MAIS DOIS SECRETÁRIOS
Abílio confirma marido de Michelly e suplente de vereador
Com mais duas confirmações, o prefeito eleito pelo PL na capital de Mato Grosso já chega a 15 nomes confirmados no staff
POLÍTICA
O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) anunciou nas redes sociais, no fim de semana, mais dois nomes que irão compor o novo secretariado no início do mandato dele, em Cuiabá. Ao todo, 15 nomes já foram escolhidos.
As confirmações já eram nomes ventilados, não houve nenhuma grande surpresa. Trata-se de Jefferson Neves, na Secretaria de Esportes e Lazer, atendendo aos apelos públicos da vereadora e sua esposa, Michelly Alencar (UB), e Andrico Xavier, na chefia da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade.
Jefferson, que coordena equipe de transição de Abilio, é graduado em Educação Física, com pós-graduação em Treinamento Desportivo. Ele integra a Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e recentemente chefiou a pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Governo Mauro Mendes (UB).
Suplente de vereador, o outro oficializado é Andrico Xavier que assume uma pasta voltada à elaboração de políticas inclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs). Ele é graduado em Letras Libras, e atualmente é mestrando em Linguística. O futuro secretário é colaborador da Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso.
Confira a lista com os 15 nomes já anunciados:
- Secretaria de Segurança Pública – Coronel da PM Francyanne Siqueira Chaves Lacerda
- Secretaria de Orçamento Público – Marcelo Bussiki
- Secretaria de Fiscalização e Ordem Pública – Delegada Juliana Palhares
- Secretaria de Turismo – Fernando Medeiros
- Secretaria de Serviços Urbanos – Reginaldo Teixeira
- Secretaria da Mulher – Tenente-coronel Hadassah Suzannah
- Secretaria Municipal de Assistência Social – Tenente-coronel Vânia Rosa
- Secretaria Municipal de Cultura – Johnny Everson
- Secretaria Municipal de Saúde – Lúcia Helena Barboza Sampaio
- Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – José Afonso Botura Portocarrero
- Secretaria Municipal de Comunicação – Ana Karla Costa
- Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil – Coronel do Corpo de Bombeiros Alessandro Borges Ferreira
- Secretaria de Tecnologia e Inovação – Fellipe Côrrea
- Secretaria de Esportes e Lazer – Jefferson Neves
- Secretaria de Inclusão e Acessibilidade – Andrico Xavier
POLÍTICA
Abílio anuncia fim da distribuição de marmitas a moradores de rua
O gestor vai orientar entidades religiosas e associações que acolhem estas pessoas para que também tomem a mesma atitude
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta sexta-feira (17) que irá acabar com a entrega de marmitas a pessoas em situação de rua na capital e irá proibir que instituições e voluntários façam doações de alimentos para a mesma finalidade.
A medida deve começar a valer em dois meses com o fim do contrato com uma empresa que fornece as marmitas. A contratação havia sido firmada na gestão anterior, do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
O gestor vai orientar entidades religiosas e associações para, quando acolherem estas pessoas, a direcionarem estes indivíduos a um local específico que está sendo estruturado, mas sempre com a disposição de não incentivar que sigam nas ruas.
“A gente vai estabelecer um local de refeição, o restaurante popular, o restaurante lá do Centro de Apoio que nós vamos desenvolver”, explicou Abilio, detalhando que o espaço em questão terá assistente social e profissionais de saúde, inclusive para encaminhamento de exames.
Brunini, que também falou em auxiliar que essas pessoas consigam ter meios de retornar à cidade de origem, argumentou ainda que as pequenas comunidades de moradores de rua existentes na área central e em outras regiões acabam permitindo que várias práticas ilícitas progridam.
“Tem pessoas facilitando a situação para que elas permaneçam aqui. Nós encontramos ali até produtos como relógios e outros utensílios. Como você vai saber qual é a forma que essas pessoas estão conseguindo captar os recursos delas para poder consumir as drogas?”, pontuou, citando que instalará câmeras em locais estratégicos para identificar traficantes que abastecem as ‘cracolândias’.
A opinião e ação do prefeito, entretanto, está longe de ter apoio maciço. O desembargador do Tribunal de Justiça Orlando Perri foi junto de Abílio em uma visita ao ponto de ocupação próximo à Rodoviária de Cuiabá e o Beco do Candeeiro, no Centro Histórico.
O magistrado comentou à imprensa, contudo, que é contra a ideia de não distribuir alimentos. “Lamentavelmente, eu discordo do prefeito. Não é por esta via, cortando a alimentação desse povo, que nós vamos tirá-lo desse território. Absolutamente (…) Nós não vamos conseguir êxito de tirar essas pessoas daqui suprimindo as necessidades delas (…) Não pense que nós vamos conseguir tirá-los desse modo. A motivação para tirá-los da situação de rua tem que ser outra, e não compulsoriamente (…) Não podemos continuar trabalhando nos efeitos do problema. Nós temos que atacar as causas das drogas”, opinou.
-
ESPIA AÍ5 dias atrás
Abílio quer auditoria no Rotativo e fala em escândalo no Aquário
-
ESPIA AÍ3 dias atrás
Consórcio cita BRT atrasado por alterações, erros e briga política
-
POLÍTICA3 dias atrás
Janaína adia data, mas reitera que MDB espera filiações de ‘medalhões’
-
ESPIA AÍ2 dias atrás
PL de MT vive ‘inflação’ de pré-candidatos a federal para 2026