TRAIÇÃO SOB SUSPEITA
Roubo de R$ 95 mil pode ter sido planejado com amigo da família
Investigação aponta possível uso de informações privilegiadas sobre rotina e patrimônio das vítimas; família foi mantida refém
POLÍCIA
Uma pessoa próxima a uma família vítima de um roubo de mais de R$ 95 mil em Cuiabá pode ter fornecido aos criminosos informações sobre a rotina, o patrimônio e os valores mantidos na residência. A suspeita é uma das principais linhas da investigação sobre o crime, ocorrido em março deste ano, e motivou novas medidas judiciais cumpridas nesta terça-feira (11).
A Polícia Civil apura se houve planejamento prévio do assalto a partir de informações privilegiadas. A investigação também busca identificar quem teria repassado os dados, quem participou diretamente do roubo e quais pessoas prestaram apoio logístico ou receberam e movimentaram os valores subtraídos.
O crime ocorreu por volta das 3h15 do dia 17 de março, quando três homens armados abordaram as vítimas na saída da residência e invadiram o imóvel. Além de dinheiro, ouro, celulares e outros bens, os criminosos obrigaram integrantes da família a realizar transferências bancárias via Pix.
Após o roubo, as vítimas foram levadas para uma região de mata, onde permaneceram amarradas e sob ameaças. Uma delas foi agredida ao resistir à exigência de realizar uma transferência bancária.
Com o avanço das investigações, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá identificou indícios de que a ação pode ter contado com diferentes níveis de participação, desde o fornecimento de informações e planejamento até a execução do roubo, apoio logístico e posterior circulação do dinheiro.
Nesta terça-feira, a Polícia Civil deflagrou a Operação Pele de Cordeiro para cumprir 12 ordens judiciais decorrentes da investigação. São dois mandados de prisão preventiva, cinco de busca e apreensão e cinco medidas de quebra de sigilo, autorizados pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias.
As buscas têm como alvo celulares, computadores, chips e outras mídias digitais que possam revelar conversas, chamadas e contatos entre os investigados. Os policiais também procuram registros de movimentações financeiras, dinheiro, ouro e outros bens, além de armas e munições que possam ter relação com o crime.
A análise desse material deverá ajudar a polícia a reconstruir a participação de cada investigado e esclarecer, principalmente, se houve colaboração de alguém que conhecia a família e tinha acesso a informações utilizadas pelos criminosos.
O nome da operação, Pele de Cordeiro, faz referência justamente a essa suspeita. A expressão foi escolhida em alusão à possibilidade de alguém que mantinha uma relação de proximidade ou confiança com as vítimas ter fornecido informações para a execução do roubo.
POLÍCIA
Pai é suspeito de usar filho adolescente para entregar drogas
Na casa foram encontradas 130 porções de maconha, pasta base e cocaína; homem afirmou à PM ter adquirido entorpecentes de uma facção
Um homem de 40 anos é suspeito de atuar com o próprio filho, de 17, na venda de drogas em Mirassol d’Oeste. Segundo informações repassadas à Polícia Militar, o adolescente seria responsável por realizar a entrega dos entorpecentes aos usuários, enquanto o tráfico funcionava a partir da residência da família.
No imóvel foram encontradas 130 porções de drogas, sendo 70 de pasta base de cocaína, 43 de maconha e 17 de cocaína, além de materiais que, conforme a PM, eram utilizados na comercialização dos entorpecentes.
A suspeita sobre a participação de pai e filho surgiu após denúncias de que o homem, que já possui passagens por tráfico de drogas, teria retomado a comercialização de entorpecentes na residência e contava com a participação do adolescente.
Na noite desta segunda-feira (10), equipes policiais foram até o endereço e encontraram o jovem deixando a casa. Durante a abordagem, foi localizada uma porção de maconha com ele.
Conforme o boletim de ocorrência, o adolescente informou que havia mais entorpecentes dentro do imóvel. Os policiais entraram na residência, onde encontraram o pai e localizaram o restante das porções em um dos cômodos.
Questionado, o homem teria afirmado aos militares que adquiriu as drogas de uma facção criminosa para revendê-las e ficar com o lucro. A Polícia Militar também o identificou como integrante de uma facção.
O homem foi preso e o adolescente apreendido. Pai e filho foram encaminhados à delegacia de Mirassol d’Oeste, onde o caso foi registrado e seguirá para as demais providências.
-
BRASIL & MUNDO5 dias atrásDiscurso do ministro Márcio Elias Rosa (MDIC) na abertura da 10ª reunião de Ministros de Indústria dos BRICS
-
ESPIA AÍ7 dias atrásPL veta apoio a adversários e fecha questão com Wellington
-
Educação6 dias atrásIdeb permanece estável no ensino fundamental do Distrito Federal
-
POLÍTICA6 dias atrásMDB implode chapa federal e concentra recursos em Janaina



