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Em oficina com gestores estaduais, Macaé afirma que promoção de políticas de envelhecimento saudável é fundamental para quebrar preconceitos
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O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) promove, até esta quarta-feira (19), em Brasília, a Oficina de Formação dos Gestores Estaduais de Direitos Humanos da Pessoa Idosa e dos Gestores dos Fundos de Direitos da Pessoa Idosa. No evento, o centro do debate são as condições em que vive essa parcela da população e as políticas que precisam ser desenvolvidas para os cerca de 35 milhões de pessoas com 60 anos ou mais que vivem no Brasil.
A oficina reúne 23 gestores estaduais e representantes de 22 conselhos estaduais da pessoa idosa. A meta é promover um alinhamento estratégico entre os entes da federação.
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, afirmou que a proximidade dos gestores locais com a população idosa permite o desenvolvimento de políticas funcionais. Segundo ela, a implementação de medidas benéficas tem a capacidade de modificar posturas discriminatórias. “Que a nossa própria concepção do direito ao envelhecimento, cada vez mais, possa ser compartilhada com o conjunto da sociedade brasileira para que a gente possa romper com o preconceito que existe em relação ao envelhecimento”, afirmou.
Perfil diverso
O secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, frisou que a população idosa brasileira tem características variadas. Por este motivo, ele ressaltou que a cooperação entre os entes federados é essencial para garantir que as medidas do poder público para este grupo tenham efetividade. “É muito desafiador e impossível de se fazer sozinho políticas públicas eficientes para tantas pessoas idosas”, afirmou.
As condições de moradia, índice de alfabetização e a distribuição da população idosa nas diferentes regiões do Brasil foram alguns dos fatores citados como preponderantes para a elaboração de políticas. O secretário citou como exemplos as diferenças locais em municípios do Arquipélago do Marajó, no Pará, onde apenas 5% da população é idosa, e de Mussum, no interior do Rio Grande do Sul, onde essa parcela da população chega a 40%.
Silva listou alguns dos questionamentos fundamentais a serem feitos pelos gestores para cuidar da população idosa da forma devida. “Será que as condições em que vivem as pessoas idosas são aquelas que nós e, principalmente, elas julgam ser as mais importantes, ou as mais adequadas, justas e respeitosas a todos os seus costumes e trajetória de vida e a tudo aquilo que se considera a partir de uma perspectiva de saúde e de cidadania que envolve direitos humanos respeitados?”.
Programação
A abertura do encontro contou ainda com um momento de acolhimento e uma dinâmica de apresentação. Grupos de cada uma das cinco regiões do Brasil escolheram objetos representativos de suas localidades.
Ao longo da oficina, a vice-diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, Denise de Oliveira, abordou a necessidade de reconhecer a pluralidade do processo de envelhecer. Enquanto o presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Rafael Castelo Branco, ressaltou a importância da articulação entre conselhos e gestores na construção de estratégias.
A oficina continua nesta quarta-feira (19), às 9h, com uma mesa de apresentação dos programas e projetos da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), as formas de adesão por parte dos conselhos e a utilização de recursos dos fundos.
Em seguida, a partir das 11h, grupos de discussão debatem as dificuldades na utilização dos recursos dos fundos municipais e estaduais da pessoa idosa. A partir das 14h30, serão debatidas a atualização das cartilhas voltadas a conselhos e fundos da pessoa idosa. O encerramento está previsto para ocorrer às 18h.
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Texto: D.V.
Edição: L.M.
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BRASIL & MUNDO
Aeroporto de Noronha volta a receber aeronaves a jatos a partir desta terça-feira (18)

O Aeroporto de Fernando de Noronha voltará a receber aeronaves a jatos a partir desta terça-feira (18), após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revogar a decisão de 2022 que suspendia as operações. A medida ocorreu depois de o governo do Estado de Pernambuco e a concessionária responsável pelo aeródromo terem dado início às obras para garantir segurança na pista de pouso e decolagem.
“Essa retomada é um avanço importante para Pernambuco e para o Brasil. Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados do país e garantir mais conectividade significa fortalecer o turismo e a economia local”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
As intervenções realizadas até o momento incluem a requalificação de uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem, bem como a recomposição provisória da sinalização horizontal, que permite o retorno com segurança das operações de aeronaves a jato.
A recuperação completa da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Fernando de Noronha seguirá até o fim do ano. As obras previstas para ocorrer entre março e dezembro de 2025, conforme cronograma enviado pelo Governo do Estado de Pernambuco, serão monitoradas pela Anac e são condicionantes para a continuidade das operações de aeronaves a jato no aeródromo.
Segurança na pista
A liberação parcial das operações de aeronaves a jato em Noronha estará condicionada ao cumprimento, por parte do operador aeroportuário e das companhias aéreas, de medidas para reduzir os riscos na pista.
De acordo com a Anac, a Agência continua monitorando a execução das ações corretivas na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha com a expectativa de que os ajustes necessários sejam realizados conforme o cronograma estabelecido e atendam aos requisitos normativos vigentes.
A medida cautelar que proibiu as operações de aeronaves com motores a reação no Aeroporto de Fernando de Noronha foi decretada em 12 de outubro de 2022 pela Anac para garantir a segurança das operações aéreas. À época, a decisão ocorreu frente a possibilidade de que as aeronaves aspirassem detritos da pista de pouso e decolagem, colocando em risco as operações. O aeródromo seguiu liberado para aeronaves equipadas com outros motores, como os turboélices.
Com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
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