CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

Primavera do Leste dá mais um passo para se tornar um polo aeronáutico

Publicados

CIDADES

Primavera do Leste avança para o desenvolvimento. Nesta quinta-feira (30) foi lançada a obra de reforma do hangar onde ocorrerão os cursos de Torneiro Mecânico e o curso de Técnico de Manutenção de Aeronaves. A iniciativa é uma parceria através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Primavera do Leste, Ministério Público, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Primacredi e Sindicato Rural. A Câmara Municipal também tem participação porque autorizou que o município fizesse a cessão do hangar para a IFMT, pelo período de 10 anos.

O curso de Torneiro Mecânico será destinado a jovens infratores de Primavera do Leste. Durante o período de cinco anos, a ideia é contemplar 120 alunos por ano, totalizando uma quantia de 600 jovens formados. Com o curso de Manutenção de Aeronaves, o IFMT passa a ofertar, gratuitamente, curso técnico que irá levar para o mercado de trabalho centenas de pessoas que, sem essa oportunidade, talvez não teriam acesso a um curso profissionalizante. A expectativa é formar 35 alunos por ano nessa área.

Essa iniciativa também coloca Primavera do Leste em destaque como um polo aeronáutico, referência para toda a nação. A cidade tem a maior frota de avião agrícola do Brasil e é um local propício para formar profissionais, não somente para atuar no município, mas também em diversas cidades de Mato Grosso.

Para a estrutura do curso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) doou quatro aeronaves e sete novos laboratórios estão sendo montados nas dependências do IFMT. Para a reforma do hangar a Prefeitura de Primavera do Leste está investindo mais de R$ 217 mil, e a IFMT mais R$ 589 mil para organizar adequar o ambiente nos moldes do Instituto e oferecer toda a acessibilidade necessária, além de atender as recomendações da ANAC.

Para o vereador Manoel Mazzutti, representante da Câmara Municipal de Primavera do Leste, a Prefeitura tem conduzido os investimentos na área da educação com várias frentes abertas de escolas e creches e também de cursos profissionalizantes. “E a câmara deu um passo importante aprovando o projeto de cedência desse espaço para a IFMT que é, talvez, a instituição de ensino mais importante que temos em Primavera do Leste”.

O presidente do Primacredi, Jorge Mira, avalia como positivo esse acordo entre as entidades. “Uma brilhante parceria que trará, certamente, progresso para Primavera do Leste”. O promotor de justiça Adriano Alves concorda com Mira e acrescenta que “será um local que vai propiciar a formação e qualificação de pessoas mais carentes, por ser público e, assim, poder inserir filhos de pessoas que não teriam condição de pagar uma faculdade. São cursos de extrema qualificação, o primeiro do Centro-oeste, num município como esse que tem várias aeronaves de pequeno porte para que as pessoas daqui se qualifique para trabalhar não só aqui mas em várias cidades do Estado de Mato Grosso”, afirma o promotor.

Já o diretor-geral do IFMT – polo Primavera do Leste, Dimorvan Brescancim, explica que a primeira parte do curso de aeronáutica trará a formação de mecânicos na área de células, que faz parte da estrutura do avião. O segundo estágio lida com a parte eletrônica do avião e depois o estudo será direcionado para as partes das turbinas e motores dos aviões. “Com certeza vai irradiar uma mão de obra qualificada disponível que fará com que esse setor cresça em Primavera e na região” comenta o diretor.

E o reitor da IFMT, Willian de Paula, diz que “essa é mais uma realização de sonhos e projetos que saem do papel graças aos parceiros que temos, e a gestão municipal que não mede esforços. A gente percebe em todas as ações, não só envolvendo a IFMT, mas para todos primaverenses, a preocupação da administração pública com a educação”, finaliza o reitor.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Sorriso

Prefeitura de Sorriso se solidariza a cidade de Tapurah pela tragédia que ceifou a vida de quatro funcionárias da Assistência Social

Publicados

em

Administração Pública de Sorriso se solidariza com a Prefeitura de Tapurah, população, familiares e amigos por ocasião do falecimento das quatro servidoras municipais Vanessa Brunetto Magri (secretária de Assistência Social), Debora Cristina Santos (coordenadora do Creas), Sandra Bourscheit (assistente social) e Amalia Emile da Cruz Silva (psicóloga).

As funcionárias da Assistência Social transitavam em uma caminhonete Toyota Hilux pela rodovia 249, rumo a Tangará da Serra, quando colidiram com uma carreta Scania carregada com milho.

O prefeito, Odair Cesar Nunes, através de nota, confirmou os nomes e decretou Luto Oficial de três dias, na cidade, como sinal de profundo pesar e respeito em memória das servidoras.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA