CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

Rondonópolis | Procon notifica escolas sobre produtos proibidos na lista de material escolar

Publicados

CIDADES

Fim de um ano e início de outro levam os pais a já se prepararem para fazer as matrículas dos filhos nas escolas. Junto com essa obrigação vem a compra do material escolar. Pensando nisso e para prevenir qualquer equívoco na inclusão de produtos indevidos na listagem, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Rondonópolis se antecipou à elaboração dessa relação pelos estabelecimentos escolares.

O órgão visita, desde sexta-feira (6) escolas particulares para lembrá-las das exigências legais e notificá-las. Dentro de dez dias após a notificação, as instituições precisam apresentar a tabela com os itens solicitados ao órgão para que este verifique se ela está de acordo com as exigências da lei 12.886/13, que dispõe sobre a nulidade de cláusula contratual que obrigue o contratante a pagamento adicional ou a fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo.

Procon

“Em uma atitude preventiva para preservar o direito dos pais e, também, garantir sua economia, evitando que eles gastem desnecessariamente, uma equipe de fiscais do Procon está indo às escolas para orientá-las sobre como elaborar a lista de material escolar, indicando-lhes que há itens que não podem ser solicitados”, comenta a fiscal do Procon, Lúcia Melo. Essa ação acontece até o final desta semana e notificou, somente na sexta-feira, seis escolas. Ao todo, 21 escolas particulares do município vão contar com a presença da fiscalização do Procon.

Utilizados por todos os estudantes e disponíveis em locais ou atividades coletivas, os produtos de uso comum que incluem, por exemplo, papel higiênico, copo descartável e caneta de lousa não podem ser exigidos. Ainda são vetados materiais de limpeza como desinfetantes, álcool e sabão em barra.

“O custo com materiais para a prestação do serviço que a instituição escolar oferece deve estar incluído no cálculo das mensalidades. Mesmo porque, já existe um adicional anual, pois todo ano tem reajuste nos valores cobrados pelo ensino ofertado”, destaca Lúcia. Ela ressalta que, caso os pais percebam o descumprimento da norma ao receberem a lista de material escolar, podem se encaminhar ao Procon para comunicar a infração. Outra opção é se dirigirem ao posto de atendimento o órgão no Ganha Tempo.

Serviço

Localizado na Rua Rio Branco 2.102, Jardim Guanabara, o Procon é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 12h às 18 horas. O órgão atende pelos telefones 3411-5295 e 3411-5297. Já o Ganha Tempo fica na Rua João Pessoa 802, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.

Seguem abaixo alguns itens que não podem constar na lista de material escolar

Álcool. Água mineral. Agenda escolar específica da escola. Algodão. Argila. Balde de praia. Balões. Barbante. Bastão de cola quente. Bolas de sopro. Botões. Canetas para lousa. Canudinhos. Carimbo. CDs, DVDs e outras mídias. Clipes. Cola para isopor. Copos descartáveis. Cordão. Cotonetes. Desinfetante. Envelopes. Elastex. Esponja para pratos. Estêncil a álcool e óleo. E.V.A. Fantoche. Fita/cartucho/tonner para impressora. Fitas adesivas, decorativas ou dupla face. Fitilhos. Flanela. Feltro. Fita dupla face e fita durex em geral. Giz branco ou colorido. Garrafa para água. Gibi infantil. Glitter. Grampeador. Grampos para grampeador. Guardanapos. Isopor. Jogos em geral.

Lã. Lenços descartáveis. Linha. Livro de plástico para banho. Lixa em geral. Lustra Móveis. Maquiagem. Marcador para retroprojetor. Material de escritório. Material de limpeza. Medicamentos. Palito de dente, de picolé,para churrasco. Papel higiênico, de convite, de enrolar balas ou de ofício colorido. Pasta suspensa. Pen drive, cartões de memória, CD-R, VD-R ou outros produtos de mídia. Piloto para quadro branco. Pincéis para quadro. Pincel atômico. Plástico para classificador. Pratos descartáveis. Pregador de roupas. Produtos para construção civil (tinta, pincel, argamassa, cimento, dentre outros). Papel em geral (no limite de uma resma por aluno). Talheres. Sabão em barra. Sacos de plástico. Tintas em geral. TNT. Tonner para impressora. Trincha.

Por Redação MinutoMT (com assessoria)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que nesta sexta-feira (19), terá vacinação em horário estendido, das 17h às 20h30, em quatro unidades de saúde.

Os imunizantes disponíveis são: os de Gripe (crianças menores de 6 anos e grupos prioritários), Covid-19 (crianças menores de 5 anos e grupos prioritários) e de rotina (conforme calendário nacional).

As unidades que oferecerão as vacinas no horário estendido são: nas UBSs Parque das Américas, Bandeirantes, Jardim Primaveras e Jaime Seiti Fujii.

Todos precisam, obrigatoriamente, portar documento oficial com foto e carteira de vacina.

Grupo prioritário da Gripe:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

Trabalhadores da Saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Trabalhadores da Educação;

Idosos com 60 anos ou mais;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Pessoas com comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Indígenas vivendo fora de terra indígena

A vacina é somente contraindicada para menores de seis meses de idade e para pessoas com histórico de reações alérgicas e anafilaxia grave a doses anteriores.

Grupo prioritário da Covid-19:

Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA