Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura de Sinop realiza ação especial do Bolsa Família neste sábado (19) no Jardim Boa Esperança

Publicados

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, realiza neste sábado (19) uma ação especial itinerante do Programa Bolsa Família no Jardim Boa Esperança. O atendimento será realizado das 8h às 16h30, na UBS Edina Camilo de Souza, localizada na Rua Padre Antônio Haidler, nº 1.540, Jardim Boa Esperança.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos beneficiários aos serviços necessários para o acompanhamento das famílias inscritas no programa federal, aproximando os atendimentos da população e contribuindo para a manutenção da regularidade do benefício.

Durante a ação, serão ofertados serviços de pesagem, vacinação e coleta de preventivo, ampliando o atendimento de saúde aos moradores que participarem da programação.

A atualização do acompanhamento de saúde integra as condicionalidades do Bolsa Família e é importante para a permanência das famílias no programa. Por isso, a orientação é que os beneficiários aproveitem a ação para colocar em dia os procedimentos necessários.

Para o atendimento, é indispensável apresentar a documentação necessária: RG, CPF, certidão de nascimento, CNH, número do NIS e cartão de vacinação. A apresentação dos documentos contribui para a conferência e atualização dos registros.

Leia Também:  Sinop sedia capacitação regional que reúne profissionais de 15 municípios para fortalecer acompanhamento do Bolsa Família

Além da pesagem, a equipe de saúde fará a verificação da situação vacinal e a aplicação das doses indicadas, conforme a faixa etária e o histórico registrado no cartão de vacinação. A coleta de preventivo também estará disponível durante o período da ação.

A ação integra as estratégias da Prefeitura de Sinop para descentralizar e aproximar os serviços públicos da população, especialmente para famílias que encontram dificuldades para comparecer às unidades durante os dias úteis.

Serviço

Ação especial itinerante – Programa Bolsa Família

Data: sábado (19/09)
Horário: das 8h às 16h30
Local: UBS Boa Esperança – Rua Padre Antônio Haidler, nº 1540, Jardim Boa Esperança
Serviços: pesagem, vacinação e coleta de preventivo
Documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, CNH, número do NIS e cartão de vacinação

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Dia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop

Publicados

em

Cerca de 560 pessoas participaram na manhã deste sábado (19) da “Imersão Dia da Árvore”, no Parque Natural Municipal Florestal (PNMF) de Sinop. A ação foi promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio do projeto Meio Ambiente Itinerante, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com iniciativa da Inpasa e participação de diversos parceiros. A programação ocorreu em celebração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

O evento reuniu atividades de educação ambiental, trilhas ecológicas, plantio de árvores, pilates adaptado, ações recreativas, distribuição e sorteio de brindes, além de atividades voltadas ao contato com a natureza. A proposta foi reunir públicos de diferentes idades e apresentar informações sobre a importância da conservação das áreas verdes e da biodiversidade.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, destacou a importância do Parque Florestal para Sinop e a relação da programação com a preservação ambiental. “Hoje é um dia muito especial porque estamos comemorando o Dia da Árvore no Parque Florestal, que é um cartão-postal de Sinop. Somos a 14ª cidade mais arborizada do Brasil e a 1ª cidade mais arborizada de Mato Grosso e a ideia deste momento é mostrar para a população que vale a pena plantar árvore e que vale a pena preservar para que a gente possa conviver num ambiente arborizado e gostoso como este, onde as famílias vêm contemplar e passear. Estamos com todos os nossos parceiros do Meio Ambiente Itinerante, como Marinha, Bombeiros, Inpasa, Sinop Energia e muitos outros, para comemorarmos juntos esse momento”, afirmou.

A programação permitiu que crianças e famílias tivessem contato com o espaço de preservação. Davi Pires, de 9 anos, contou o que mais gosta no parque e destacou as atividades que costuma realizar no local. “Gosto muito do parque. Eu gosto dos brinquedos e também de tudo que tem aqui. Eu também gosto de ver o rio e de fazer caminhada na floresta”, disse.

Heloisa Cuchi, de 9 anos, também participou das atividades e destacou a trilha ecológica e a importância dos cuidados com a natureza. “Eu gostei de vir, foi muito legal. Nós brincamos um monte já. Participei da trilha, achei legal, só um pouquinho pequena. Eu já tinha vindo aqui no parque e gosto de vir brincar e ver os bichos. Nós temos que cuidar bastante e não queimar as árvores. Cuidar também sobre muitas coisas e sobre os animais. Quando queima alguma coisa, os animais podem ficar muito mal”, afirmou.

Leia Também:  Sinop sedia capacitação regional que reúne profissionais de 15 municípios para fortalecer acompanhamento do Bolsa Família

Para Júlia Ribeiro, a atividade também teve um significado especial pela oportunidade de levar o filho Noah, que é autista, para um contato mais próximo com a natureza. “Eu vim com o meu filho que é autista e eu estou achando legal. Ele nunca teve contato com a natureza, para ele está sendo a primeira vez, e está sendo uma experiência legal com os animais. Está sendo um dia bem tranquilo e interessante”, relatou.

Meio Ambiente Itinerante

O projeto Meio Ambiente Itinerante é idealizado pela Prefeitura de Sinop e conta com a participação da Inpasa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop, EcoSupply, Sanorte, Unifasipe, Águas de Sinop, Sinop Energia, Polícia Militar, Grupo Canãa Norte, Reciclamos, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Ambiental, Via Brasil, Pacaembu Construtora, Disk Entulho J.testa e Grupo Energisa.

O especialista em Sustentabilidade da Inpasa, Amarildo Canali, ressaltou a importância da união entre instituições públicas e privadas para a realização da programação. “Para nós da Inpasa é muito importante reunirmos todos os parceiros do projeto do Meio Ambiente para celebrar esse dia tão importante. 21 de setembro, Dia da Árvore, é uma data que deve ser celebrada e lembrada e nada melhor do que reunirmos todos esses parceiros aqui. Preservar agora é garantir o futuro para amanhã, não só para nós, mas para nossas crianças, para todo o contexto global em si. Sinop é referência na questão de arborização, nada mais justo que estarmos aqui no Parque Florestal, que representa tanto para o município e também para a região”, explicou.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou da programação com estudantes e atividades voltadas ao conhecimento da biodiversidade do Parque Florestal. A professora Larissa Cavalheiro explicou que o público teve acesso a trilhas e materiais sobre espécies da fauna e da flora. “A UFMT está participando com os alunos nas trilhas. Fizemos trilhas de caminhada para explicar um pouquinho da biodiversidade do parque. A UFMT também trouxe os estandes com os animais empalhados e material vegetal, com plantinhas diferentes e diversos frutos. Trouxemos a nossa coleção de cobras para despertar um pouco mais de curiosidade. Nada melhor que trazer a nossa biodiversidade para a contemplação e mostrar explicando os cuidados com o meio ambiente”, afirmou.

Leia Também:  Festival de Praia reúne famílias, atrai turistas e encerra cinco dias de programação com show de Xanddy Harmonia

A Águas de Sinop também participou da programação. A analista social da empresa, Anna Júlia Marchi, destacou a continuidade da parceria no projeto. “Nós da Águas de Sinop estamos presentes nesta edição especial do Meio Ambiente Itinerante em comemoração ao Dia da Árvore. É um projeto muito importante que vem ocorrendo durante o ano e nós estamos desde o início do projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente trazendo isso que é de extrema importância: educação ambiental tanto para as crianças quanto para os adultos”, disse.

Parque Florestal

Com mais de 100 hectares de mata nativa preservada, o Parque Natural Municipal Florestal é um dos principais espaços de conservação da biodiversidade de Sinop. O parque abriga espécies de plantas, aves e mamíferos. A secretária Rúbia Naves reforçou o convite para que a população visite o Parque Florestal e aproveite o espaço para lazer, contato com a natureza e convivência familiar. “O Parque Florestal está aberto às sextas, sábados e domingos para visitação, das 8h às 17h. E temos uma novidade muito boa: vamos entregar para a população a inauguração da calçada do parque. Uma calçada onde as pessoas vão poder caminhar e passar o final de tarde com a família. Convidamos todos para visitar o Parque Florestal. Venham contemplar a natureza! É muito importante termos espaço como este dentro do nosso município. As pessoas que às vezes não conhecem o que é uma unidade de conservação ficam encantadas em poder contemplar na área central da nossa cidade um local assim tão bonito como o Parque Florestal de Sinop”, afirmou.

O Parque Florestal funciona para visitação pública de sexta-feira a domingo, das 8h às 17h, sem interrupção para almoço, com entrada gratuita. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para limpeza e manutenção. Às terças, quartas e quintas-feiras, o local recebe visitas agendadas de escolas, grupos turísticos e pesquisadores. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (66) 99651-2891.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA