta. “Precisamos sair do comum e atuar com mais força nessa questão. Lucas do Rio Verde vive um momento triste, mas também de aprendizado. Não é cada um trabalhando na sua caixa, é todo mundo junto. É assim que se faz segurança pública”, ressaltou.
O setor privado também marcou presença. A arquiteta Michele Dresch, representante do Comitê Mulher Sicredi, destacou o papel do cooperativismo no empoderamento feminino. “O Sicredi disponibiliza uma plataforma com diversos cursos para capacitar mulheres. Nosso objetivo é torná-las protagonistas e líderes dentro das comunidades. Participar dessas ações é uma forma de levar fortalecimento e conhecimento para mais pessoas”, afirmou.
Durante o encontro, a equipe da rede apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. E apresentou as próximas ações que serão realizadas, entre elas estão a cartilha “Rompendo o Silêncio”, o bazar beneficente, a palestra “Empreendedorismo Digital e Autoestima” com Maysa Leão, além de novas parcerias, incluindo capacitações com motoristas de aplicativo e o projeto “Salão da Lena”, que promoverá diálogos com homens sobre prevenção à violência doméstica.
O encontro foi encerrado com o compromisso das instituições de manter a Rede de Enfrentamento ativa e integrada, reforçando o engajamento coletivo em defesa da vida e dos direitos das mulheres em Lucas do Rio Verde.
- 
																	   POLÍCIA5 dias atrás POLÍCIA5 dias atrásMenino morre após ser atingido por linha com cerol; VÍDEO 
- 
																	   POLÍCIA5 dias atrás POLÍCIA5 dias atrásFamília é feita refém e agredida durante assalto a residência 
- 
																	   AGRO7 dias atrás AGRO7 dias atrásPreços do boi gordo sobem em parte do país com escalas de abate mais curtas 
- 
																	   POLÍTICA5 dias atrás POLÍTICA5 dias atrásWellington diz que Janaína não é obstáculo para aliança MDB/PL 
 
								

 
																	

 
											 
											 
											 
											 
											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
								