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Conheça a Lina assistente virtual de comércio exterior criada com participação da sociedade
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A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou nesta segunda-feira (21) a Lina, assistente virtual desenvolvida para facilitar o acesso de cidadãos, empreendedores e empresas a informações oficiais sobre comércio exterior.
Criada com tecnologia de inteligência artificial, a ferramenta funciona de forma contínua, com acesso aberto e sem necessidade de login, oferecendo respostas baseadas na legislação e em fontes oficiais do governo federal. Quando necessário, o sistema direciona o atendimento ao Comex Responde, que conta com suporte humano especializado.
A Lina foi projetada para oferecer uma experiência ágil, transparente e assertiva, contribuindo para a modernização dos serviços públicos e a redução de demandas repetitivas de atendimento.
Nome escolhido pela sociedade
A nova assistente virtual recebeu o nome Lina, escolhido por meio de uma votação realizada nas redes sociais do MDIC — Instagram, LinkedIn, X (Twitter), Facebook e YouTube — que mobilizou 17.077 visualizações, 881 interações, 3.446 impressões e 10.872 contas alcançadas.
A enquete foi finalizada com 575 votos válidos e contou com a participação direta da sociedade, que escolheu o nome Lina com 45,7% dos votos, entre as quatro opções apresentadas: Tai, Duda, Elisa e Lina.
Em grego, o nome significa “mensageira” ou “portadora de luz”, símbolo do papel da assistente virtual em iluminar o caminho de quem busca compreender melhor as operações do comércio exterior brasileiro.
O nome reflete o propósito da ferramenta de comunicar com empatia, clareza e confiança, simplificando o acesso às informações oficiais e facilitando o dia a dia de empresas, empreendedores e cidadãos.
O avatar da Lina foi desenvolvido com traços modernos e acolhedores, transmitindo empatia e confiabilidade. Sua linguagem é clara e objetiva, com foco em orientar usuários com diferentes níveis de familiaridade com o tema, sempre com base em informações oficiais.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

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Canal de Paranaguá vai a leilão inédito e torna porto mais atrativo para contêineres e escoamento da safra

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) promovem nesta quarta-feira (22/10), na B3, em São Paulo, o leilão da concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR). Será a primeira licitação com este formato no mundo e prevê repassar à concessionária serviços hoje realizados pela Autoridade Portuária, como dragagens, sinalização, batimetria e monitoramento das embarcações nas operações de embarque e desembarque.
O vencedor terá que investir R$ 1,22 bilhão nos cinco primeiros anos de concessão, pagando uma outorga fixa de R$ 86 milhões ao longo de 25 anos. Uma das obrigações é ampliar de 13,5 para 15,5 metros o calado operacional do canal de navegação. Isso possibilitará a operação de navios de contêineres de grande porte, de até 366 metros, e de graneleiros com capacidade para 120 mil toneladas.
“Estamos inaugurando um novo formato de concessão, que dá maior previsibilidade às operações, possibilitando maior eficiência do porto e aumento na movimentação de cargas”, comentou o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, destacando que o leilão servirá de modelo para futuras concessões já previstas para os portos de Santos (SP), Itajaí (SC), Salvador (BA) e Rio Grande (RS).
Com o leilão, analisa Costa Filho, Paranaguá se tornará muito mais atrativo para a movimentação de contêineres e para operações do agronegócio, especialmente quando estiverem em operação três terminais leiloados em abril deste ano, destinados a granel sólido vegetal. “O Porto de Paranaguá está entrando em outro estágio, com investimentos que vão dobrar a capacidade do escoamento da safra agrícola e abrem oportunidades para exportação de mais 20 milhões de toneladas por ano”, afirmou.
Hoje, o Porto recebe 2.600 navios por ano, com destaque para granéis sólidos, como soja e proteína animal. A concessão trará ainda maior eficiência à operação portuária elevando o porto a outro patamar de comércio internacional, uma vez cada centímetro a mais no calado do canal de acesso corresponde a um aumento de 60 toneladas de carga no porão do navio.
Outros leilões
Também nesta quarta-feira, na B3, o MPor promove o leilão de dois terminais portuários: um no Rio de Janeiro e outro em Maceió (AL). O Terminal RDJ07 é destinado à movimentação de cargas de apoio logístico offshore, voltadas às atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural. O investimento previsto para o período contratual de 25 anos é estimado em R$ 99,4 milhões.
Já o TMP de Maceió é um terminal de passageiros e deve impulsionar o turismo de cruzeiros marítimos no Nordeste. O leilão permitirá a modernização e expansão do porto e terá investimentos estimados em R$ 3,75 milhões ao longo de um contrato de 25 anos.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
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