A morte do deputado estadual de Mato Grosso, Silvio Fávero (PSL), aos 54 anos, em decorrência da Covid-19, especulada desde a manhã, foi confirmada no início desta tarde de sábado (13), uma semana depois de sua transferência para um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Amecor, em Cuiabá.
Ele sofreu uma infecção generalizada enquanto estava intubado tentando se recuperar da doença causada pelo coronavírus. Em nota, a assessoria do parlamentar explicou que seu quadro de saúde se agravou nesta madrugada chegando, no início da tarde deste sábado, ao quadro de infecção generalizada.
“A família do deputado estadual Silvio Fávero agradece por todas as orações e manifestações positivas pelo pai, filho, marido, amigo, servidor Silvio Fávero, que deixa um grande legado de trabalho, alegria e amor pela vida por onde passou. Silvio Fávero deixa muitos amigos, muitos serviços prestados por Mato Grosso, sua mãe Angélica, esposa Katia e três filhos: Gabriel, Gustavo e João Ricardo”, diz o comunicado.
Na Assembleia Legislativa, até o momento 16 deputados foram infectados pela Covid-19. Fávero é o primeiro a sofrer complicações que evolui para óbito. Sua cadeira será ocupada pelo então suplente Gilberto Catani, também do PSL, que obteve 11.629 votos no pleito de 2018.
Todavia, em virtude da desfiliação de Catani, que hoje está no PRTB, o caso pode parar até na justiça. Caso a cadeira obrigatoriamente tenha de ficar com o PSL, quem herdaria seria o empresário Emílio Populo Souza Machado, de Juína, que obteve pouco mais de 6 mil votos.
Desenvolvimento da doença
Desde então permanecia internado num leito de UTI, mas vinha apresentado piora em seu quadro de saúde.
Colegas lamentam morte de Fávero
Nas redes sociais, colegas parlamentares já começaram a prestar condolências e divulgar notas de pesar pelo falecimento de Fávero que exercia seu primeiro mandato como deputado estadual.
A deputada Janaina Riva (MDB), única mulher no Legislativo Estadual publicou uma foto ao lado de Silvio Fávero com um filtro em preto e branco sobre a imagem. “É com essa alegria e sorriso no rosto que vamos lembrar de você, nosso amigo Silvio. Um servidor que no seu primeiro mandato Assembleia foi um dos deputados mais atuantes do parlamento”, escreveu a parlamentar, no início do seu comunicado.
A presidente estadual do PSL Mulher, Ana Paula conversou com exclusividade com a redação do MINUTOMT e manifestou a tristeza com a perda do amigo parlamentar, e fez questão de destacar a humildade, a integridade e o compromisso de Silvio Fávero com os menos favorecidos. “Grande perda para Mato Grosso”, finalizou Ana.
Lúdio Cabral (PT) também externou, em nota, o pesar pelo falecimento do colega de parlamento. “É com muito pesar que recebemos a notícia da morte do deputado estadual Silvio Fávero, neste sábado (13). O bom humor e a espontaneidade eram sua marca registrada. E mesmo com as diferenças ideológicas, muitas pautas nos uniram. Nossa solidariedade à família e aos amigos. Que Deus conforte seus corações e de todas as famílias de vítimas da covid-19”, destacou Lúdio.
Com informações do Portal de Notícias NMT