DEVE VIRAR CPI
Eletrobrás ignora compensações financeiras e ambientais em MT
Além da Usina de Manso, a Eletrobras também opera as usinas de Colíder e Sinop, em concessôes que também serão investigadas
COTIDIANO
O deputado estadual, Beto Dois a Um (UB), conseguiu as assinaturas necessárias para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar o cumprimento dos requisitos contidos nas licenças ambientais de usinas da Eletrobrás em Mato Grosso.
De acordo com o parlamentar, há informações de que a empresa não estaria cumprindo as condicionantes previstas no processo de licenciamento ambiental, especialmente da Usina Hidrelétrica de Manso, como a compensação ambiental e o pagamento da compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos.
Somente para o município de Chapada dos Guimarães, a dívida estaria em torno de R$ 145 milhões. “Recebi essas informações de que os repasses para os municípios estão em atraso e que a Eletrobras está em processo de renovação das licenças ambientais. Por isso, é importante a instalação dessa CPI a tempo de averiguarmos essa situação antes das licenças serem renovadas”, afirmou.
Beto quer um atualização sobre os termos a serem cumpridos pela empresa. “É uma situação preocupante principalmente por conta das compensações financeiras, mas principalmente da ambiental. É importante que se cumpra tudo o que foi combinado no processo de licenciamento das usinas”, completou.
Além das compensações, o deputado questiona a regularização do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial. A ferramenta visa garantir a preservação da vegetação do entorno do reservatório e a proteção dos ecossistemas locais.
“Fizemos um requerimento e a Sema prestou as informações, nos entregou um relatório sucinto. A partir disso, vamos nos debruçar para que a gente consiga estabelecer uma melhor solução sobre o caso. Qualquer órgão que tenha feito um compromisso e não esteja cumprindo está passível de sanções previstas em lei”, ressaltou.
Além da Usina de Manso, a Eletrobras também opera as usinas de Colíder e Sinop, em concessôes que também serão investigadas para assegurar que o impacto ambiental dos empreendimentos sejam minimizados.
De acordo com o parlamentar, o pedido de abertura da CPI teve adesão de cerca de 20 deputados. A proposta deve ser lida ainda na primeira sessão legislativa de 2025, com a instauração da CPI em até 48 horas.
“Tivemos uma adesão em massa dos colegas deputados que se preocupam com a questão ambiental. A partir da instalação da CPI no próximo ano, vamos, em 180 dias, fazer as análises, ouvir todos os lados, conversar com a população e, assim, entender o que é melhor para a população de Mato Grosso”.
COTIDIANO
Bombeiros realizam resgastes emocionantes em MT
Segundo a Defesa Civil de Mato Grosso, são pelo menos 14 municípios que estão sob situação de emergência devido fortes chuvas
Imagens de resgastes emocionantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso estão viralizando nas redes sociais. Já são pelo menos 14 cidades no estado vivendo um cenário de alagamento e calamidade, com registros de pessoas ilhadas e correndo risco de vida.
Em um destes casos, os socorristas precisaram estender uma corda entre uma ponte e um barranco de terra para o resgate de dois idosos e três crianças que estavam ilhados em uma propriedade rural, em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, na sexta-feira (17).
De acordo com os agentes da corporação, as vítimas ficaram presas no local após uma inundação atingir a casa da família e danificar a ponte de madeira sobre o riacho que dá acesso ao local.
Em um vídeo gravado por uma das vítimas é possível ver o momento em que os bombeiros realizam o resgate. No local, a água subiu mais de um metro e um dos militares precisou usar colete salva-vidas para salvar as vítimas.
Durante a ação, um dos bombeiros permaneceu na margem do riacho, auxiliando os idosos e as crianças a entrarem na água, enquanto outro nadava ao lado deles até a margem oposta, onde ainda restava uma parte da ponte.
Após o resgate, as vítimas foram levadas até a área urbana do município, onde os outros familiares moram.
Assista a cena:
Outra cena viralizou nacionalmente quando, na manhã de sábado (18), um grupo de crianças comemora a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá. A cidade ficou inundada após o Rio Paranatinga e o Rio Xavantino transbordarem, na sexta-feira (17).
Imagens registradas pelos próprios militares mostram a equipe chegando de barco, enquanto uma das crianças celebra dizendo que ‘o bombeiro chegou‘. De acordo com os bombeiros, um acumulado de 135mm de chuva em 24 horas deixou cinco bairros alagados. Ao todo, 71 famílias ficaram desabrigadas.
Veja o resgate:
Os militares se deslocaram para a região da feira central, um dos locais mais afetados pelas enchentes. A paróquia Matriz de São Francisco Xavier foi transformada em um abrigo para acolher as famílias desabrigadas.
Chuvas intensas estão atingindo Mato Grosso nas últimas semanas e tem causado estragos pelo estado. Segundo a Defesa Civil de Mato Grosso, são pelo menos 14 municípios que estão sob situação de emergência.
Veja municípios de MT que declararam situação de emergência:
- Rio Branco
- Salto do Céu
- Paranatinga
- Cuiabá
- Nova Nazaré
- Alto Paraguai
- Luciara
- Chapada dos Guimarães
- Água Boa
- Arenápolis
- Itaúba
- Nova Brasilândia
- Vila Rica
- Confresa
-
ESPIA AÍ7 dias atrás
Abílio quer auditoria no Rotativo e fala em escândalo no Aquário
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Consórcio cita BRT atrasado por alterações, erros e briga política
-
ESPIA AÍ4 dias atrás
PL de MT vive ‘inflação’ de pré-candidatos a federal para 2026
-
POLÍTICA5 dias atrás
Janaína adia data, mas reitera que MDB espera filiações de ‘medalhões’