NOVOS ARES
Quase 3,5 mil de MT deixam estado pra morar fora do país em 2022
Conforme o levantamento, foram autenticados 3.495 pedidos protocolados nos cartórios, o que representa alta de 91%
COTIDIANO

Cartórios de Mato Grosso já registraram mais de 3,4 mil pedidos de certificação de documentos de pessoas que estão deixando o Estado para morar no exterior, neste ano. Os dados são compilados pelo Colégio Notarial do Brasil e são referentes ao intervalo entre janeiro e maio.
Conforme o levantamento, foram autenticados 3.495 pedidos protocolados nos cartórios, o que representa alta de 91% na comparação com 2021 – foram 1.830 no ano passado. Fevereiro e março tiveram mais demanda, até o momento, e ficaram com alta de 105%.
Os números de 2022 mantêm a tendência que já apareceram nas estatísticas do ano passado. O Conselho Federal do Colégio Notarial registrou alta de 104% nos pedidos de pessoas que estavam deixavam o Brasil, entre junho e novembro.
Na época, o Colégio Notarial afirmou que as dificuldades enfrentadas pelo Brasil durante a crise de saúde pública causada pela pandemia da covid-19, aliada à falta de perspectiva de emprego qualificado e perda do poder aquisitivo das famílias em razão da desvalorização da moeda, eram os principais fatores justificados pelos brasileiros para deixar o país. Seis meses depois, o cenário ainda persiste.
Para suprir a demanda, os cartórios lançaram na última sexta-feira (3) a opção de apostilamento digital. O serviço vai disponibilizar online documentos digitalizados, como certidões, diplomas escolares e documentos públicos.
A emissão estará disponível conforme a exigência dos 120 países signatários da Convenção de Haia.
Conforme o Colégio Notarial, os pedidos de apostilamento poderão ser realizados a qualquer cartório no território nacional e a avaliação e resultado serão encaminhados via e-mail ou celular, com codificação QR (QR code).

COTIDIANO
Piloto agrícola cai com avião e sobrevive no interior de MT
A equipe médica avalia o quadro das queimaduras e não descarta transferência para o Centro de Tratamento de Queimados, em Cuiabá.

Um piloto precisou ser encaminhado às pressas para o hospital, nesta terça-feira (5), após o avião agrícola que ele pilotava cair e pegar fogo.
O acidente aconteceu em uma propriedade rural localizada perto a divisa entre Lucas do Rio Verde e Ipiranga do Norte, a 455 km de Cuiabá.
O piloto foi socorrido por funcionários da fazenda e levado para um hospital de Lucas, a 360 km de Cuiabá, no médio-norte.
Segundo amigos do piloto, o quadro dele é grave, porém, estável. Ele passou por cirurgias e segue hospitalizado. Foi um dos funcionários da fazenda que registrou a queda e publicou em um grupo de aviadores.
A identidade do piloto ainda não foi divulgada. A equipe médica avalia o quadro das queimaduras sofridas pelo profissional e não descarta transferência para o Centro de Tratamento de Queimados, em Cuiabá.
-
ESPIA AÍ6 dias atrás
Emanuel cutuca Michelly e marido, por repasse a reality de Jajah
-
POLÍTICA6 dias atrás
Sobre candidatura, Percival diz: “na política, tem que estar pronto”
-
POLÍCIA6 dias atrás
Câmera flagra adolescente “voando” ao colidir com GOL em MT
-
POLÍTICA6 dias atrás
Prefeita gasta mais de R$ 1 milhão com Luan Santana, Zé Felipe e cia