CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

AGRO

Começa em Cuiabá o XIX Encontro Técnico Soja da FMT

Publicados

AGRO

Foi aberto na noite desta terça-feira (14) e segue até a próxima sexta-feira (17), no hotel Gran Odara, em Cuiabá (MT), o XIX Encontro Técnico Soja da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso – Fundação MT, que tem o objetivo difundir resultados de pesquisas e informações técnicas de várias áreas de conhecimento e discutir aspectos relacionados a última safra.

“Esse é o primeiro evento do ano em que a Fundação MT apresenta os resultados de pesquisa da última safra de soja. Essa é uma das formas que damos vidas aos resultados: partilhando conhecimento e divulgando para toda classe produtora. A Fundação MT tem 25 anos e contribui com o crescimento e a história de Mato Grosso que completou recentemente 271 anos”, afirmou o diretor de pesquisa da Fundação MT, Leandro Zancanaro.

A temática “Integração: a chave que abre novos horizontes” norteará as apresentações do evento que conta com palestrantes de renome nacional e especialistas em sojicultora. “Não fazemos esse evento sozinhos, contamos com pessoas que conhecem muito sobre produzir e comercializar soja, bem como entende sobre o papel do Brasil, principalmente o estado de Mato Grosso, em atender a demanda por alimento no mundo”, destacou Zancanaro.

Leia Também:  Redução de custos impulsiona expectativas para a safra 24/25 em Mato Grosso

Participam do XIX Encontro Técnico Soja, mais de 300 pessoas, grande parte são engenheiros agrônomos de diversos estados do Brasil. Além desses, pela primeira vez o evento está sendo transmitido ao vivo para pessoas que não puderam por um motivo ou outro estar presente.

“A procura pela inscrição presencial é muito alta. Há, inclusive, fila de espera. Como não conseguimos atender toda a demanda por inscrição presencial, abrimos mais essa possibilidade de difundir informação”, disse o gestor de Marketing da Fundação MT, Luis Carlos.

Outra novidade do Encontro Técnico é o aumento de mais um dia de evento. “Estamos atendendo pedido dos participantes que querem ter acesso há mais informações de qualidade que é difundida no evento, como também ter mais dias de interação da área técnica para debater e encontrar soluções para os desafios do dia a dia da agricultura”, explicou Luis Carlos.

A programação do evento contempla painéis sobre retrospectiva da safra, solos arenosos, plantas daninhas, nematologia, doenças e uso de biológicos na agricultura. Além desses, questões globais do agronegócio e cenário político econômico também serão discutidas na 19 edição do Encontro Técnico Soja da Fundação MT.

Leia Também:  Previsão meteorológica indica semana de chuvas intensas em todo o Brasil

 

Fonte: Da Redação
COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

AGRO

Abril deve ter queda no trigo e na soja, mas aumento no farelo, prevê Anec

Publicados

em

As exportações brasileiras de grãos em abril devem apresentar um cenário misto, com queda no trigo e na soja em grão, enquanto o farelo de soja registra um aumento expressivo. Segundo projeções da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), o volume de trigo embarcado no mês deve totalizar 110.592 mil toneladas, significativamente inferior às 176.556 toneladas exportadas em abril de 2023. Já para a soja em grão, a estimativa é de 13.744 milhões de toneladas, representando uma ligeira queda em relação às 14.046 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.

A queda nas exportações de trigo é atribuída principalmente à menor disponibilidade do cereal no mercado interno, em decorrência da safra colhida no final do ano passado ter sido menor que a do ano anterior. Além disso, a forte demanda internacional por trigo, impulsionada pela guerra na Ucrânia, direcionou parte da produção brasileira para o mercado interno, a fim de atender à demanda doméstica e garantir a segurança alimentar do país.

A ligeira queda nas exportações de soja em grão em abril também se deve à menor disponibilidade do produto no mercado interno, em consequência da safra colhida no início do ano ter apresentado um volume inferior ao do ano passado. Apesar disso, o setor ainda se encontra em um momento favorável, com preços no mercado internacional em alta e demanda aquecida, principalmente da China, principal destino das exportações brasileiras de soja.

Leia Também:  Colheita de soja no Brasil avança, mas fica atrás de 2022; milho enfrenta desafios climáticos

Em contraste com o trigo e a soja em grão, o farelo de soja deve registrar um aumento expressivo nas exportações em abril. A ANEC estima que o volume embarcado no mês alcance 2.581 milhões de toneladas, um aumento significativo em relação às 1.742 mil toneladas exportadas em abril de 2023. Esse crescimento é impulsionado pela forte demanda internacional por farelo de soja, utilizado na alimentação animal, em um momento em que a produção de carne no mundo está em expansão.

Na semana encerrada em 13 de abril, o Brasil exportou 2.951 milhões de toneladas de soja em grão. No entanto, para o período entre 14 e 20 de abril, a ANEC não prevê embarques desse produto. Já para o farelo de soja, as exportações na última semana atingiram 371.202 mil toneladas, e a previsão para esta semana é de cerca de 683.710 mil toneladas.

As perspectivas para as exportações brasileiras de grãos nos próximos meses são positivas. A demanda internacional por alimentos deve se manter aquecida, impulsionada pelo crescimento da população mundial e pela elevação da renda em países em desenvolvimento. Além disso, a guerra na Ucrânia pode abrir novas oportunidades para o Brasil, que se consolida como um dos principais fornecedores de grãos para o mercado global.

Leia Também:  Podcast Pensar Agro debate a importância da prevenção de acidentes no campo

O mercado brasileiro de grãos apresenta um cenário dinâmico, com diferentes produtos com performances distintas. Apesar da queda nas exportações de trigo e soja em grão em abril, o setor ainda se encontra em um momento favorável, com o farelo de soja registrando um aumento expressivo nas exportações. As perspectivas para os próximos meses são positivas, com a expectativa de que a demanda internacional por alimentos continue aquecida, beneficiando o agronegócio brasileiro.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA