CHEGANDO COM FORÇA
Chuva ameniza tempo seco, mas já causa destruições em MT
O alerta de tempestade foi renovado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a semana deve começar com chuva em parte do estado
COTIDIANO
Após uma emissão de órgãos federais de alerta, em virtude da intensidade do tempo seco, alguns municípios de Mato Grosso registraram chuva neste sábado (14) e no início deste domingo (15).
Populares registraram o fenômeno em algumas cidades Glória D’Oeste (a 308 km de Cuiabá), Porto Jofre em Poconé (a 104 km de Cuiabá), Nova Lacerda (a 542 km de Cuiabá), Comodoro (a 639 km de Cuiabá), Brasnorte (a 588 km de Cuiabá) e Novo Mundo (a 740 km de Cuiabá).
Em algumas localidades, como Glória D’Oeste, a chuva veio acompanhada de um temporal. Imagens mostraram árvores caídas em razão das fortes rajadas de vento, fato que interditou uma via.
No Distrito Marechal Rondon, entre Campo Novo do Parecis e Brasnorte, o vendaval da chuva destelhou e destruiu um armazém de grãos na tarde de ontem (14). O Corpo de Bombeiros informou que não possui balanço oficial sobre possíveis prejuízos provocados pela chuva.
O alerta de tempestade foi renovado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entretanto, a previsão aponta que a semana deve já começar com chuva em parte de Mato Grosso.
Já em Poconé, na região do Pantanal, a previsão para chuvas já marca ocorrências na segunda-feira (16), mas com pancadas amenas. A temperatura máxima, por enquanto, fica abaixo dos 40°C.
A previsão também contempla a capital, que tem possibilidade de chuvas isoladas, enquanto a temperatura deve variar entre 36°C e 37°C. A Defesa Civil recomenda que, em caso de rajadas de vento, os cidadãos não se abriguem embaixo de árvores e não estacionar carros próximos a torres de energia.
COTIDIANO
Bombeiros realizam resgastes emocionantes em MT
Segundo a Defesa Civil de Mato Grosso, são pelo menos 14 municípios que estão sob situação de emergência devido fortes chuvas
Imagens de resgastes emocionantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso estão viralizando nas redes sociais. Já são pelo menos 14 cidades no estado vivendo um cenário de alagamento e calamidade, com registros de pessoas ilhadas e correndo risco de vida.
Em um destes casos, os socorristas precisaram estender uma corda entre uma ponte e um barranco de terra para o resgate de dois idosos e três crianças que estavam ilhados em uma propriedade rural, em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, na sexta-feira (17).
De acordo com os agentes da corporação, as vítimas ficaram presas no local após uma inundação atingir a casa da família e danificar a ponte de madeira sobre o riacho que dá acesso ao local.
Em um vídeo gravado por uma das vítimas é possível ver o momento em que os bombeiros realizam o resgate. No local, a água subiu mais de um metro e um dos militares precisou usar colete salva-vidas para salvar as vítimas.
Durante a ação, um dos bombeiros permaneceu na margem do riacho, auxiliando os idosos e as crianças a entrarem na água, enquanto outro nadava ao lado deles até a margem oposta, onde ainda restava uma parte da ponte.
Após o resgate, as vítimas foram levadas até a área urbana do município, onde os outros familiares moram.
Assista a cena:
Outra cena viralizou nacionalmente quando, na manhã de sábado (18), um grupo de crianças comemora a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá. A cidade ficou inundada após o Rio Paranatinga e o Rio Xavantino transbordarem, na sexta-feira (17).
Imagens registradas pelos próprios militares mostram a equipe chegando de barco, enquanto uma das crianças celebra dizendo que ‘o bombeiro chegou‘. De acordo com os bombeiros, um acumulado de 135mm de chuva em 24 horas deixou cinco bairros alagados. Ao todo, 71 famílias ficaram desabrigadas.
Veja o resgate:
Os militares se deslocaram para a região da feira central, um dos locais mais afetados pelas enchentes. A paróquia Matriz de São Francisco Xavier foi transformada em um abrigo para acolher as famílias desabrigadas.
Chuvas intensas estão atingindo Mato Grosso nas últimas semanas e tem causado estragos pelo estado. Segundo a Defesa Civil de Mato Grosso, são pelo menos 14 municípios que estão sob situação de emergência.
Veja municípios de MT que declararam situação de emergência:
- Rio Branco
- Salto do Céu
- Paranatinga
- Cuiabá
- Nova Nazaré
- Alto Paraguai
- Luciara
- Chapada dos Guimarães
- Água Boa
- Arenápolis
- Itaúba
- Nova Brasilândia
- Vila Rica
- Confresa
-
ESPIA AÍ7 dias atrás
Abílio quer auditoria no Rotativo e fala em escândalo no Aquário
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Consórcio cita BRT atrasado por alterações, erros e briga política
-
ESPIA AÍ4 dias atrás
PL de MT vive ‘inflação’ de pré-candidatos a federal para 2026
-
POLÍTICA5 dias atrás
Janaína adia data, mas reitera que MDB espera filiações de ‘medalhões’