CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

MT apresenta tecnologias de combate ao desmatamento para embaixador do Reino Unido

Publicados

CIDADES

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan conheceu as tecnologias utilizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no combate ao desmatamento em Mato Grosso. Ele esteve na sede da Sema na última quinta-feira (25), quando foi recepcionado pela secretária Mauren Lazzaretti e os secretários adjuntos Luciano Bertinatto, de Gestão Ambiental e Valdinei Valério, de Administração Sistêmica.

Na visita, o embaixador conheceu a Superintendência de Fiscalização, Coordenadoria de Licenciamento, Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental e Data Center.

A secretária Mauren destacou o empenho da Sema em aumentar a transparência e acesso aos dados. “É muito importante que as informações estejam disponíveis, hoje temos atos finais divulgados, mas o objetivo é que todo processo seja acessível. Nossa meta é o aprimoramento em segurança da informação, eficiência e rapidez”.

Mauren também explicou o sistema digital desenvolvido na Sema, que descreveu como um projeto de desenvolvimento sustentável com foco em monitoramento.

A comitiva era formada por Luisa Moreira e Katerina Elias Trostmann, membros da embaixada do Reino Unido e Rita Chiletto, assessora de Assuntos Internacionais de Mato Grosso. Todos receberam explicações sobre fiscalização de desmatamento, monitoramento e manejo florestal sustentável. Também tiraram dúvidas sobre como é realizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Visita embaixador Reino Unido – Foto por: Sema/MT

Na Coordenadoria de Geoprocessamento, eles conheceram o novo serviço de imagens por satélite para monitoramento preventivo, com melhor resolução. “Será um sistema de imagens diárias, que poderão ser observadas no momento do desmate. É uma ferramenta preventiva, que gera alertas de desmatamento e auxilia o trabalho de fiscalização”, afirmou a secretaria adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto.

Leia Também:  Prefeito decide gastar mais de R$ 2 milhões com shows em MT

O embaixador avaliou ser fascinante ver a tecnologia que está sendo utilizada para mudar a metodologia de analisar o desmatamento passando para um método mais preventivo.

“É fantástico ver que o investimento que os países estão fazendo aqui realmente estão tomando forma e tendo efeito no combate ao desmatamento, que era descoberto depois que ocorria e agora será mais preventivo. Incrível conhecer um time tão capacitado e dedicado. As pessoas aqui estão realmente fazendo as coisas funcionarem sob uma liderança política muito forte”.

Fonte: MinutoMT com Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cuiabá

Cerca de 20 mil pessoas visitaram a 1ª Feira de Produtores da Agricultura Familiar na Praça Alencastro

Publicados

em

A 1ª edição da Feira de Produtores da Agricultura Familiar registrou resultados acima do esperado pela comissão organizadora. O evento, que ocorreu na Praça Alencastro, reuniu mais de vinte mil visitantes e arrecadou quase R$ 50 mil, mesmo com horário de comercialização reduzido devido à chuva. O festival aconteceu na última quarta-feira (19) e contou com a participação de cerca de 45 produtores da Baixada Cuiabana. A iniciativa é da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que coordena as ações do Programa Agro da Gente, implantado pela gestão Emanuel Pinheiro. 

Para Maria Antônia, produtora do setor de frutas, verduras e legumes, o resultado foi satisfatório. “Meus produtos são orgânicos, naturais e vendidos a preços acessíveis. Em menos de 4 horas de feira, já tinha vendido mais de 75% de toda a mercadoria oferecida. Já estamos aguardando a segunda edição desta feira”, pontuou a comerciante do Distrito de Aguaçu.

A feira contou com 45 expositores, que comercializaram produtos feitos a partir da matéria-prima do leite, como queijos, doces e cremes. O evento também recebeu produtores de hortifrutigranjeiros, com opções de frutas, legumes e verduras, bem como representantes da cadeia da apicultura, que venderam mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.

Leia Também:  Botelho pede reflexão sobre escalada de feminicídios em MT

O evento confirma um compromisso contínuo com o fortalecimento da agricultura familiar em nossa região. E demonstra os resultados satisfatórios promovidos pelo Programa Agro da Gente, instituído pela Lei 6.809/2022, um conjunto de diretrizes que visa dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas da zona rural do Município de Cuiabá, e orientar o acesso aos programas de aquisição de alimentos em nível federal, estadual ou municipal.

“Para o primeiro evento, o resultado foi mais do que satisfatório, mesmo com a intercorrência da chuva, que acarretou a diminuição do horário da feira, que estava programada para encerrar às 14h30. Estamos felizes com a repercussão que o evento alcançou e já nos preparamos para a segunda edição com mais produtores assistidos pelo Agro da Gente”, pontuou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Durante a ação, houve a assinatura do termo de cooperação em parceria com a Energisa, para a regularização do fornecimento de energia elétrica das feiras livres, gastronômicas e de artesanato do Município de Cuiabá, visando garantir a qualidade, conforto e dignidade para os feirantes da capital.

Leia Também:  Marina cobra IBAMA para responder Governo de MT até dia 26

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA