CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ESTATÍSTICAS DE QUEM VOTA

Maioria dos eleitores de Mato Grosso tem entre 35 e 39 anos

A maior parte do eleitorado em Mato Grosso é formado por mulheres. São 1.255.374 milhão de eleitoras no pleito deste ano

Publicados

COTIDIANO

São 2.469.414 eleitores aptos a votar em 2022 no estado

A maioria dos 2.469.414 eleitores aptos a votar em Mato Grosso tem entre 35 e 39 anos, em uma escala de cinco em cinco anos de divisão. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aponta 271.935 eleitores nessa faixa etária.

Ainda conforme os dados, a faixa etária de 25 a 29 anos tem 270.793 eleitores e a faixa de 30 a 34 anos tem 265.034. Eleitores de 16 a 20 anos são 141.506.

Há ainda 53.344 eleitores acima de 80 anos, sendo que 1.576 deles tem mais de 100 anos e 3.558 tem mais de 95 anos.

Abaixo do índice

O número de adolescentes de 16 e 17 anos que vão votar em Mato Grosso nas Eleições de 2022 está abaixo do índice nacional. No estado, 31.358 eleitores estão nesta faixa etária, o que representa 1,27% dos eleitores. A média nacional é de 1,35%.

Mato Grosso tem a 10ª menor taxa de adolescentes eleitores no país. Já o índice de eleitores com mais de 59 anos em Mato Grosso é bem maior: 17,51%.

Leia Também:  Chuva dá tregua e calor ganha força em Mato Grosso

Apesar disso, a taxa também está abaixo da média nacional, que é de 20,97%.

Mulheres x homens

A maior parte do eleitorado em Mato Grosso é formada por mulheres. São 1.255.374 milhão de eleitoras, que representam 51% do total. Os homens são 1.213.946 milhão, o que representa 49%.

A taxa acompanha o comportamento nacional, que tem 491 milhões de eleitoras (52,65%) do total e 74 milhões homens (47,33%).

Menor colégio eleitoral

A cidade Araguainha, no sudeste de Mato Grosso, tem o segundo menor colégio eleitoral do país, com 1.042 eleitores.

Indo contrário ao comportamento nacional, 53% dos eleitores são homens e 47 são mulheres no município.

Escolaridade

A maioria do eleitorado mato-grossense possui o Ensino Médio Completo. Veja os números:

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COTIDIANO

Onda de calor chega e aumenta temperatura em 5°C em MT

Essa situação vai impedir a chegada de frentes frias ao Centro-Oeste e Sudeste do país, mantendo o tempo seco e o calor intenso.

Publicados

em

A expectativa é que o clima permaneça sem chuva e com temperaturas altas até a próxima semana.

Uma quarta onda de calor do ano já começou e deve durar até a próxima semana, de acordo com as previsões de institutos especializados em meteorologia. Em Mato Grosso, alguns municípios da região centro-sul devem ficar até 5ºC mais quente, segundo o Climatempo.

De acordo com a Climatempo, essa nova onda é resultado da atuação de uma área de alta pressão na parte média da atmosfera, que age como uma barreira, mantendo o ar seco e quente e elevando as temperaturas nos próximos dias. A previsão é que as altas temperaturas permaneçam até dia 2 de maio.

Essa situação vai impedir a chegada de frentes frias ao Centro-Oeste e Sudeste do país, mantendo o tempo seco e o calor intenso.“É sempre importante ter em mente que agora estamos em uma época de transição em que a incidência de radiação solar é menor, o dia é mais curto e as médias são reduzidas. Então essa onda de calor chega para deixar um desconforto”, explicou o metereologista do Climatempo Guilherme Borges.

O MINUTO MT ja havia trazido a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia que apontava várias cidades chegando bem próximas aos 40°C até o fim da semana e até atingindo a marca, caso de Rondonópolis. Em Sinop, todavia, já mais para o norte do estado, o clima se manterá mais ameno.

Leia Também:  Manifestação popular cobra justiça após morte de bebê em creche

Veja baixo os principais municípios afetados:

Alto Garças
Alto Araguaia
Barra do Garças
Campinápolis
Comodoro
Campos de Júlio
Campo Novo do Parecis
Cuiabá
Diamantino
Itiquira
Jaciara
Jauru
Lambari D’Oeste
Nova Xavantina
Nova Mutum
Nobres
Poconé
Pontes e Lacerda
Poxoréu
Porto Esperidião
Primavera do Leste
Rondonópolis
Sapezal
Tangará da Serra

Como se forma uma onda de calor?

As ondas de calor precisam de dois principais fatores climáticos para a sua formação: Massas de ar quente e seco e Bloqueios atmosféricos

Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA