O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Cláudio da Farmácia (MDB), juntamente com os vereadores Batista da Coder (SD), Orestes Miraglia (SD), Elton Mazette (PSC), João Mototáxi , Subtenente Guinancio (PSDB), Vilmar Pimentel (SD), e a Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis, Nívea Calzolari, visitaram na tarde desta segunda-feira (16) a área onde a Coder poderá ser instalada.
O Projeto de Lei é do Poder Executivo, e chegou na Casa de Leis nesta tarde, e versa sobre a autorização para o Executivo realizar a permissão de uso gratuito com encargos, de bem público municipal a título contínuo. Trata-se de uma área de seis hectares, que foi de propriedade de uma empresa que não atendeu as demandas judiciais, e a área retornou ao município, e agora poderá ser o novo local para a instalação das estruturas e usinas da Companhia.
O projeto será lido na Sessão Ordinária desta quarta-feira (18), a partir das 13h30 na Câmara Municipal de Vereadores.

“Naquilo que for positivo para o município, o prefeito pode contar com o poder legislativo, os vereadores vão estar sempre a favor do que for melhor pra cidade”, destaca o presidente da Casa de Leis, Cláudio da Farmácia (MDB).
A nova área vai permitir a implantação de novos serviços, o que pode provocar um aumento na sua receita. Nos últimos 20 anos a empresa tem tido déficits financeiros crescentes. Em 2018, o prefeito Zé do Pátio (SD) chegou a avaliar a possibilidade de desativar a companhia.
SOBRE A CODER
A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis é uma empresa de economia mista especializada na realização de obras e serviços públicos e privados.
Ela foi criada pela Lei Municipal nº 523, de 08 de julho de 1977 e, diferente das secretarias e autarquias, não tem orçamento próprio. Só pode executar trabalhos mediante contratos firmados com a Prefeitura ou terceiros.
Entre as atividades exercidas atualmente estão a realização de serviços como a limpeza de ruas e logradouros públicos; manutenção e ampliação da rede de iluminação, urbanismo e conservação do patrimônio público.
A empresa também realiza obras de recuperação e pavimentação de vias públicas, implantação de galerias e construções. Na atual gestão a empresa tem atendido exclusivamente a Prefeitura de Rondonópolis, mediante contratos firmados com as secretarias e autarquias municipais – principalmente o Sanear e as secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente.
A CODER tem um Conselho de Administração e é gerida por uma diretoria composta por um presidente, um diretor administrativo, um diretor financeiro e um diretor técnico. Estes diretores são indicados pelo prefeito e têm os nomes aprovados pelo Conselho. No caso do diretor-presidente há ainda uma sabatina prévia feita pela Câmara Municipal.