CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

BRASIL & MUNDO

MIR e Casa Civil abrem inscrições para formação de estudantes negros e quilombolas de Direito

Publicados

BRASIL & MUNDO

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil da Presidência da República abriram inscrições para o primeiro edital do programa “Vivências SAJ: Equidade e Diversidade no Jurídico”. A iniciativa busca promover cursos, oficinas e visitas institucionais para estudantes negros e quilombolas graduandos em Direito, incentivando o ingresso nas carreiras públicas e fortalecendo a presença desses grupos no sistema jurídico brasileiro.

Alinhada ao Decreto nº 11.785/2023, que institui o Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA), a iniciativa visa promover a inclusão e a representatividade da população negra e quilombola nos cargos da Administração Pública Federal. Além disso, ela também contribui com a preparação de estudantes negros e quilombolas para o ingresso e atuação nas carreiras públicas, no âmbito dos três poderes da Executivo, Legislativo e Judiciário.

Serão oferecidas 20 vagas para alunos negros ou quilombolas regularmente matriculados a partir do 8º período de cursos de graduação em Direito de instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação. As inscrições serão recebidas entre o dia 30 de janeiro de 2025 e o dia 09 de fevereiro de 2025, por meio do formulário eletrônico disponível no site do Centro de Estudos da Casa Civil da Presidência da República.

Leia Também:  MME ouve agentes do setor energético para apresentar proposta do Plano Clima Adaptação

Os candidatos devem enviar documentos como currículo com foto atual, carta de motivação, comprovante de matrícula, documento de identificação pessoal e declaração de autoidentificação racial ou de pertencimento quilombola. A seleção será baseada na análise e pontuação da carta de motivação, de acordo com critérios estabelecidos no edital. O resultado será divulgado no mesmo site em que são feitas as inscrições. 

A secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, explica que “essa iniciativa se soma a um conjunto de ações que o Ministério da Igualdade Racial tem implementado para ampliar a diversidade racial na gestão pública e enfrentar as desigualdades raciais.” 

resultado da seleção será divulgado em 21 de março e as atividades serão presenciais em Brasília, entre os dias 5 e 9 de maio de 2025, no Palácio do Planalto, edifícios anexos e locais de visitação. Durante este período, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o funcionamento de instituições jurídicas, refletir sobre práticas antirracistas e adquirir conhecimentos que poderão contribuir para seu ingresso e atuação em carreiras públicas ligadas ao sistema de justiça brasileiro. O cronograma de atividades será informado aos participantes antes do início das atividades. 

Leia Também:  CNPE estabelece novas regras para Grupo de Trabalho sobre combustíveis aquaviários, de aviação e GLP

Fonte: Casa Civil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL & MUNDO

MPor, CNI e setor produtivo debatem desenvolvimento portuário e naval

Publicados

em

No dia em que foi divulgado o recorde histórico da movimentação dos portos brasileiros, com 1,3 bilhão de toneladas, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou aos representantes das confederações das indústrias regionais e aos setores produtivos um pacote de medidas cujo objetivo é fortalecer e alavancar o setor portuário e de navegação no país. Entre as ações está a revisão normativa que prevê a ampliação e a oferta para melhorar a qualidade do transporte por cabotagem, conhecida como BR do Mar, cujo decreto está previso para ser assinado no primeiro semestre deste ano.

Segundo Costa Filho, “o Governo Federal tem trabalhado muito para avançar na agenda portuária e hidroviária brasileira e vimos, em 2024, o melhor ano da história do setor portuário do país, com resultado positivo na cabotagem, com crescimento de mais de 20%. Nós queremos, ao lado da Confederação Nacional da Indústria (CNI), trabalhar muito para poder avançar na agenda produtiva do Brasil”, indicou.

Ainda segundo ele, o programa BR do Mar é fundamental para que o MPor possa criar um ambiente de melhor regulação e de fortalecimento do setor portuário. “Nós estamos tendo nesse momento uma grande janela de oportunidade para continuar produzindo mais, com responsabilidade e sustentabilidade. Para poder alavancar o modal, foi preciso revisar a norma e incluir medidas necessárias e sustentáveis”, acrescentou.

Leia Também:  Fundo para projetos de desenvolvimento industrial já está em operação

Para os representantes da indústria, a elucidação do tema serviu para o setor produtivo ficar alinhado com o tema tão relevante para o desenvolvimento econômico do país. “A cabotagem é fundamental porque ela ajuda a cauda longa que a indústria tem como usuário da cabotagem e também porque ele incentiva a nossa indústria de navegação”, destacou o Diretor de Relações institucionais da CNI, Roberto Muniz.

Presente no encontro que ocorreu na tarde desta terça-feira (18) durante o Conselho Temático de Infraestrutura, na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, a secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, ressaltou a importância da parceria com o CNI para que o ministério possa debater as principais políticas públicas do modal, “dentre elas a BR do Mar e a de promoção das hidrovias, para que possamos ver efetividade nisso. Nosso desafio agora é pensar em novos rumos e políticas públicas feitas a partir dos inputs da própria CNI”, afirmou.

Sancionada em janeiro de 2022, a Lei nº 14.301, que institui o programa de estímulo ao transporte por cabotagem, fomentou a participação da cabotagem na matriz logística nacional, como a flexibilização do afretamento de embarcações estrangeiras e o incentivo à formação e capacitação de marítimos nacionais. Para aprimorar o decreto regulamentador, o Ministério de Portos e Aeroportos, e amplo diálogo com agentes do setor, debateram medidas que vão garantir a melhor eficiência logística do transporte.

Leia Também:  Ministro Silvio Costa Filho divulga anuário estatístico aquaviário

Dino Antunes, secretário de Hidrovias e Navegação, ressaltou que o trabalho desenvolvido pela pasta nesse decreto e nessa portaria foi fazer a segmentação nos diversos tipos de cabotagem. “fizemos o estudo de dois aspectos distintos desse tema, tanto da cabotagem enquanto logística como da cabotagem consumidora da indústria da construção naval, que pode ser mais pujante do que é hoje no Brasil”, disse.

As principais medidas previstas pelo MPor para incentivar o transporte por cabotagem incluem:

• Multiplicadores de tonelagem sobre a frota própria operante;
• Prazos e condições para contratos de longo prazo;
• Estímulos para sustentabilidade, transição energética e descarbonização do transporte marítimo;
• Condições para entrada e permanência de embarcações afretadas e seguros obrigatórios;
• Participação de tripulantes nacionais em embarcações estrangeiras.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA