ESPIONAGEM EM MT
Espião que perseguiu Aprá diz trabalhar para 'primeira-dama'
Ivancury Barbosa, que assumiu ter sido contratado para seguir os passos de Aprá, revela que presta serviços à esposa de Mauro Mendes
ESPIA AÍ

Em gravação que a reportagem do MINUTO MT teve acesso e confirmou a veracidade, nesta sexta-feira (24), Ivancury Barbosa, o detetive acusado de pistolagem, que chegou assumir ter sido contratado para perseguir o jornalista Alexandre Aprá, em Mato Grosso, diz claramente que trabalha para a “primeira-dama de Mato Grosso”.
A declaração, que está dentro da noticia-crime-PF protocolada pelo jornalista, enriquecida por uma série de áudios e vídeos captados de Ivancury, surge como uma bomba dentro da investigação, encaminhada pela Polícia Federal ao Ministério Público Estadual – MPE/MT.
Aprá, que fugiu do estado com medo de morrer, conseguiu a ajuda de uma pessoa contratada pelo detetive, que possui passagens na polícia por falsidade ideológica e acusação de pistolagem. Esse ‘infiltrado’, percebendo o plano que consistia em assassinar a reputação de Aprá, foi chamado como um facilitador do trabalho de Ivancury, mas mudou de lado e passou a municiar o jornalista alvo da espionagem.
Gravações
Após ganhar a confiança do espião, esse infiltrado, batizado no processo de “Anjo”, passou a gravá-lo e a colher imagens. Em uma delas, num aparente diálogo entre o aliado de Aprá e o detetive, Ivancury diz que não pode ser responsabilizado se o jornalista “aparecer morto” em sua casa.
O profissional de imprensa, responsável pelo site “Isso é Notícia”, vinha realizando uma série de reportagens sobre gastos exorbitantes do Governo de Mato Grosso, comandado por Mauro Mendes (DEM), no setor de publicidade. As matérias citavam, sobretudo, a empresa ZF Comunicação, que venceu licitação milionária para prestar tal serviço.
Elo com empresário
O dono da ZF é Zaid Fares, aliado de Mendes e amigo pessoal da primeira-dama, Virgínia Mendes, inclusive responsável por lhe dar um valioso anel no seu último aniversário, presente este que foi registrado por ambos em suas redes sociais.
Reportagens já divulgadas pelo MINUTO MT, mostram Ivancury com um contrato nas mãos, afirmando que o assinou com Ziad. Uma outra filmagem amadora o flagra entrando na ZF, em Cuiabá, e encontrando Ziad, no mesmo dia em que instalou um rastreador no carro de Aprá.
As suspeitas, respaldadas na própria fala do detetive em gravações, são de que Ziad fazia o relacionamento direto com Ivancury, a mando de Virgínia e Mauro. Os indícios ficam ainda mais fortes quando o próprio espião, se gabando em conversa com “Anjo”, se enaltece assumindo que trabalha para a mulher mais poderosa do estado.
“Pois é guri… Sabia que a gente trabalhava para a primeira-dama de Mato Grosso, hein?”, questiona.
Veja conversa completa:
Em outro trecho, também gravado por “Anjo” em uma das caronas dadas pelo seu ‘contratante’, o espião cita Mauro Mendes e, novamente, ressalta estar atendendo uma demanda de Virgínia, pedindo sempre muito sigilo àquele que pensava ser seu aliado na tramoia.
Veja:
As gravações e os fortes indícios de ligações do governador e da primeira-dama com o caso já ganharam atenção do ESTADÃO, UOL, ISTO É, Folha de SP, Yahoo, além da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji e a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, que cobram resposta rápida do MPE.
Posicionamentos
Aos veículos nacionais de comunicação, já que no estado o assunto tem sido ignorado pela imprensa, Ziad negou envolvimento. Ele afirma que a “acusação do jornalista (Aprá) é absurda, de cunho político e com objetivo de prejudicar a minha imagem e os meus negócios”.
O governador e a esposa também negam participação na contratação do detetive e afirmam, por meio de nota, que processarão o jornalista por “calúnia”. Já Ivancury assume que tinha Aprá como alvo do seu trabalho, mas nega que tenha sido contratado por Ziad, Virgínia ou Mauro. Por “ética profissional”, afirma que não pode revelar seu cliente.

ESPIA AÍ
De olho em 2026, Taques retoma agenda pública com palestra
Taques, que também é professor e advogado, tem apostado em eventos acadêmicos e falas polêmicas para se manter no debate público

O ex-governador de Mato Grosso, Pedro Taques, volta a movimentar os bastidores políticos com uma palestra marcada para esta sexta-feira (25), no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá. O evento, que discute os “fundamentos, fragilidades e caminhos para a preservação da democracia”, é mais uma das iniciativas do ex-senador para ganhar visibilidade, em meio a especulações sobre uma possível candidatura a senado nas eleições de 2026.
Taques, que também é professor e advogado, tem apostado em eventos acadêmicos e falas polêmicas nas redes sociais para se manter no debate público. No encontro desta sexta, organizado pela Adesg-MT em parceria com a Faipe, instituição da qual ele faz parte, o ex-governador promete abordar temas sensíveis sobre a crise política brasileira e a importância do equilíbrio entre os poderes.
A palestra será às 19h30, no auditório da Faipe, no segundo piso do shopping, com entrada gratuita mediante inscrição online.
-
AGRO3 dias atrás
Cotribá expande atuação e investe em nova fábrica de nutrição animal com foco também no mercado pet
-
SAÚDE3 dias atrás
Mauro assina contrato que entrega gestão do Hospital Central
-
AGRO3 dias atrás
Massey Ferguson apresenta inovações em inteligência artificial na Agrishow 2025, visando maior eficiência no campo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Facção movimenta R$ 13 milhões e é alvo de operação
Você precisa estar logado para postar um comentário Login