A primeira dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou nesta quinta-feira (31), a convite da primeira dama de Rondonópolis, Neuma de Moraes, projetos sociais do 3º Batalhão de Bombeiros Militares de Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá). Cerca de 1500 crianças e adolescentes são atendidas pela unidade em parceria com a prefeitura do município.
Durante a visita, a primeira dama de Rondonópolis, Neuma de Moraes, a Secretária de Educação do município, Carmen Garcia Monteiro, a Secretária de Promoção e Assistência Social, Iriana Aparecida Cardoso e a Presidente do Conselho Municipal da Mulher, Mariuva Valentin, acompanharam a esposa do governador.
Sobre os Projetos
Os projetos sociais do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis atendem, há pelo menos 20 anos, crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino. Ao todo, 1500 crianças e adolescentes participam de oficinas culturais nas quais aprendem técnicas da música, futebol e caratê.
O 3º batalhão, fica na Avenida Bandeirantes, região da Vila Operária. Além atender nesta unidade, o projeto, por meio da arte marcial caratê, também acolhe crianças e adolescentes em outros 15 polos espalhados pela cidade.
Para o coordenador dos projetos sociais do 3º batalhão, Antônio Roberto de Souza, a formação de crianças e adolescentes por meio da arte física e musical auxiliam as famílias na educação dos filhos. “A visão do comando, desde sua fundação, quando o Coronel Bonoto fundou os projetos, é a formação do cidadão de bem. Nós estamos aqui para auxiliar famílias naquele momento que a criança não está em sala de aula, para que ela possa vir para os projetos e preencher seu tempo de maneira que forma um bom cidadão para nossa sociedade. ”
Inclusão Social
Além de transformar vidas, o projeto também inclui crianças e adolescentes especiais. É o caso do Rogério de Jesus Ribeiro, que tem dificuldades de coordenação motora. Ele começou a participar da oficina de caratê aos 12 anos, hoje está com 42 anos. O gosto e paixão pela arte marcial faz com que ele frequente até hoje, aos 42 anos, a oficina de caratê.

Para a mãe do Rogério, Maria Rosa Ribeiro, as mudanças na vida do filho foram significativas. “ O projeto veio de encontro com nossas necessidades. O Rogério tinha dificuldade de coordenação motora e física. A partir do momento que ele começou a participar do projeto eu senti diferença em tudo na vida dele. Principalmente na socialização, por que era uma criança super discriminada e os professores ensinam as crianças a socializar-se. E para mim isso é gratificante. Eu só tenho que agradecer o 3º Batalhão do corpo de bombeiros”.
“Então isso se tornou uma família”
O Lucas Augusto Soares também tem um longo histórico com o projeto de música do 3º batalhão. Ele fez parte, quando criança, de uma das primeiras turmas de música. Hoje, aos 22 anos, ainda participa da oficina e ajuda a professora e colegas a transmitir conhecimentos da arte musical.

“Para mim o projeto de música é como se fosse uma família. A gente inicia, mas se não quiser sair, não sai, permanece aqui. Então isso se tornou uma família. Todos estão junto, todos participam, todos querem tocar e crescer juntos”, Disse Lucas Soares.
Avaliação da primeira dama
A primeira dama de Mato Grosso disse que ficou honrada com o convite para conhecer o projeto e disse que vai estudar, junto a secretária de Estado Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Rosamaria Carvalho, maneiras de como a gestão Mendes pode ajudar.
“Fui uma honra ser convidada para vir conhecer este projeto. É um projeto que proporciona um trabalho muito bonito com as crianças aqui, em relação ao cuidado com elas. Estou muito feliz de estar aqui e agradeço a primeira dama e aos bombeiros pelo convite”, disse Virginia Mendes.
TV MINUTOMT
Como participar dos projetos?
Para participar dos projetos é necessário que a criança ou o adolescente esteja matriculado em alguma unidade de ensino, seja ela pública ou particular. O período das inscrições geralmente geralmente são no inicio do ano, mas os responsáveis também podem manifestar interesse pela lista de espera.
Endereço do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros
Avenida Bandeirantes, s/nº, Vila Operária – Rondonópolis / MT
Telefone (66) 3411 – 5174