CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Formatura do Programa Manuel Querino celebra conquista de 58 novos agentes de desenvolvimento cooperativista solidário

Publicados

Geral

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), celebrou a formatura dos 58 alunos de duas turmas do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, no último sábado, 15, em Salvador, Bahia. O evento contou com a presença do secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, que participou da entrega dos certificados de conclusão aos formandos.

Coordenado pela Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda (SEMP) do MTE, o PMQ tem como objetivo proporcionar autonomia aos trabalhadores, garantindo acesso ao trabalho decente e novas oportunidades de renda. O curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), integra o projeto Ciranda Formativa, voltado para as regiões Norte e Nordeste.

Segundo Lavigne, os novos agentes formados compreendem o papel da economia solidária e estão preparados para contribuir na articulação desse setor, promovendo sua integração com outras áreas. “O mundo do trabalho se modificou muito e em algum momento as pessoas precisarão empreender. E quando o empreendimento é coletivo, ele permite que as pessoas tenham, além da sua subsistência, uma capacidade de integração e de conhecimento do mundo”, destacou o secretário.

Leia Também:  Corte IDH condena Brasil por violações a quilombolas no Maranhão

Lavigne também destacou a importância do IFBA como parceiro do PMQ. “A Bahia é o principal estado onde conseguimos, inicialmente, firmar as parcerias do Programa Manuel Querino, oferecendo 900 vagas”, ressaltou.

Uma das alunas, a indígena Ymat Guerém, destacou a iniciativa como pioneira na promoção da inclusão social, especialmente em uma cidade tão desigual como Salvador. Ela ressaltou que a proposta se baseia na economia solidária, que envolve muitas pessoas e oferece uma alternativa importante. “Foi uma alegria participar do curso. Espero que essa iniciativa continue, pois é essencial, especialmente para as comunidades que estão na linha de frente, lidando com a economia solidária no dia a dia”, afirmou Ymat.

Programa Ciranda Formativa

O Programa Ciranda Formativa tem como meta qualificar profissionalmente 2.880 trabalhadores no país nos cursos de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários. Para isso, o MTE firmou parceria com a IFBA para aplicação dos cursos na região Norte e Nordeste e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) para a região Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Leia Também:  Saberes Amazônicos: evento debate conexão entre cultura, natureza e sustentabilidade

Os cursos têm carga horária de 200 horas, sendo 40 horas de qualificação social, que incluem temas como desenvolvimento sustentável, cidadania, direitos trabalhistas e letramento digital e 160 horas de formação específica.

Programa Manuel Querino

Lançado no final de 2023 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o PMQ firmou parceria com 12 universidades e oito institutos federais para a oferta de 33.760 vagas em 25 projetos de profissionalização.  Em setembro do ano passado, foram ofertadas mais 15 mil vagas de qualificação em parceria com 20 Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os recursos investidos nessas ações são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL & MUNDO

Aeroporto de Noronha volta a receber aeronaves a jatos a partir desta terça-feira (18)

Publicados

em

O Aeroporto de Fernando de Noronha voltará a receber aeronaves a jatos a partir desta terça-feira (18), após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revogar a decisão de 2022 que suspendia as operações. A medida ocorreu depois de o governo do Estado de Pernambuco e a concessionária responsável pelo aeródromo terem dado início às obras para garantir segurança na pista de pouso e decolagem.

“Essa retomada é um avanço importante para Pernambuco e para o Brasil. Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados do país e garantir mais conectividade significa fortalecer o turismo e a economia local”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.

As intervenções realizadas até o momento incluem a requalificação de uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem, bem como a recomposição provisória da sinalização horizontal, que permite o retorno com segurança das operações de aeronaves a jato.

A recuperação completa da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Fernando de Noronha seguirá até o fim do ano. As obras previstas para ocorrer entre março e dezembro de 2025, conforme cronograma enviado pelo Governo do Estado de Pernambuco, serão monitoradas pela Anac e são condicionantes para a continuidade das operações de aeronaves a jato no aeródromo.

Leia Também:  Corte IDH condena Brasil por violações a quilombolas no Maranhão

Segurança na pista

A liberação parcial das operações de aeronaves a jato em Noronha estará condicionada ao cumprimento, por parte do operador aeroportuário e das companhias aéreas, de medidas para reduzir os riscos na pista.

De acordo com a Anac, a Agência continua monitorando a execução das ações corretivas na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha com a expectativa de que os ajustes necessários sejam realizados conforme o cronograma estabelecido e atendam aos requisitos normativos vigentes.

A medida cautelar que proibiu as operações de aeronaves com motores a reação no Aeroporto de Fernando de Noronha foi decretada em 12 de outubro de 2022 pela Anac para garantir a segurança das operações aéreas. À época, a decisão ocorreu frente a possibilidade de que as aeronaves aspirassem detritos da pista de pouso e decolagem, colocando em risco as operações. O aeródromo seguiu liberado para aeronaves equipadas com outros motores, como os turboélices.

Com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Leia Também:  Conexão Amazônia capacita gestores no Amapá para o desenvolvimento sustentável

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA