BRASIL & MUNDO
Biden erra ao dizer que a Rússia só tem ‘armas nucleares e petróleo’
BRASIL & MUNDO
O Kremlin disse nesta quarta-feira (28) que a avaliação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que a Rússia só tinha “armas nucleares e petróleo” era irreal e revelava falta de conhecimento sobre o país.
Biden fez o comentário na terça-feira (27) durante um discurso no qual alertou que, se os Estados Unidos terminassem em uma “guerra real” com uma “grande potência”, poderia ser o resultado de um significativo ataque cibernético ao país, destacando o que Washington vê como ameaças crescentes representadas pela Rússia e pela China.
Biden se gabou de que os serviços de inteligência dos EUA eram superiores aos russos e disse que Putin tinha “um problema real”.
“Ele está sentado no topo de uma economia que tem armas nucleares e poços de petróleo e nada mais. Nada mais. A economia deles é o quê? A oitava menor do mundo agora? Ele sabe que está com problemas reais, o que o torna ainda mais perigoso, a meu ver”, disse Biden.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que parecia que Joe Biden, que fez o discurso durante uma visita ao Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI), adaptou sua mensagem à comunidade de inteligência de seu país e queria causar uma boa impressão.
Peskov disse que os Estados Unidos são oponentes da Rússia, embora os esforços para normalizar os laços estejam em andamento. Altos funcionários dos EUA e da Rússia iniciaram conversas na quarta-feira (28) sobre estabilidade nuclear estratégica.
Peskov também rejeitou as alegações de Biden de que a Rússia já estava interferindo nas eleições de meio de mandato de 2022 nos Estados Unidos.
BRASIL & MUNDO
Força Nacional atuará em Belo Monte para garantir segurança durante a COP30
O Ministério de Minas e Energia (MME) solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a autorização para o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na região da Usina Hidrelétrica Belo Monte, com o objetivo de garantir a integridade da infraestrutura energética nacional e a continuidade das operações da usina durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro deste ano, em Belém (PA). Em atendimento ao pedido, o MJSP publicou, na última semana, a Portaria nº 1.049, que estabelece o apoio da FNSP à Polícia Federal, por 90 dias, com atuação episódica e planejada voltada à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e à proteção do patrimônio, em articulação com os órgãos de segurança do estado.
“A atuação da Força Nacional em Belo Monte reforça nosso compromisso com a segurança das infraestruturas e a estabilidade do sistema elétrico. Belo Monte é um símbolo da nossa capacidade de gerar energia limpa e renovável em larga escala, contribuindo para o desenvolvimento de uma transição energética justa e sustentável”, afirma o secretário Nacional de Energia Elétrica, João Daniel Cascalho.
A nova portaria dá sequência à Portaria nº 979/2025, que já previa a presença da FNSP no local, e reforça o compromisso do Governo do Brasil com a proteção das infraestruturas do setor elétrico. A decisão ocorre em um momento de grande visibilidade internacional, com o Brasil sediando um dos mais importantes eventos globais sobre mudanças climáticas, que reunirá representantes de governos, empresas e organizações internacionais.
A Usina Hidrelétrica Belo Monte é a segunda maior do país, com 11.233 megawatts (MW) de potência instalada, ficando atrás apenas de Itaipu Binacional. Desde o início de sua operação comercial, em 2019, a usina já gerou cerca de 201.996 gigawatts-hora (GWh) de energia limpa e renovável, contribuindo para o fortalecimento da matriz elétrica sustentável brasileira e para a transição energética.
A ação conjunta entre os ministérios de Minas e Energia e da Justiça e Segurança Pública reforça a integração entre as políticas setoriais, garantindo condições operacionais seguras e estáveis durante a COP30. A medida também fortalece a governança e a resiliência do setor elétrico nacional, reafirmando o papel do Brasil como liderança mundial na agenda climática e na promoção de uma energia limpa e sustentável.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
Geral7 dias atrásNa próxima semana, Conferência Nacional LGBTQIA+ vai mobilizar 1.500 pessoas em Brasília (DF) para definir caminhos para novas políticas públicas
-
Geral7 dias atrásXIV Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura ocorre de 21 a 23 de outubro na Fundação Casa de Rui Barbosa
-
Geral7 dias atrásFamílias de Roraima podem pedir parabólicas distribuídas por meio de política pública do Ministério das Comunicações
-
TECNOLOGIA7 dias atrásMCTI debate Estratégia Nacional de Inteligência Artificial no REC’n’Play




Você precisa estar logado para postar um comentário Login