CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

Saiba quais profissões estão em “baixa” e quais estão em “alta”, pagando até R$ 60 mil

Publicados

CIDADES

Em 2021, o mercado de trabalho procura (e está pagando bem) profissionais nas áreas de recursos humanos, tecnologia da informação, marketing digital e especialistas em logística.

Segundo pesquisa realizada no Brasil pela multinacional Robert Walters, especialista em recrutamento, o salário de contratação pode chegar a R $ 60 mil, como é o caso de um diretor de logística ou diretor financeiro, dependendo do tempo de experiência na função.

O diretor-geral da Robert Walters no Brasil, Leonardo Souza, falou sobre tendências para o mercado de trabalho, dicas de qualificação e profissões que estão perdendo espaço.

Home office veio para ficar, mas em modelo híbrido A aposta para 2021 é a consolidação do trabalho remoto, ou home office. Souza aposta na consolidação de um modelo híbrido, em que as empresas vão adaptar dias e horários específicos para ter profissionais presencialmente na sede.

A parcela de tempo que um trabalhador ficará em home office depende da função. Pessoas que têm o trabalho organizado por tarefas executáveis a distância tendem a ter maior produtividade em casa, e as empresas perceberam isso durante a pandemia, afirma Souza. Mas há consequências que deverão ser levadas em conta pelos funcionários e gestores.

Conhecimento de logística está valorizado – Outra tendência de mercado fortalecida durante a pandemia foi a negociação pela internet. Isso criou uma demanda por profissionais capazes de gerir estoques e controlar toda a cadeia necessária para levar o produto ou serviço até o cliente.

“Com o crescimento dos canais virtuais, a logística fica mais complexa. Então profissionais com experiência nesta área tendem a ser valorizados”, diz Souza.

TI segue com alta procura – Não é novidade a procura por mão de obra especializada em TI (tecnologia da informação). Mas as medidas de isolamento social intensificaram a necessidade de digitalizar processos —e acelerou a busca das empresas por gente capaz de dar conta dessa tarefa.

Marketing alinhado com gestão de dados – De pouco adianta ter milhões de dados se a empresa não souber converter tanta informação em resultados. É aí que entra a demanda por profissionais de marketing digital. A ideia é ter gente capaz de analisar os dados que a empresa coletou e convertê-los em ações para atrair novos clientes. “As empresas estão investindo mais na análise dos dados. A partir desse entendimento preciso de quem é seu cliente, uma série de ações de marketing, a maioria virtuais, podem ser aplicadas”, disse o executivo da Robert Walters.

RH – Empresas de ponta precisam selecionar funcionários – Companhias que querem liderar no mercado precisam de pessoas com o mesmo espírito. A melhor forma de conseguir isso é investir numa equipe de RH capaz de selecionar e atrair bons profissionais. Vem se falando há muito tempo sobre a transformação digital das empresas, e isso é um fato. Mas uma verdadeira transformação digital tem a ver com a transformação da própria companhia, da cultura dela. Isso depende de como a empresa gerencia seu capital humano. Leonardo Souza, da Robert Walters no Brasil.

Em baixa: trabalhos que podem ser automatizados – A automatização de funções (ou seja, quando um robô ou máquina faz as vezes de um humano) já é realidade no Brasil. “Parece meio ‘Black Mirror’, mas não é”, diz Souza, referindo-se à série britânica futurista de televisão. “Quem não se adaptar a esse mundo novo, quem for resistente a isso, vai perder espaço”. Ele cita como exemplo a interação de clientes com robôs nos canais de atendimento das empresas, como se ali houvesse um humano do outro lado da linha. Na prática, essa tendência gera empregos qualificados ligados à área de tecnologia, enquanto vários funcionários de telemarketing são dispensados.

Dica: estudar, mesmo que por conta própria Segundo Souza, manter-se atualizado é sempre importante para ter oportunidade nas melhores vagas. A novidade é que as empresas estão aos poucos abrindo mão da qualificação formal (aquela com diploma em instituição de ensino), principalmente para cargos relacionados ao uso de ferramentas tecnológicas. “Esses profissionais podem vir com uma bagagem ortodoxa, mas muitas vezes são autodidatas”. De acordo com o executivo da Robert Walters, a tendência é que os recrutadores levem em conta a qualificação que os candidatos adquiriram por iniciativa própria, independentemente de diploma que ateste essa capacitação.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Publicados

em

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, parceiros e instituições lançaram, nesta sexta-feira (14), a Campanha do Agasalho 2024 “Aqueça um coração”. O objetivo é coletar o maior número possível de mantas, cobertores, agasalhos, roupas e afins, para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes cadastradas nos serviços do Centro de Referência de Assistência Social.

Demais empresas e instituições que quiserem ser um ponto de coleta podem manifestar o interesse na secretaria pelos telefones (65) 3549-8333 ou (65) 3549-8380.

“Para participar da campanha, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social e Habitação para adquirir uma caixa, que estamos disponibilizando para a coleta das roupas. Igual ao ano passado, lançamos a campanha antes do inverno para quando realmente o frio bater em nossa porta, a gente possa estar mais preparada para ajudar as pessoas que mais precisam”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Os vários pontos de coleta são uma estratégia para facilitar o acesso das doações a quem tiver condições de disponibilizar peças de proteção ao frio.

Confira os pontos de coleta:

Prefeitura de Lucas do Rio Verde – Av. América do Sul, 2500 S – bairro Parque dos Buritis
Cras Território I – Av. Bahia, 908-1004 – bairro Jardim das Palmeiras
Cras Território II – Rua João Goulart, n° 3.470-S, Quadra 33, Lote 26, Setor 42, bairro Jaime Seiti Fujii
Acilve – Av. São Paulo, 199 – Cidade Nova
CDL – Av. Pará, 434s – Alvorada
Câmara de Vereadores – Av. Pará, 359 – Cidade Nova
OAB Lucas do Rio Verde – R. Corbelia, 1835 – Jardim das Palmeiras
Senai – Rua Umuarama, 675 S, quadra 88, lote 01C
Corpo de Bombeiros – MT 449, 2 – Tessele Junior
Guarda Municipal – R. Sarandi, n°2201E – Rio Verde
Seciteci – Avenida Santa Catarina, nº 61 e – Cidade Nova
BDR – Av. Rio Grande do Sul, 1338 – Menino Deus
Sicredi – Av. Brasil, 199S
Sicoob – Av. Brasil, 459S
Unilasalle – Av. Universitária, 1000 W – Parque das Emas
Loja Oba Oba Center – Av. Mato Grosso, 1597 – Cidade Nova
Loja Globo Magazine – Av. Mato Grosso, 1397 – Cidade Nova
Posto Ciriema – Rodovia BR-163 Km 173 s/n Industrial
Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher – Av. Pará, 219-e – Cidade Nova

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA