BRASIL & MUNDO
Alunos do curso Gestor de Turismo têm até 28 de fevereiro para concluírem suas atividades na plataforma de ensino
BRASIL & MUNDO

O prazo para os alunos matriculados no curso Gestor de Turismo, das turmas entre 2021e 2025, concluírem a capacitação está prestes a se encerrar. Os profissionais têm até 28 de fevereiro para terminarem as atividades pendentes, antes da Plataforma de Engajamento de Aprendizagem (PEA) finalizar o acesso ao conteúdo. A qualificação de 50 horas, oferecida pelo Ministério do Turismo, é um importante passo para abrir oportunidades de trabalho no setor.
O objetivo do curso é preparar atores institucionais públicos e privados, maiores de 18 anos, que atuam na gestão do turismo, além de pessoas que tenham interesse em desempenhar atividades relacionadas ao desenvolvimento do setor.
Após o encerramento do curso na PEA, ele será migrado para a plataforma Qualifica Turismo, e as novas turmas já serão abertas por meio dessa plataforma, que foi desenvolvida pelo MTur em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Fique atento, não perca o prazo para concluir sua capacitação e venha tornar o setor turístico nacional ainda mais qualificado.
Por Fábio Marques
Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

BRASIL & MUNDO
Aeroporto de Noronha volta a receber aeronaves a jatos a partir desta terça-feira (18)

O Aeroporto de Fernando de Noronha voltará a receber aeronaves a jatos a partir desta terça-feira (18), após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revogar a decisão de 2022 que suspendia as operações. A medida ocorreu depois de o governo do Estado de Pernambuco e a concessionária responsável pelo aeródromo terem dado início às obras para garantir segurança na pista de pouso e decolagem.
“Essa retomada é um avanço importante para Pernambuco e para o Brasil. Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados do país e garantir mais conectividade significa fortalecer o turismo e a economia local”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
As intervenções realizadas até o momento incluem a requalificação de uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem, bem como a recomposição provisória da sinalização horizontal, que permite o retorno com segurança das operações de aeronaves a jato.
A recuperação completa da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Fernando de Noronha seguirá até o fim do ano. As obras previstas para ocorrer entre março e dezembro de 2025, conforme cronograma enviado pelo Governo do Estado de Pernambuco, serão monitoradas pela Anac e são condicionantes para a continuidade das operações de aeronaves a jato no aeródromo.
Segurança na pista
A liberação parcial das operações de aeronaves a jato em Noronha estará condicionada ao cumprimento, por parte do operador aeroportuário e das companhias aéreas, de medidas para reduzir os riscos na pista.
De acordo com a Anac, a Agência continua monitorando a execução das ações corretivas na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha com a expectativa de que os ajustes necessários sejam realizados conforme o cronograma estabelecido e atendam aos requisitos normativos vigentes.
A medida cautelar que proibiu as operações de aeronaves com motores a reação no Aeroporto de Fernando de Noronha foi decretada em 12 de outubro de 2022 pela Anac para garantir a segurança das operações aéreas. À época, a decisão ocorreu frente a possibilidade de que as aeronaves aspirassem detritos da pista de pouso e decolagem, colocando em risco as operações. O aeródromo seguiu liberado para aeronaves equipadas com outros motores, como os turboélices.
Com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
-
POLÍCIA4 dias atrás
Casal é preso por matar adolescente grávida para roubar bebê
-
SAÚDE6 dias atrás
Mortes precoces de médico e vice-prefeito chocam MT
-
ESPIA AÍ4 dias atrás
Adjunto se irrita com saúde ‘travada’ e pede pra sair em Cuiabá
-
POLÍCIA6 dias atrás
Homem que dormia às margens de rodovia é morto por roçadeira