Search
Close this search box.

SINAL DE ALERTA

Moradores sentem "chão tremer" e USP confirma terremoto em MT

Localidade é a mesma que registrou o maior tremor do Brasil, no dia 31 de janeiro de 1950, com 6.9 graus na escala Richter.

Publicados

COTIDIANO

Hipótese de um novo tremor de grandes proporções não é descartada.

O município de Porto dos Gaúchos (663 km de Cuiabá) foi alvo de um tremor de terra, registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), na manhã de ontem (04). Segundo moradores, os tremores foram sentidos em várias regiões da cidade.

O abalo sísmico foi de 3,5 mR (magnitude na escala Richter), que é considerado leve, já que abalos de magnitude de até 3,5 mR, geralmente não são sentidos pela população. Até o momento, não há confirmação de danos causados pelo abalo sísmico.

Apesar de pequenos, esses tremores não são raros em Mato Grosso. Em fevereiro, por exemplo, o município de Santa Terezinha (1.312 km de Cuiabá) registrou abalo sísmico de 3,3 mR, que raramente causa dano. Campos de Julio e Novo Horizonte do Norte também já registraram o fenômeno neste ano.

Histórico de Porto dos Gaúchos

Serra do Tombador guarda histórico de tensão

A região do episódio mais recente é conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil no dia 31 de janeiro de 1950, quando um abalo de magnitude de 6.9 graus na escala Richter foi registrado na Serra do Tombador, a 100 km de Porto dos Gaúchos.

Leia Também:  Turismo em MT sobe 18% impulsionado por promoção em feiras

Mais recentemente, um terremoto de 2,5 na escala Richter foi registrado em julho de 2019 na cidade. Em janeiro de 2020, novamente um episódio foi confirmado na cidade, desta vez pelo Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília, que o classificou com 2,5.

Duas cidades no interior de Mato Grosso registraram terremotos neste mês. O primeiro sismo ocorreu no dia 9, em Araguaiana (570 quilômetros de Cuiabá), com magnitude de 3.2 graus na escala Richter. Dois dias depois, Porto dos Gaúchos (474 quilômetros da Capital) teve um tremor de 2.1.

Com o “grande terremoto” já completando 72 anos, em 2022, especialistas não descartam a hipótese de uma nova ocorrência de maiores proporções. Todavia, não é regra a reincidência, embora o indício leve sim a uma maior probabilidade, todavia, imprevisível.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COTIDIANO

Turismo em MT sobe 18% impulsionado por promoção em feiras

No ano passado, Mato Grosso recebeu 1,2 milhão de visitantes, e deste total, 32 mil eram turistas internacionais, uma alta de 17,7%

Publicados

em

A WTM Latin America é uma das principais vitrines do turismo e amplia as oportunidades de negócios para destinos brasileiros

Mato Grosso registrou crescimento de 18% no número de turistas em 2025, totalizando 1,2 milhão de visitantes. Do total, 32 mil foram estrangeiros, alta de 17,7%. O avanço, segundo o Governo do Estado, está diretamente ligado à estratégia de promoção do Estado em feiras de turismo e rodadas de negócios com operadores nacionais e internacionais.

O crescimento de Mato Grosso acompanha o cenário nacional. O Brasil recebeu cerca de 9,3 milhões de turistas internacionais no último ano, dado histórico segundo a Embratur.

Com esse cenário, o Estado participa da WTM Latin America 2026, realizada de 14 a 16 de abril, em São Paulo, com foco em ampliar a presença no mercado internacional e nacional. A missão reúne empresários do setor turístico, em parceria com o Sebrae, além da articulação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A WTM Latin America é uma das principais vitrines desse mercado e amplia as oportunidades de negócios para destinos brasileiros.

A agenda inclui rodadas de negócios com operadores nacionais e internacionais, agentes de viagem e compradores internacionais, reforçando o modelo de promoção que conecta diretamente quem vende o destino com quem compra. No estande, o Estado apresenta roteiros integrados entre Pantanal, Cerrado, Amazônia e as praias do Araguaia, aliados à cultura e à gastronomia regional.

Leia Também:  MT fará pesquisa sobre perfil de turistas em eventos regionais

A secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda, afirma que a presença na WTM vai além da divulgação e se traduz em resultados diretos para o Estado.

“É uma feira voltada para operadores, onde realmente os negócios acontecem. O crescimento no número de turistas é reflexo de um trabalho que vem sendo construído nestas feiras. Estamos aqui com empresários, apresentando nossa cultura, gastronomia e potencial turístico. É fundamental manter essa presença e potencializar a divulgação”, disse.

O impacto da promoção do Governo do Estado nas feiras já é percebido pelo setor. O empresário Iziel Pereira da Silva, que atua há mais de 20 anos no turismo, em Chapada dos Guimarães, relata crescimento contínuo da demanda internacional.

“Cada ano esse movimento aumenta. O turista vem pelo Pantanal, especialmente pela observação da onça-pintada, e acaba incluindo outros destinos como Chapada e Nobres. A feira faz muita diferença porque reúne quem vende e quem compra turismo”, afirmou.

Segundo ele, na propriedade dele, a maior concentração de estrangeiros ocorre entre junho e outubro, período de seca no Pantanal, quando a observação de fauna ganha força. Já no início do ano, o fluxo é impulsionado pela pesca esportiva e pelo turismo regional.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA