CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sorriso

Sorriso é destaque em site especializado em turismo náutico

Publicados

Sorriso

Sorriso, localizada no coração do Mato Grosso e conhecida como a Capital Nacional do Agronegócio, deu um passo estratégico em direção ao turismo ao realizar, em novembro, um Fórum de Turismo

Sorriso é um dos destaques do site Náutica, referência em turismo no Brasil.

Confira:

Sorriso, localizada no coração do Mato Grosso e conhecida como a Capital Nacional do Agronegócio, deu um passo estratégico em direção ao turismo ao realizar, em novembro, um Fórum de Turismo.

Em uma cidade que ostenta uma taxa de crescimento populacional de 20% ao ano e um impressionante aumento de 582,6% no PIB nominal na última década, surge uma pergunta intrigante: o que o maior produtor mundial de soja busca com o desenvolvimento turístico?

Embora o turismo de negócios já seja uma realidade consolidada na região, com uma ocupação hoteleira média de 80% nos dias úteis, o município vê no turismo de lazer um novo horizonte para diversificar suas atividades.

A turismóloga Tatiane Fernandez, ao apresentar cases de sucesso de agroturismo em Israel e Goiás, destacou o potencial de Sorriso em explorar novas facetas do turismo, aproveitando o cenário agrícola e o contato direto com o campo.

A ideia é ampliar a ocupação hoteleira e as atividades turísticas para os finais de semana, mas, curiosamente, essa expansão não é vista como uma necessidade econômica urgente.

Leia Também:  Prefeito recebe vereadores para dialogar sobre educação, habitação, infraestrutura e servidores

Papel do Turismo no Fortalecimento da Identidade Local

Em lugares onde o desenvolvimento urbano e econômico é acelerado, como Sorriso, o turismo oferece benefícios que vão além da simples geração de emprego e renda.

Ele pode melhorar a qualidade de vida da população ao fomentar o sentimento de pertencimento e fortalecer uma identidade local, aspectos importantes para uma cidade que atrai pessoas de diferentes regiões.

Esse senso de comunidade e valorização das características regionais, além de proporcionar segurança e estabilidade social, também auxilia na preservação do meio ambiente.

A Vocação Náutica e o Potencial Hídrico da Região

Integrante da região turística “Portal do Agronegócio”, que abrange também os municípios de Sinop (sede), Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Cláudia, Juína e Porto dos Gaúchos, Sorriso possui um rico cenário natural, marcado pelas bacias dos rios Amazonas e Paraguai.

Rios como o Araguaia, Xingu, Juruena e Teles Pires oferecem um ambiente propício para o turismo náutico e a segmentos que a Instância de Governança Regional (IGR) vê como subutilizados, mas com grande potencial para crescer.

Sinop, por exemplo, um dos municípios da região, já vem se despontando no turismo com a Pesca Esportiva. Banhada pelo rio Teles Pires, que tem 1.370 quilômetros de extensão entre os Estados de Mato Grosso e do Pará, e com lagos formados a partir da instalação de uma usina hidrelétrica, o local se revela uma iciofauna riquíssima.

Leia Também:  Atleta de Sorriso representará o Brasil no Campeonato Mundial de Handebol

São dezenas de espécies encontradas na região como, por exemplo, a Matrinxã, que é conhecida como salmão de água doce por causa da sua carne rosada, o gigante Tucunaré, além de Pacu, Tambaqui, Trairão, Bicuda, Cachorra, Cachara e Pirarucu.

Rumo a um Equilíbrio entre Riquezas Naturais e Econômicas

Para a região do Portal do Agronegócio, criar um ambiente propício para o desenvolvimento do turismo, especialmente o turismo náutico, é mais do que uma estratégia de negócio; trata-se de buscar um equilíbrio sustentável que integre as riquezas da terra e da água.

Ao aliar lazer e consciência ambiental, Sorriso visa valorizar ainda mais os recursos naturais locais, oferecendo descanso e diversão para os trabalhadores do agronegócio que atuam intensamente para alimentar o país e o mundo.

Assim, o Fórum de Turismo não só marcou o início de uma nova era para Sorriso, mas também ressaltou o compromisso da cidade em diversificar suas vocações e explorar o turismo como uma forma de enriquecimento cultural e ambiental, buscando sempre valorizar e preservar suas raízes e recursos naturais.

Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.

https://nautica.com.br/capital-do-agronegocio-do-brasil-busca-novos-rumos-com-o-forum-de-turismo/

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Primeira-dama acompanha trabalho desenvolvido na Reabilitação Sonho Meu

Publicados

em

Mara Fernandes visitou a unidade, que usa a equitação como recurso terapêutico, entre outras abordagens

A primeira-dama de Sorriso, Mara Fernandes, conheceu, na manhã desta sexta-feira (17 de janeiro), Associação de Reabilitação e Esporte Equestre Sonho Meu. A idealizadora, e responsável pela instituição, Joeli Gomes Machado, apresentou a estrutura à primeira-dama, bem como falou das atividades desenvolvidas na Sonho Meu, que atualmente oferta atendimento em equoterapia e outros tratamentos a 135 crianças e adolescentes, sendo 82 autistas. “Há uma gama enorme de crianças e adolescentes com síndromes diversas que são atendidos aqui e têm tido excelentes resultados”, contextualizou.

Na Sonho Meu, o atendimento também se estende às famílias e, neste ano, vai contar com rodas de conversar não apenas para os pais, mas também para avós e irmãos. O olhar carinhoso às famílias também promete avançar para que as mães, avós, ou outras pessoas que acompanham as crianças nas terapias possam aguardar de modo produtivo, e a ideia é iniciar uma oficina de artesanato.

“A ideia é ocupar o tempo livre e também promover uma forma de terapia para estas mães”, informou Jô.

Leia Também:  Janeiro é marcado pelos cuidados com a saúde mental e pelo combate à hanseníase

Depois de conhecer todos os espaços e conversar com pais e crianças atendidas no local, a primeira-dama enalteceu o trabalho realizado na unidade. “Nós, o Alei e eu, somos muito sensíveis a esta causa e o trabalho desenvolvido aqui é repleto de muito amor e dedicação”, destacou Mara. “Ao longo dos meus 30 anos como professora, acompanhei muitos alunos com diversas síndromes e sei da importância das terapias na evolução de cada criança”, contribuiu.

No ano passado, a Administração Municipal disponibilizou R$ 505.839,41 para a instituição, por meio do Chamamento Público 001/2024, via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e da Adolescente (CMDCA). Por meio do mesmo processo, foram destinados mais de R$ 3,2 milhões a outras cinco instituições filantrópicas locais.

Para facilitar o acesso à Associação Sonho Meu, também no ano passado, foi feita uma alteração na Linha 500, que roda das 5h30 às 20h30, e aos sábados, até às 18h30. Passando de hora em hora nos pontos, o ônibus sai da Área Verde, passa pelo Cemitério Municipal, Hospital 13 de Maio, Bairro Europark, condomínios Cidade Jardim e Costa brava, Bairro União, Faculdade Anhanguera, Prefeitura, UPA, Praça da Juventude, CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), retornando para a Área Verde.

Leia Também:  Prefeitura abre Chamada Pública para compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar

Com a Linha 500, as pessoas que recebem atendimento na unidade dispõem desta possibilidade do transporte, inclusive gratuitamente para os que se enquadram nos critérios de passe livre. Para ter direito ao benefício, é preciso fazer a carteirinha do Passe Livre. Todo o processo pode ser iniciado no “Disk Busão”, pelo (66) 99725 1531, mandando, via Whats App, mensagem de texto ou de áudio.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA