CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sorriso

Servidores estudam detalhes da reforma tributária

Publicados

Sorriso

Especialista no assunto abordou as principais alterações propostas pela Emenda 132

Servidores da Prefeitura, que integram os quadros da Secretaria de Fazenda (Semfaz) e da Controladoria Geral do Município (CGM), participaram, nas tardes de segunda e terça-feira (29 e 30 de abril), de um curso sobre a reforma tributária. Ministrado pelo Centro Interamericano de Administração Pública (CIAP), o curso “Reforma Tributária, uma abordagem municipalista, completa, prática e objetiva” teve como foco partilhar com os servidores as mudanças propostas pela reforma tributária, como é o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), como fica o atual Imposto Sobre Serviço (ISS), de que forma está se dando a transição entre o antigo e o novo imposto, assim como foi avaliado o cenário atual, o de transição e o cenário final da reforma tributária.

“A melhor forma de nos prepararmos para este processo de mudança é estudar tudo o que está sendo posto, avaliando cada mudança, sempre de forma coletiva, o que permite ampliar a análise e garantir o alinhamento à nova legislação”, destaca o secretário-adjunto de Fazenda, Miraldo de Souza.

Leia Também:  Para seguir com obra, será necessário fazer um desvio na Linha Celeste

Como forma de otimizar recursos, facilitar a logística e garantir a ampla participação de servidores, a Prefeitura contratou a formação “in loco”, realizada no auditório da Secretaria da Cidade (Semcid). “Por ser um tema de extrema relevância, e que demanda um longo período de estudo e gradativa implantação de mudanças, optamos por trazer um especialista para abordar este assunto de forma mais aprofundada”, complementa a coordenadora do Departamento de Tributação, Vanice Fronza.

Presidente do CIAP, o professor Carlos Antônio de Souza, reitera que o conteúdo programático do curso lista todas as mudanças que já podem começar a ser implementadas pela Prefeitura a partir da Emenda Constitucional 132, de 20/12/2023, com foco na otimização de receitas e mitigação de perdas.

Saiba mais:

O principal efeito da aprovação da emenda é a unificação, a partir de 2033, de cinco tributos — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — em uma cobrança única, que será dividida entre os níveis federal (CBS: Contribuição sobre Bens e Serviços) e estadual/municipal (IBS: Imposto sobre Bens e Serviços).

Leia Também:  No Rio de Janeiro, sorrisense conquista dois ouros no Meeting Paralímpico Loterias Caixa

Aumento ou diminuição

Para a concretização das mudanças, o Congresso Nacional ainda deverá aprovar, nos próximos anos, leis complementares para regulamentar as alterações trazidas pela emenda e para instituir a CBS e o IBS. A expectativa é que a mudança não gere uma cobrança maior de impostos aos brasileiros. Para tanto, foi criada uma “trava de referência”, para que os novos tributos possam ser diminuídos em 2030 e 2035, caso haja aumento da carga tributária proporcionalmente ao PIB.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Corporações de Sorriso se destacam na 1ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina

Publicados

em

23 jurados técnicos e um júri artístico avaliaram e pontuaram criteriosamente cada apresentação

Na última sexta-feira (10), os integrantes da Banda Musical Municipal de Sorriso (Bamus) e da Banda Municipal de Percussão Guerreiros do Sol receberam o resultado final da “1ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras”, organizada pela Associação Brasileira de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina (Abanfaesc) e pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF).

O professor e maestro Samuel Roque, de Joinville, fez uma live no YouTube para divulgar os resultados da disputa que, de acordo com o presidente da Abanfaesc, Gilberto Orsi, “reuniu 6.500 músicos da América Latina (Brasil, Venezuela, Equador, México, Colômbia, Argentina, Uruguai) e África (Nigéria), os quais enviaram um montante total de 345 vídeos”.

A Bamus, da Escola de Música São Domingos, regida pelo maestro Rondinelli de Souza Chaves, conquistou as seguintes premiações: 1º lugar Corpo Musical na categoria Banda Musical Infantil; 1° lugar Mór de Comando ficou com Bianca Toscano que conquistou também 3° lugar geral; o 3° lugar Pavilhão Nacional na categoria juvenil e 5° lugar de Baliza, na categoria fraldinha, com Maria Eduarda.

Já a Banda Guerreiros do Sol, sob comando do maestro Anderson Teixeira de Souza, conquistou o 1° lugar na categoria Banda de Percussão com instrumentos melódicos infanto juvenil; 2° lugar de Corpo Coreográfico Juvenil, 1° lugar em Baliza infanto juvenil com a aluna Yasmim Vitória Pereira da Silva, que conquistou também o 3° lugar no geral, com mais de 65 concorrentes.

Leia Também:  Equipe da Saúde estará na Praça das Fontes com ponto de imunizações durante a Corrida da Soja

Segundo a Coordenadora da Escola de Música, Rosecleia Pereira Santos, não conhecer os concorrentes foi um grande desafio para o grupo. “Sinceramente, eu não esperava ganhar tantos prêmios logo na primeira edição, principalmente em se tratando de um campeonato a nível Internacional. O concurso contou com mais de 54 corporações de toda América Latina. Estou muito orgulhosa e feliz pela conquista”.

O Maestro da Bamus Rondinelli, completou que a Escola de Música São Domingos “é um projeto social, onde através da música são transferidos valores sociais, civismo, ações de combate à criminalidade, apoio às escolas e às famílias”. “Competições como essa são excelentes oportunidades para esses alunos colocarem em prática o que aprendem todos os dias no polo, e terem contato com outras culturas”, diz.

De acordo com o Secretário da pasta de Cultura, Turismo e juventude, Salles Fernandes, “ao que perece, o objetivo da disputa foi de oferecer espaço aos talentos de nossa juventude e mostrar que as bandas e fanfarras ainda estão vivas”.

“Nessa edição, aprendemos que a diversidade cultural e o acesso ao campeonato só foram possíveis devido ao formato virtual. Olha que legal! Trata-se de um trabalho de extrema relevância, porque estamos lidando com as expectativas de crianças, jovens e adultos”, conclui.

Leia Também:  Semsep e parceiros se mobilizam para garantir segurança de participantes da 9.ª Corrida da Soja

“Vários prêmios serão enviados aos vencedores da competição, sendo eles trompetes, uniformes para Mór de comando e baliza, bastões, jogos de fitas, botas e dinheiro. Além disso, os alunos também receberão certificados”, conta Gilberto Orsi.

CATEGORIAS QUE SORRISO VENCEU NA COPA AMÉRICA DE FANFARRAS

BAMUS – INSTRUMENTAL (BANDA MUNICIPAL MUSICAL – ESCOLA DE MÚSICA SÃO DOMINGOS) 40 MEMBROS – REGIDA PELO MAESTRO RONDINELLI DE SOUZA CHAVES

1° LUGAR BANDA INSTRUMETAIS SOPRO CATEGORIA INFANTIL

1° LUGAR CAPITÃ MOR FEMININA CATEGORIA MIRIM – BIANCA TOSCANO

3° LUGAR CAPITÃ MOR FEMININA GERAL – BIANCA TOSCANO

3° LUGAR PAVILHÃO – CATEGORIA INFANTO JUVENIL

5° LUGAR BALIZA FEMININA CATEGORIA FRALDINHA GERAL – MARIA EDUARDA

BANDA DE PERCUSSÃO MUNICIPAL GUERREIROS DO SOL – 35 MEMBROS – REGIDA PELO MAESTRO ANDERSON PACIÊNCIA

1° LUGAR INFANTO JUVENIL

2° LUGAR BALIZA FEMININA CATEGORIA INFANTO JUVENIL – YASMIN VITORIA PEREIRA DA SILVA

2° LUGAR CORPO COREOGRÁFICO INFANTO JUVENIL

Texto: Carolina Lasco

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA