Geral
Brasil acolhe mais 111 repatriados com estrutura humanizada
Geral

O Governo Federal recebeu, nesta quinta-feira (7), mais 111 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O grupo era composto por 28 núcleos familiares, 71 homens desacompanhados e 12 mulheres desacompanhadas, incluindo uma gestante. Entre os repatriados, 12 eram crianças, uma delas autista.
O desembarque ocorreu em Fortaleza (CE), onde 16 pessoas permaneceram, e 95 seguiram para Confins (MG), destino da maioria.
A operação contou com o apoio dos governos estaduais do Ceará e de Minas Gerais para garantir acolhimento humanizado e assistência integral.
No Ceará, o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) prestou suporte aos repatriados, e a Secretaria de Diversidade do Estado acolheu uma mulher trans. Nenhum dos que ficaram no estado solicitou abrigamento, mas o governo estadual estava preparado para atender eventuais necessidades.
Já em Minas Gerais, 10 pessoas foram abrigadas temporariamente por meio de parceria entre o governo estadual e o Sesc. É importante destacar que, dos 95 repatriados que desembarcaram no estado, apenas 10 solicitaram abrigamento para poder tomar as providências de retorno ao seu destino final. Os demais seguiram para suas cidades por meios próprios.
Entre os passageiros que chegaram a Minas Gerais, havia dois casais, um com destino ao Pará e outro a Goiás; uma mãe com filha autista, que seguirá para Rondônia; e cinco pessoas que viajarão sozinhas para o Espírito Santo, Rondônia e São Paulo.
A ação reforça o compromisso do Governo Federal em garantir um retorno digno e seguro aos brasileiros repatriados. O próximo voo, previsto para 9 de fevereiro, contará com ajustes logísticos para reduzir o tempo de viagem e aprimorar o atendimento.

BRASIL & MUNDO
Aeroporto de Noronha volta a receber aeronaves a jatos a partir desta terça-feira (18)

O Aeroporto de Fernando de Noronha voltará a receber aeronaves a jatos a partir desta terça-feira (18), após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revogar a decisão de 2022 que suspendia as operações. A medida ocorreu depois de o governo do Estado de Pernambuco e a concessionária responsável pelo aeródromo terem dado início às obras para garantir segurança na pista de pouso e decolagem.
“Essa retomada é um avanço importante para Pernambuco e para o Brasil. Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados do país e garantir mais conectividade significa fortalecer o turismo e a economia local”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
As intervenções realizadas até o momento incluem a requalificação de uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem, bem como a recomposição provisória da sinalização horizontal, que permite o retorno com segurança das operações de aeronaves a jato.
A recuperação completa da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Fernando de Noronha seguirá até o fim do ano. As obras previstas para ocorrer entre março e dezembro de 2025, conforme cronograma enviado pelo Governo do Estado de Pernambuco, serão monitoradas pela Anac e são condicionantes para a continuidade das operações de aeronaves a jato no aeródromo.
Segurança na pista
A liberação parcial das operações de aeronaves a jato em Noronha estará condicionada ao cumprimento, por parte do operador aeroportuário e das companhias aéreas, de medidas para reduzir os riscos na pista.
De acordo com a Anac, a Agência continua monitorando a execução das ações corretivas na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha com a expectativa de que os ajustes necessários sejam realizados conforme o cronograma estabelecido e atendam aos requisitos normativos vigentes.
A medida cautelar que proibiu as operações de aeronaves com motores a reação no Aeroporto de Fernando de Noronha foi decretada em 12 de outubro de 2022 pela Anac para garantir a segurança das operações aéreas. À época, a decisão ocorreu frente a possibilidade de que as aeronaves aspirassem detritos da pista de pouso e decolagem, colocando em risco as operações. O aeródromo seguiu liberado para aeronaves equipadas com outros motores, como os turboélices.
Com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
-
POLÍCIA4 dias atrás
Casal é preso por matar adolescente grávida para roubar bebê
-
SAÚDE6 dias atrás
Mortes precoces de médico e vice-prefeito chocam MT
-
ESPIA AÍ4 dias atrás
Adjunto se irrita com saúde ‘travada’ e pede pra sair em Cuiabá
-
POLÍCIA6 dias atrás
Homem que dormia às margens de rodovia é morto por roçadeira