CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sorriso

Sorriso recebe prêmio de melhor saúde bucal do Estado

Publicados

Sorriso

Na etapa nacional, Sorriso ficou em 6.º lugar disputando com municípios em uma categoria elevada, de 100 a 500 mil habitantes

“Essa premiação é o resultado de todo o esforço, do trabalho de equipe realizado pela saúde de Sorriso; o Luis Fábio e toda a equipe estão de parabéns”, destacou o prefeito Ari Lafin ao receber no gabinete o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro e a coordenadora de Saúde Bucal, Luciana Bussolaro. Os dois apresentaram ao prefeito a premiação recebida por Sorriso na última segunda-feira, 09 de dezembro, como a melhor saúde bucal do Estado de Mato Grosso. Na etapa nacional, Sorriso ficou em 6.º lugar disputando com municípios em uma categoria elevada, de 100 a 500 mil habitantes.

O reconhecimento foi em decorrência de uma avaliação minuciosa em todos os municípios mato-grossenses que se inscreveram para a premiação. A coordenadora de Saúde Bucal de Sorriso, Luciana Bussolaro, pontua que as diretrizes para avaliação foram estabelecidas pela Resolução CFO 264/2024.

“Esse é um trabalho muito detalhado, com tudo muito bem documentado; e assim como nos anos anteriores a saúde bucal esteve presente em ações de conscientização e de informação nos bairros, empresas, escolas; além, é claro do trabalho desenvolvido diariamente nos PSFs e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Lourdes de Lima”, pontua Luciana.

Leia Também:  Prefeito recebe vereadores para dialogar sobre educação, habitação, infraestrutura e servidores

O gestor da pasta de Saúde destaca que foram várias as ações que elevaram o score de Sorriso. “Temos as ações coletivas, realizadas nas escolas, em que distribuímos anualmente 16 mil kits de saúde bucal; temos unidade móvel que atende projetos sociais; um trabalho lindo também voltado à saúde bucal de gestantes e de recém-nascidos; é uma somatória de ações positivas da saúde bucal quer seja nos PSFs, no CEO, nas escolas”, frisa Luis Fábio. Ele lembra ainda que o Município conta com 30 Unidades de Saúde da Família (USF); em todas há odontólogos atendendo e com equipamentos essenciais como raio-x bucal.

Dentre os números de destaque, há o alto número de atendimentos. De janeiro a outubro de 2024, o CEO registrou 15.533 atendimentos; já nas 30 unidades de saúde o Município contabilizou 175.666 atendimentos.

Na divulgação dos finalistas em rede social, o Conselho regional de Odontologia de MT, parabenizou todos “os municípios participantes, pelo esforço e dedicação na promoção da saúde bucal em suas localidades. O comprometimento com a saúde da população é um passo fundamental para o desenvolvimento local e a qualidade de vida”, divulgou.

Leia Também:  Inscrições para Projetos Culturais se encerram dia 31 de janeiro

“Os últimos dias tem sido de muito reconhecimento para a família da saúde sorrisense: recebemos o reconhecimento nacional em relação ao trabalho que desenvolvemos junto à pacientes positivos para HIV e em tratamento para sífilis e o reconhecimento da nossa saúde bucal; todos os nossos servidores estão de parabéns pelo comprometimento com que desempenham suas funções; a saúde de Sorriso comemora e quem ganha com isso é a população sorrisense”, finaliza o prefeito Ari Lafin.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Primeira-dama acompanha trabalho desenvolvido na Reabilitação Sonho Meu

Publicados

em

Mara Fernandes visitou a unidade, que usa a equitação como recurso terapêutico, entre outras abordagens

A primeira-dama de Sorriso, Mara Fernandes, conheceu, na manhã desta sexta-feira (17 de janeiro), Associação de Reabilitação e Esporte Equestre Sonho Meu. A idealizadora, e responsável pela instituição, Joeli Gomes Machado, apresentou a estrutura à primeira-dama, bem como falou das atividades desenvolvidas na Sonho Meu, que atualmente oferta atendimento em equoterapia e outros tratamentos a 135 crianças e adolescentes, sendo 82 autistas. “Há uma gama enorme de crianças e adolescentes com síndromes diversas que são atendidos aqui e têm tido excelentes resultados”, contextualizou.

Na Sonho Meu, o atendimento também se estende às famílias e, neste ano, vai contar com rodas de conversar não apenas para os pais, mas também para avós e irmãos. O olhar carinhoso às famílias também promete avançar para que as mães, avós, ou outras pessoas que acompanham as crianças nas terapias possam aguardar de modo produtivo, e a ideia é iniciar uma oficina de artesanato.

“A ideia é ocupar o tempo livre e também promover uma forma de terapia para estas mães”, informou Jô.

Leia Também:  Prefeitura de Sorriso divulga locais e horários das provas do Processo Seletivo 001/2024

Depois de conhecer todos os espaços e conversar com pais e crianças atendidas no local, a primeira-dama enalteceu o trabalho realizado na unidade. “Nós, o Alei e eu, somos muito sensíveis a esta causa e o trabalho desenvolvido aqui é repleto de muito amor e dedicação”, destacou Mara. “Ao longo dos meus 30 anos como professora, acompanhei muitos alunos com diversas síndromes e sei da importância das terapias na evolução de cada criança”, contribuiu.

No ano passado, a Administração Municipal disponibilizou R$ 505.839,41 para a instituição, por meio do Chamamento Público 001/2024, via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e da Adolescente (CMDCA). Por meio do mesmo processo, foram destinados mais de R$ 3,2 milhões a outras cinco instituições filantrópicas locais.

Para facilitar o acesso à Associação Sonho Meu, também no ano passado, foi feita uma alteração na Linha 500, que roda das 5h30 às 20h30, e aos sábados, até às 18h30. Passando de hora em hora nos pontos, o ônibus sai da Área Verde, passa pelo Cemitério Municipal, Hospital 13 de Maio, Bairro Europark, condomínios Cidade Jardim e Costa brava, Bairro União, Faculdade Anhanguera, Prefeitura, UPA, Praça da Juventude, CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), retornando para a Área Verde.

Leia Também:  Atleta de Sorriso representará o Brasil no Campeonato Mundial de Handebol

Com a Linha 500, as pessoas que recebem atendimento na unidade dispõem desta possibilidade do transporte, inclusive gratuitamente para os que se enquadram nos critérios de passe livre. Para ter direito ao benefício, é preciso fazer a carteirinha do Passe Livre. Todo o processo pode ser iniciado no “Disk Busão”, pelo (66) 99725 1531, mandando, via Whats App, mensagem de texto ou de áudio.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA