CUIABÁ
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADES

18 cidades de Mato Grosso sem vereadora, lamenta deputada

Publicados

CIDADES

“Mesmo que o número de prefeitas eleitas em Mato Grosso em 2020 não tenha diminuído, também não cresceu e isso demonstra de certa forma uma estagnação da participação da mulher na política e na disputa eleitoral para cargos majoritários. Atualmente temos 15 prefeitas exercendo o cargo, foram eleitas 15 para os próximos 4 anos. Esse cenário, ladeado ao das 18 cidades não elegeram nenhuma mulher para fazer parte dos seus parlamentos, traz à tona aquilo que venho tratando com preocupação há anos, que é a necessidade das mulheres ocuparem mais espaço de poder em condições igualitárias de disputa e da necessidade que legislação que tramita no Congresso Nacional sobre a reserva de vagas nos parlamentos para mulheres, seja aprovada”, defende a deputada estadual Janaina Riva (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a única mulher no parlamento há duas legislaturas.

Segundo a parlamentar, mais mulheres na política é uma questão de igualdade, e a igualdade pressupõe pluralidade. Para ela, a legislação que obriga a cota partidária de mínimo de 30% é fictícia e ineficiente, uma vez que dificilmente as mulheres concorrem em pé de igualdade com os homens por uma série de fatores que vão desde dificuldade financeiras, até pela questão estrutural familiar e a maternidade, este último fator pesa muito, segunda a parlamentar.

Leia Também:  Bolsonaro volta a MT para encontro com o AGRO

“Dificilmente uma mulher vai deixar filhos em casa para encarar uma campanha e não é por que elas não querem isso, mas muitas vezes por não ter o apoio familiar ou mesmo uma estrutura segura para fazer sua campanha com tranquilidade, a maternidade pesa muito e eu posso falar com propriedade. Isso já nos coloca em desvantagem. Fora isso, muitas ainda enfrentam machismo, preconceito, descrédito e até dificuldade financeira, por isso sou a favor não de obrigá-las a se candidatar, mas garantir para elas um percentual mínimo de vagas nos parlamentos, acho que isso sim seria eficiente”, explica.

Janaina, que nas últimas eleições foi a deputada mais votada de Mato Grosso, comemorou o fato da Câmara de Cuiabá voltar a ter representantes femininas na próxima legislatura e diz que o município de Dom Aquino surpreendeu ao eleger 70% do parlamento mulheres (seis de um total de 9 vereadores), porém, lembra que em cidades polo como Barra do Garças, por exemplo, nenhuma mulher irá compor a próxima legislatura.

Leia Também:  Fávaro gasta mais de meio milhão só com voos comerciais

“Se por um lado Dom Aquino superou expectativas ao eleger seis mulheres para próxima legislatura, Barra do Garças, que é um município polo, não elegeu nenhuma e assim como Barra, mais 17 cidades também não. Juara, que é a minha cidade, elegeu 3 vereadoras e isso me deixou feliz. Mas sigo na missão de incentivar mais mulheres na política. O meu partido, o MDB tem um trabalho muito forte sobre a inserção de mulheres na política. Quem sabe em 2022 tenhamos mais deputadas no parlamento? Vamos trabalhar por isso”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Publicados

em

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, parceiros e instituições lançaram, nesta sexta-feira (14), a Campanha do Agasalho 2024 “Aqueça um coração”. O objetivo é coletar o maior número possível de mantas, cobertores, agasalhos, roupas e afins, para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes cadastradas nos serviços do Centro de Referência de Assistência Social.

Demais empresas e instituições que quiserem ser um ponto de coleta podem manifestar o interesse na secretaria pelos telefones (65) 3549-8333 ou (65) 3549-8380.

“Para participar da campanha, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social e Habitação para adquirir uma caixa, que estamos disponibilizando para a coleta das roupas. Igual ao ano passado, lançamos a campanha antes do inverno para quando realmente o frio bater em nossa porta, a gente possa estar mais preparada para ajudar as pessoas que mais precisam”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Os vários pontos de coleta são uma estratégia para facilitar o acesso das doações a quem tiver condições de disponibilizar peças de proteção ao frio.

Leia Também:  Botelho pede reflexão sobre escalada de feminicídios em MT

Confira os pontos de coleta:

Prefeitura de Lucas do Rio Verde – Av. América do Sul, 2500 S – bairro Parque dos Buritis
Cras Território I – Av. Bahia, 908-1004 – bairro Jardim das Palmeiras
Cras Território II – Rua João Goulart, n° 3.470-S, Quadra 33, Lote 26, Setor 42, bairro Jaime Seiti Fujii
Acilve – Av. São Paulo, 199 – Cidade Nova
CDL – Av. Pará, 434s – Alvorada
Câmara de Vereadores – Av. Pará, 359 – Cidade Nova
OAB Lucas do Rio Verde – R. Corbelia, 1835 – Jardim das Palmeiras
Senai – Rua Umuarama, 675 S, quadra 88, lote 01C
Corpo de Bombeiros – MT 449, 2 – Tessele Junior
Guarda Municipal – R. Sarandi, n°2201E – Rio Verde
Seciteci – Avenida Santa Catarina, nº 61 e – Cidade Nova
BDR – Av. Rio Grande do Sul, 1338 – Menino Deus
Sicredi – Av. Brasil, 199S
Sicoob – Av. Brasil, 459S
Unilasalle – Av. Universitária, 1000 W – Parque das Emas
Loja Oba Oba Center – Av. Mato Grosso, 1597 – Cidade Nova
Loja Globo Magazine – Av. Mato Grosso, 1397 – Cidade Nova
Posto Ciriema – Rodovia BR-163 Km 173 s/n Industrial
Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher – Av. Pará, 219-e – Cidade Nova

Leia Também:  Projeto de Medeiros dá fim a crédito rural a invasores de terra

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA