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Educação

MEC participa de seminário sobre gestão para aprendizagem

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Educação

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta semana, do II Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem (II SIGA), ocorrido em Barcelona, na Espanha. O evento reuniu gestores públicos, autoridades brasileiras e internacionais, além de especialistas e representantes de organismos multilaterais. 

As secretárias de Educação Básica (SEB), Kátia Schweickardt, e da Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC (Secadi), Zara Figueiredo, participaram de painéis durante o encontro. 

Falando sobre os desafios da educação no contexto internacional, Zara trouxe uma perspectiva educacional brasileira fundamentada na equidade, na inclusão e no combate às desigualdades. Ela destacou políticas públicas lideradas pela Secadi e voltadas à alfabetização de jovens e adultos; à educação escolar quilombola; à educação do campo; à educação especial inclusiva; e às ações afirmativas para populações vulnerabilizadas. 

“Esse debate é muito importante, particularmente, diante do resultado do último Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Enquanto não assumirmos a aprendizagem dos nossos estudantes como uma dimensão inegociável do direito à educação, sobretudo para as camadas populares, teremos falhado como Estado e como sociedade”, afirmou Zara. 

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Segundo a secretária da Secadi, a aprendizagem não pode ser um privilégio de determinados grupos sociais. Para isso, um aspecto que trouxe para este evento foi a necessidade de as redes de ensino construírem capacidades estatais voltadas à equidade, o que pressupõe, obviamente, assumir a aprendizagem de todos os estudantes na perspectiva de sistema, de estrutura, não de projeto ou ação isolada. Portanto, é preciso ter uma gestão do sistema de ensino para a aprendizagem.” 

Schweickardt palestrou sobre gestão e avaliação. Em sua visão, as estratégias de avaliação e os descritores construídos no intuito de dar concretude às matrizes avaliativas, traduzidas em instrumentos e provas, precisam trazer uma visão sistêmica do desenvolvimento da pessoa. 

Na educação básica, isto é, desde a educação infantil até o final do ensino médio, existe uma grande diversidade de culturas e realidades dentro de uma mesma escola. Temos muitas crianças e adolescentes migrantes: venezuelanos, haitianos Como isso impacta nossos processos? Nós falamos cada vez mais de se fazer uma educação integral, e, dentro dessa perspectiva, a educação integral começa por uma proposta de gestão integral”, defendeu. 

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Organizado pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV-DGPE) e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o seminário segue até sexta-feira, 2 de maio. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi e da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

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Educação

MEC, MCom e Unesco discutem transformação digital na educação

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O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta semana, em Brasília, da visita técnica do Digital Transformation Collaborative (DTC). A iniciativa, que é liderada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), reúne parceiros como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Internacional de Telecomunicações (ITU), com expertise em tecnologia e educação, para apoiar países na implementação de suas agendas de transformação digital na educação. 

A visita teve como objetivo promover trocas técnicas qualificadas sobre os avanços e os desafios do Brasil em temas prioritários da agenda digital do país na educação básica. Segundo a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica do MEC, Ana Ungari dal Fabbro, a iniciativa está alinhada às prioridades do ministério e da Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) para a transformação digital com foco na educação pública, com equidade e redução das desigualdades. 

“A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas reafirma o empenho do Governo Federal com uma educação pública inclusiva e digitalmente preparada para o futuro. Mais do que levar internet às escolas, buscamos garantir o uso pedagógico, seguro e inovador da tecnologia. A Enec se apoia em uma visão sistêmica e em um forte compromisso com o acompanhamento contínuo, com referências técnicas e com o uso de evidências para orientar cada etapa da política. É assim que construímos uma transformação digital com equidade e qualidade”, destacou. 

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A visita técnica marcou um passo importante na consolidação do diálogo entre o Brasil e os parceiros internacionais em torno da agenda de transformação digital na educação. A partir das discussões realizadas, o MEC reforça seu compromisso com uma política digital integrada e centrada na garantia do direito à educação de qualidade e na construção de soluções que dialoguem com as realidades das redes de ensino em todo o país. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

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